23 Maneiras Extremamente Criativas de Reaproveitar Coisas Antigas


Uma das coisas que temos que fazer para viver melhor é reduzir o impacto de nossa sociedade consumista sobre o meio ambiente. Para tal, é preciso reduzir a quantidade de lixo que jogamos fora.

Além da adoção da separação do lixo, tem outras coisas que podem ser feitas. Uma delas é reaproveitar aquilo que de outra forma iríamos descartar, buscando uma nova utilidade para as coisas.

A reciclagem é o reaproveitamento de algo para a mesma função, como o uso de vidro de garrafas para fazer garrafas de vidro. A proposta aqui é encontrar uma nova função para um objeto que normalmente já viu o fim de sua vida útil.

1. Escada vira estante de livros

reaproveitar-coisas-antigas
Por que não transformar uma escada antiga, destas que tem duas pernas, em uma estante de livros? Coloque quatro “mãos francesas” em um canto da casa, de forma a apoiar a escada e os livros, como na foto.
2. Bicicleta vira suporte para pia

reaproveitar-coisas-antigas2
Você já não anda mais de bicicleta e não consegue se desfazer dela? Adapte um balcão de madeira sobre o banco, e coloque uma elegante pia sobre o balcão, e pronto, a sua bicicleta vai ficar contigo, só que no banheiro.
3. Cadeira vira estante ou armário

reaproveitar-coisas-antigas3


Esta não é exatamente uma ideia de reciclagem, mas uma ideia para dar dupla função a um objeto. Enquanto suas cadeiras de abrir não estão em uso, podem ficar penduradas na parede, e até mesmo servir como uma estante temporária ou um cabideiro. Tudo que você precisa é de um furo na cadeira (ou nem isto) e de um gancho na parede.
4. Bob Marley vira suporte para fios

reaproveitar-coisas-antigas4
Se o Bob Marley por algum motivo cair em desgraça na sua casa, sempre dá para dar uma ocupação para ele, como segurar fios e cabos, à guisa de peruca. Você só vai precisar de um prego ou parafuso e… do Bob Marley.
5. Velhos CDs viram uma banheira de passarinhos

reaproveitar-coisas-antigas5 reaproveitar-coisas-antigas6 reaproveitar-coisas-antigas7

Se você já tem uma piscina ou banheira para aves, pode dar um toque brilhante nela usando cola e velhos CDs e DVDs. Corte os CDs usando uma tesoura (faça com cuidado), e depois é só ir colando. Uma camada de verniz brilhante (a ideia original sugere Krylon Crystal Clear Gloss em spray) ajuda a proteger as partes brilhantes do CD.
6. Colheres de plástico viram luminária

reaproveitar-coisas-antigas8 reaproveitar-coisas-antigas9
Este projeto pede cuidado, já que é feito com plástico. Use lâmpadas de baixa potência e que aqueçam pouco. Corte fora os cabos das colheres de plástico e use cola quente para colá-las sobre a superfície de uma garrafa plástica sem o fundo. O fio da lâmpada passa por um furo na tampa da garrafa plástica e um “colar” de colheres difarça este arranjo.
7. O piano vira estante de livros

reaproveitar-coisas-antigas10
Você vai precisar retirar os pés do piano e colocar várias “mãos francesas” na parede, mas o resultado vai ser um piano que toca erudição para sua sala.
8. Pneu vira otomana

reaproveitar-coisas-antigas11 reaproveitar-coisas-antigas12 reaproveitar-coisas-antigas13
Você vai precisar de duas tábuas cortadas em círculo, corda, e parafusos. Use os parafusos para prender as tábuas dos dois lados do pneu e cubra o conjunto com a corda, fixando com cola quente e cola de madeira.
9. Raladores viram luminária

reaproveitar-coisas-antigas14
Não há muito segredo. O suporte de madeira é o que vai mais dar trabalho, para o circuito elétrico e para apoiar os raladores com a lâmpada no seu interior.
10. Raquetes viram espelhos

reaproveitar-coisas-antigas15
Leve a raquete a um vidraceiro e peça para cortar um espelho no formato do “olho”. Adesivo para unha pode ser usado para colar os espelhos nos fios da raquete, e, depois de secar, é só pendurar.
11. Engrenagens de bicicleta viram uma luminária

reaproveitar-coisas-antigas16 reaproveitar-coisas-antigas16


Um passeio em uma oficina de bicicletas e uma conversa com o dono depois, você pode conseguir as peças para fazer esta luminária. Você vai precisar do auxílio de alguém que tenha talento com soldas para aproveitar esta ideia.
12. Rastelo vira suporte para taças

reaproveitar-coisas-antigas18
Esta ideia é tão simples e fácil que não precisa instruções, basta olhar a imagem.
13. Outra maneira de transformar escada em estante

reaproveitar-coisas-antigas19
Em vez de fazer a acrobacia de prender a escada em um canto da parede, que tal usar a escada de outra forma?

19. Violão vira estante

reaproveitar-coisas-antigas25
Este é um trabalho para quem tem alguns dotes de marceneiro. É preciso tirar o tampo do violão, colocar algumas prateleiras e guardar porta-retratos e outras coisinhas miúdas.

20. Funil vira castiçal

reaproveitar-coisas-antigas26
É só virar o funil de cabeça para baixo.
21. Garfo vira cabide para casaco

reaproveitar-coisas-antigas27
Não serve para quem tem estes garfos modernos, supermoles. Você vai precisar furar o garfo e usar um alicate para fazer as curvas e desenhos.
22. Mala antiga vira cadeira

reaproveitar-coisas-antigas29 reaproveitar-coisas-antigas28
Você vai precisar comprar os pés com parafusos, mas é relativamente simples de fazer este projeto. As imagens dizem tudo.
23. Piano vira cascata

reaproveitar-coisas-antigas30
Se você está pensando em fazer uma fonte com cascata e tem um piano velho esperando ser transformado em outra coisa, esta é uma ideia. O piano pode funcionar também como floreira.

Fonte: hypescience.com