2 Métodos Práticos e Fáceis de Costura para Reformar seu Sofá Velho ou Rasgados com Tecido

Removendo o estofado antigo
1
Encontre o sofá certo. Acredite ou não, a maioria dos móveis é projetada para ser reformada, assim como os carros são projetados para serem modificados. Só porque o tecido de um sofá velho já viu dias melhores, não significa que o sofá precisa ser mandado para a pilha de lixo. O lixo de um é o luxo de outro.

2
Escolha um sofá que se encaixe no seu gosto. No mínimo, procure por um móvel cujo estilo possa ser adaptado para algo agradável quando ele estiver pronto.


3
Tire fotos do sofá antes do processo. Fotografe a aparência do sofá antes de desmontá-lo, especialmente durante o processo de “destruição”. Tire fotos de dentro e de fora, da frente e da parte de trás, e faça um close das áreas que possam ser difíceis.
Os sofás não são como máquinas complicadas, mas esse tipo de projeto pode ser demorado. Por isso, é uma boa ideia ter uma “memória fotográfica” para usar como referência. Você nunca sabe quando vai precisar voltar e verificar como o sofá era antes de o tecido ser rasgado.

4
Com cuidado, desmonte o sofá na seguinte ordem. Ao remover o tecido dele, tome cuidado para não danificar a capa velha ou outras partes que serão necessárias mais tarde, como o enchimento. Em seguida, retire o tecido na ordem a seguir:
Com o sofá de cabeça para baixo ou de costas, tire a capa e todo o tecido da parte de baixo.
Levante o sofá e tire a parte externa traseira, a parte externa dos braços, o encosto, a parte interna dos braços e o assento.
Se a capa velha ainda servir, você pode usá-la como molde para cortar o novo tecido. Deixe-a por perto até terminar o sofá para usá-la como referência quando necessário.

5
Inspecione as almofadas para ver se o enchimento está comprometido. Veja se vai ser preciso substituir algum material do enchimento depois de desmontar o sofá. Se esse for o caso, compre uma espuma de alta qualidade (D33 a D45) que durará vários anos, pois a espuma barata se quebra facilmente.
Espumas de alta qualidade podem ficar bem caras rápido (o custo é associado ao do petróleo, matéria-prima delas), mas não economize, ou o sofá ficará bonito, porém fundo e desconfortável.

Método 2
Montando o novo estofado
1
Para criar e montar a nova capa, você pode consultar a “memória fotográfica” reunida antes do sofá ser desmontado ou pedir conselhos a alguém mais experiente.


2
Corte o tecido. Encontre uma grande área plana (uma mesa grande ou o chão) para desenrolar e cortar o material. Use a capa antiga como molde para cortar. Coloque as peças dela sobre o novo tecido, arrumando-as conforme a necessidade para economizar material.
Nas bordas costuradas, corte a 1,5 cm da costura antiga.
Nas bordas grampeadas, acrescente de 5 a 7,5 cm, que serão usados para puxar a capa de tecido por cima do sofá.

3
Costure o tecido. As máquinas de costura mais antigas, metálicas e para tecidos pesados funcionam melhor e aguentam mais do que as novas máquinas de plástico leves. Costure ao longo das bordas com acabamento usando um pé calcador para zíper. Utilize uma linha resistente e uma agulha grossa para costurar o tecido. Deixe uma margem de segurança de 1,5 cm.

4
Obtenha um grampeador manual para prender o novo tecido ao sofá. Se não tiver um, compre um de boa qualidade e comece o trabalho.

5
Comece a prender o novo material de dentro para fora. Primeiro, prenda o assento; depois, a parte de dentro dos braços e o encosto, nessa ordem. Seja qual for a maneira escolhida para prender o tecido, puxe-o bem ao prendê-lo. Caso contrário, ele vai esticar com o tempo.
Depois de prender o interior, monte e costure as almofadas. Se elas forem um pouco grandes ou pequenas demais, você pode ajustar o tamanho da área onde elas vão ficar soltando ou apertando a parte inferior interna dos braços e o assento. Em seguida, prenda a parte externa dos braços e a parte externa traseira.

Loading...

6
Orgulhe-se de seu feito quando o sofá estiver pronto. Talvez o mais importante seja exibi-lo.

Dicas
Use um tecido grosso. Os sofás são para sentar, pular, derramar coisas, esfregar, mover, dormir etc. Compre um tecido grosso e durável.
Faça tudo certo de uma vez só. Vale a pena gastar um pouco mais de dinheiro em bons materiais.
É normal que parte do processo envolva fazer novas almofadas. Se estiver comprando móveis para reformar, uma boa regra geral é encontrar mobílias que não exijam um novo enchimento. A espuma e outros materiais de enchimento podem ser bem caros e tornar seu projeto inviável em termos de custo-benefício.
Encontre tecidos em liquidação.


Para a madeira: madeiras maciças podem ser envernizadas novamente para ficarem mais escuras, mais claras ou diferentes. Caso pretenda dar um novo acabamento à madeira, tire o estofado e o máximo possível dos outros materiais antes de aplicar o produto.
Se precisar costurar, talvez seja melhor esperar para fazer isso no último minuto, para o caso de algum dos seguintes aspectos precisar ser alterado: o tecido, a espessura das almofadas, as cores, o verniz da madeira etc. Se você mesmo for costurar, use as almofadas velhas como moldes, já que elas foram feitas para caber no sofá.
Os móveis são únicos, e até os tapeceiros profissionais aprenderam na prática. Algumas coisas você só consegue aprender e acertar errando algumas vezes, e infelizmente, é comum que os sofás se encaixem nessa categoria.
Tente encontrar móveis que não exijam muita costura da sua parte.

Avisos
Os móveis mais velhos e as antiguidades podem ter uma espuma extremamente inflamável ou que queima a uma temperatura muito alta.

Fonte: pt.wikihow.com


Loading...