22 Dicas Para Começar Certo no Patchwork – Tudo Que Você Precisa Saber


Nós amamos trabalhos em patchwork, e tenho certeza que você também! Hoje vamos dar dicas detalhadas dos principais materiais e ferramentas para começar a trabalhar com este maravilhoso artesanato. Você também terá acesso a passo a passos sensacionais e várias inspirações de peças produzidas com esta técnica que faz o maior sucesso! Ficou curioso? Então vem com gente!

Saiba Mais Sobre o Patchwork
Patchwork é uma técnica na qual é feita a junção de recortes de tecido formando figuras geométricas. Os recortes podem ser simétricos ou assimétricos, como é o caso do patchwork desestruturado.

A técnica convencional é feita com o auxílio da máquina de costura. Mas esse trabalho também pode ser ser feito com cola, quando a intenção é aplicar recortes de tecido em superfícies como paredes, e caixas de MDF. Ou seja, também tem se difundido como técnica decorativa.

O Patchwork pode envolver a sobreposição de três camadas:

o tampo – que são os retalhos costurados uns aos outros;o enchimento – que é o material usado para dar volume ao trabalho;o forro – tecido usado para dar um melhor acabamento.
Essas três camadas sobrepostas são unidas por pespontos, chamados de quilt, que são desenhos contínuos feitos à máquina. O quilt pode ser em formato de arabescos, corações, e muitos outros. Essa técnica deixa o trabalho ainda mais bonito e valorizado.

Depois da peça pronta, além do quilt também podemos identificar:

dicas-para-patchwork-artesanato-tecido2

Bloco do Patchwork – É a junção dos recortes de tecidos em novos padrões. Os blocos podem ser identificados mesmo em uma peça pronta, basta um pouco de olhar apurado e treino.

Apliques – São tecidos aplicados sobre o tecido base. O aplique pode ser de desenhos variados, como de bonequinha, flores, borboletas etc.

Materiais e Ferramentas
Listamos as principais ferramentas e materiais utilizados na confecção de trabalhos em patchwork, tanto para quem já costura quanto para quem vai começar do zero. Confira essas incríveis dicas…

Kit básico
dicas-para-patchwork-artesanato-tecido3
artesdasilvana.blogspot.com
Se você já é costureira, provavelmente só vai precisar do kit básico, composto por:

base de corterégua para patchworkcortador circular para tecido
Veja abaixo a lista de materiais completa com algumas orientações de compra de material.

Outros Utensílios e Ferramentas de Trabalho
Primeiramente vamos falar dos principais utensílios e ferramentas utilizados em trabalhos de patchwork. Mesmo a lista sendo grande, não quer dizer que você precisa adquirir tudo de uma só vez, você pode ir montando seu ateliê aos poucos, comprando as ferramentas e materiais de acordo com a necessidade. Mas, em contrapartida, há aqueles utensílios que não podem faltar de jeito nenhum, como a máquina de costura, alfinetes, tesoura e o kit básico para patch.

1) Base de corte – A base de corte é utilizada para apoiar e cortar o tecido. Ela vem com marcações em centímetros e polegadas, na vertical e na horizontal. A base para corte protege seus móveis e garante vida longa às lâminas do cortador. Você pode comprar uma base de corte de corte de boa qualidade, e que seja média ou grande. A de 45 cm x 60 cm é uma boa opção.

2) Cortador circular ou rotary cutter – Serve para cortar simultaneamente várias camadas de tecidos, de forma rápida e precisa. Dê preferência a um cortador com lâmina de 45 mm, que é a mais indicada para o corte de tecidos sobrepostos. Deve-se tomar muito cuidado ao manusear essa ferramenta, já que lâmina é bastante afiada.

3) Refil para cortador circular – Quando a lâmina estiver desgastada, compre um refil e faça a substituição. Assim você não precisa comprar outro cortador.

dicas-para-patchwork-artesanato-tecido4
produto.mercadolivre.com.br
4) Régua de medida ou rotary ruler – Essas réguas possuem marcações de medidas e ângulos (30º, 45º e 60º), e são utilizadas junto com o cortador circular. Dessa forma, podemos dizer que esse é um item indispensável. No mercado há uma grande variedade de réguas, todas visam facilitar a confecção de blocos de patchwork. Para você que ainda não tem uma régua retangular, a de 30 cm x 15 cm é excelente para vários tipos de artesanato.

5) Alfinetes – Costureira que se preze não vive sem eles! Alfinetes curtos, da ponta colorida, são ideais para as costuras à máquina, em acabamentos e colocação de zíper. Para os outros trabalhos em patchwork, você pode usar alfinetes longos, extra longos e de segurança, pois são mais eficientes para prender várias camadas de manta.

Aqueles que têm uma bolinha ou florzinha colorida na ponta proporcionam uma melhor visualização no momento da confecção da peça. Vai uma dica: escolha alfinetes de boa qualidade, pois esses não enferrujam e não mancham as peças; e por terem a ponta mais afiada, não repuxam os fios do tecido.

6) Alfineteiro – O alfineteiro é um acessório que serve para guardar e organizar os alfinetes. Ele pode ser de vários jeitos, mas os mais utilizados são os imantados e aqueles em tecido ou feltro, ambos preenchidos com enchimento.

dicas-para-patchwork-artesanato-tecido5
ro-aguiar.blogspot.com
7) Lápis 6B ou giz de alfaiate – O lápis ou o giz são muito utilizados para realizar marcações que orientam o corte.

8) Tesoura – A tesoura de costura será utilizada para cortar linhas e moldes. É interessante que você tenha ainda uma tesourinha de precisão, indicada para fazer acabamentos decorativos.

9) Ferro de passar – Pode ser algum que já tenha em casa. Se for comprar, pode ser um simples.

10) Máquina de costura – Ter uma máquina de costura é indispensável a quem deseja trabalhar com o patch. Mas logo vem a dúvida: “qual máquina eu devo comprar”? Mas a resposta é que só você saberá qual a melhor opção para você. Para escolher a sua máquina de costura, vale pesquisar preços e funcionalidades. Ou seja, leve em consideração o que você precisa em uma máquina e o também o que é dispensável. Ou seja, a pessoa deve se identificar com a máquina. Caso a intenção seja trabalhar com quilts, procure uma máquina específica para isso.

Quer saber mais dicas de como escolher a sua máquina de costura? Então baixe agora mesmo o Guia Gratuito com 42 Dicas, Técnicas e Segredos de Costura Para Iniciantes ou Experientes.

maquina de costuradicas-para-patchwork-artesanato-tecido6
https://br.pinterest.com/pin/526006431450590008/
11) Fita métrica – A fita métrica é muito utilizada no patchwork, para medir tecidos e moldes.

12) Abridor de casas ou descoseador (seam ripper) – Esse acessório serve para abrir casas e desmanchar pontos.

Materiais Básicos Para Patchwork
11) Tecidos – Para garantir a qualidade das peças, a sugestão é utilizar tecidos 100% algodão, encontrados nas versões: liso, temático, com estampas pequenas ou grandes. Em relação à largura, os tecidos nacionais têm 1,40 m ou 1,50 m, e os importados, 1,10 m. É indicado que todos os tecidos sejam lavados antes de serem utilizados em seus trabalhos artesanais.

dicas-para-patchwork-artesanato-tecido7
www.superziper.com
12) Linhas – As linhas podem ser de algodão ou poliéster. Se a intenção é destacar o quilt, utilize uma linha que gere contraste com o tecido.

13) Mantas – As mantas são enchimentos que ficam no meio do quilt e preenchem o acolchoado. A manta mais utilizada para peças menores é a acrílica, que possui diversas espessuras para a produção dos mais diversos trabalhos, como jogos americanos e caminhos de mesa. Para peças maiores, a manta de algodão é muito utilizada.

Aprendizado é Tudo!
Para começar a trabalhar com patchwork é preciso investir algumas horas para aprender todas as técnicas, desde colocar a agulha na máquina, preparar o tecido, aprender a usar gabaritos, até a fase do corte e montagem das peças. Para isso, vale tudo: assistir vídeos, adquirir cursos on line e pedir dicas a pessoas com mais experiência do que você. Você pode ainda ler sobre o assunto e participar de feiras de artesanato e bazares.

dicas-para-patchwork-artesanato-tecido8

Nós indicamos de olhos fechados o Curso de Paisagens em Patchwork e Quilt, que é uma ótima maneira de aprender. Esse curso é indicado tanto para quem está começando, quanto para quem já domina a produção de peças em patchwork. Com esta técnica você poderá criar bolsas, quadros decorativos, necessaires, e muito mais!

Passo a Passo – Jogo Americano de Abóbora
dicas-para-patchwork-artesanato-tecido9

Já publicamos aqui na nossa página um post sensacional com várias ideias de passo a passos. Nesse post você pode aprender como se faz um jogo americano de abóbora, uma parede decorada com tecido, como renovar uma bolsa com aplicações em patchwork, e uma técnica incrível e diferenciada: o patchwork desestruturado. Saiba mais sobre esses trabalhos, leia o post Patchwork Passo a Passo – 5 Ideias Para Fazer Hoje Mesmo e aprenda técnicas incríveis!

Para aprender a fazer o trabalho mostrado na foto acima, assista o seguinte vídeo:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=ine3bmFWgF0[/youtube]

5 Ideias de Trabalhos em Patchwork Para Você se Inspirar
O patchwork permite a criação de uma enorme variedade de peças, tais como colchas, trilhos de mesa, enxoval para bebês, cama para cães, manta para sofá, capa de almofada, necessaire, jogo americano, bolsas, kit para banheiro, porta recados, saquinho para lembrancinhas e muito mais! Veja 5 ideias para que você possa se inspirar:

1) Sacolinha

dicas-para-patchwork-artesanato-tecido10
https://br.pinterest.com/pin/120893571219403338/
As sacolinhas em patch ficam lindas e são ideais para serem oferecidas como lembrancinha em diversas ocasiões. Além disso, elas podem ser usadas para organizar itens como: kit higiene, roupas íntimas e pijamas.

2) Kit berço

dicas-para-patchwork-artesanato-tecido11
https://br.pinterest.com/pin/574912708659091844/
Olha só que coisa mais linda: kit para bebê em tons de rosa e azul. Saiba que o mercado para produtos infantis em patchwork está super em alta, por isso que esses tipos de peças são lucrativas e fáceis de vender.

3) Jogo americano

dicas-para-patchwork-artesanato-tecido12
https://br.pinterest.com/pin/55028426670666936/
Para algumas artesãs, os jogos americanos são os carros-chefe. Ou seja, é o item de maior saída. Agora que você já sabe dessa informação, vale apostar na produção e venda desse tipo de peça que faz tanto sucesso!

4) Cesta

dicas-para-patchwork-artesanato-tecido13
https://br.pinterest.com/pin/417568196673651263/
Essa linda cesta tem várias utilidades, e é ideal para a mamãe carregar as coisinhas do bebê. É também uma boa ideia para carregar objetos diversos durante passeios.

5) Porta documentos

dicas-para-patchwork-artesanato-tecido14
https://br.pinterest.com/pin/263460646924508258/
Fazer porta documentos é uma forma inteligente de reaproveitar sobras de tecidos, já que os recortes necessários para a fabricação desta peça são bem pequenos. Além de linda, essa é uma peça muito útil no dia a dia, que pode ser usada até mesmo para presentear.

Depois dessas dicas, tenho certeza você ficou ainda mais inspirado para começar a trabalhar ou mesmo para aprender mais sobre esta maravilhosa arte em tecido. Então faça assim, se você gostou desse artigo, deixe um recadinho pra gente, vamos ficar muito felizes em saber que tem mais pessoas que, assim como a agente, acredita que o mundo com artesanato pode ser ainda melhor e mais bonito.
Fonte: revistaartesanato.com.br