29 Dicas de Acabamento em Costura Que Você Tem de Saber

Acabamentos para Costuras


Essas dicas vão principalmente para aquelas que gostam de costurar roupas, sejam para elas, para os maridões, namorados ou filhos e filhas. E também para aquelas que ainda não aprenderam, mas que estão no caminho.
Geralmente as costuras internas das peças de roupa são finalizadas com o overloque, evitando assim que o tecido desfie. Mas para quem não tem overloque, existem outras maneiras de fazer esses acabamentos.

Antes de mais nada, precisamos pensar em três fatores antes de definir o acabamento que será feito nas costuras internas:
Qual é o tipo do tecido? Ele desfia muito? Ou não desfia?
A peça será muito usada? Como será lavada? Na máquina, à mão? Se a peça será muito usada e lavada à máquina, precisará de costuras mais reforçadas, mas se for uma peça pouco usada ou lavada à mão, pode ter acabamentos internos mais simples.
As costuras serão aparentes? Se a peça for forrada não precisa de acabamentos, mas se não houver forro precisa de boas costuras nas bordas internas.

tecnicas-acabamento-costura

1. PICOTAR: Com a tesoura de picotar (a de zigzag) corte a beirada do tecido. Se o tecido for rígido e leve dá pra cortar as duas beiradas juntas. Nos outros casos, cortar uma beirada de cada vez. Lembrar de abrir as costuras com o ferro.

tecnicas-acabamento-costura2
2. COSTURAR E PICOTAR: A 6mm da borda da margem de costura, costure uma pequena fileira de pontos pequenos e em seguida apare com a tesoura de picotar. Esse acabamento é para quem quiser um efeito picotado, diminuindo a chance de desfiados.

tecnicas-acabamento-costura3

3. VIRAR E COSTURAR: Vire a borda da margem de costura 3mm para baixo e passe. Costure ao longo da borda da dobra. Para tecidos difíceis ou bordas curvas essa dobra pode aumentar para até 6mm, para facilitar o trabalho. Esse tipo de acabamento é indicado para tecidos leves e de peso médio, como um casaco curto sem forro, por exemplo.

tecnicas-acabamento-costura4

4. CHULEAR À MÃO: Com a linha simples, dê pontos de chuleio nas bordas da margem de costura, com mais ou menos 3mm de profundidade e espaçamento de 6mm. Não estique muito a linha. Esse acabamento é indicado quando o acabamento à máquina for inviável ou quando for mais indicado o chuleio manual. Bordas de lenço geralmente usam este acabamento.

tecnicas-acabamento-costura5


5. ACABAMENTO EM ZIGZAG: Para esse acabamento, regule o ponto da sua máquina a um comprimento reduzido (cerca de 1,5mm). Costure rente à borda da margem de costura, sem sobrepô-la. Esse é um acabamento rápido e eficiente e pode ser usado também em malhas, desde que aplicado com cuidado, sem esticar, para evitar ondulações.

tecnicas-acabamento-costura6

6. CHULEAR À MÁQUINA: Regule a máquina para o ponto de chuleio, ou invisível (composto por 4 a 6 pontos retos e 1 de zigzag). O bico do ponto de zigzag deve ficar sobre a borda do tecido. Se aplicar o ponto de chuleio, coloque o tecido para a direita da agulha. Se você usar o ponto invisível o tecido deverá ficar para a esquerda. Esse processo pode substituir o ponto zigzag normal. Você pode usar também o overloque.

tecnicas-acabamento-costura7

7. DEBRUAR COM VIÉS: Envolva a borda margem da costura com o viés dobrado (pode-se usar um viés pronto ou cortar um pedaço de tecido de forro). Costure pelo lado de cima, bem na beirada do viés, pegando também a parte inferior deste. Esse acabamento com viés é indicado para costuras de casacos não forrados.

tecnicas-acabamento-costura8

8. DEBRUAR COM TULE: Corte tiras de tule de 1,25cm de largura. Dobre-as no sentido do comprimento, deixando uma das partes um pouquinho maior que a outra. Envolva a borda da margem de costura com a tira, deixando a parte mais larga por baixo. Costure pelo lado de cima, na beirada do debrum, pegando a parte inferior também. Esse é um acabamento quase invisível e é indicado para tecidos delicados.

Dicas de Pontos a Máquina !

pontos-a-maquina-costura
pontos-a-maquina-costura

“Com uma máquina de costura moderna, você pode criar vários tipos de pontos com um simples toque no botão. Pontos práticos, produzidos por movimentos coordenados de linha e agulha, podem ser funcionais e decorativos. A figura com vários pontos mostrada acima é apenas um exemplo dos inúmeros recursos disponíveis nas máquinas atuais. Os pontos nas extremidades direita e esquerda são encontrados apenas em uma máquina especial chamada overloque.

1: PONTO DE OVERLOQUE: Esse é um ponto de overloque com três linhas, usado para dar melhor acabamento às costuras e em bordas de tecidos;

2: PONTO RETO: Bom para costuras retas. Pode ter 5cm de comprimento no caso de alinhavos;

3: PONTO DE ZIGUEZAGUE PLANO: Ponto básico usado para vários tipos de acabamentos e aplicações;

4: ZIGUEZAGUE MÚLTIPLO: Para consertos e fixação de elásticos;

5: PONTO INVISÍVEL COM ZIGUEZAGUE: Usado para bainhas cegas, acabamentos de costuras e bordas decorativas;

6: PONTO INVISÍVEL: Para fixar a bainha à peça de modo invisível;

7: PONTO ELÁSTICO: Prático ponto decorativo, usado em diversas costuras;

8: SIANINHA: Usado quase sempre para pespontar, mas também é aplicado em costuras de encaixe;

9: PONTO CASA DE ABELHA OU FRANZIDO: Para pontos em linhas elásticas e costuras decorativas;

10: PONTO DE CHULEIO: Para dar melhor acabamento às costuras e bordas de tecido, em especial aqueles que desfiam com facilidade;

11: PONTO INVERTIDO: Prático ponto decorativo, usado para costuras em tecidos e malhas;

12: PONTO DE COSTURA ABERTA: Usado para unir partes da peça de modo decorativo;

13: PONTO CRUZ: Usado para unir costuras sem fazer volume em camadas de tecido elástico;

14: PONTO PULÔVER: Fechamento elástico para malhas grossas e jérsei;

15: PONTO DE BORDADO: Ou ponto margarida, um dos vários pontos decorativos;

16: Caseado flexível para malhas e tecidos com elastano;

17: Caseado redondo;

18: Caseado horizontal;

19: Caseado vertical;

20: Ilhós;

21: PONTO DE OVERLOQUE: Ponto de overloque com quatro linhas.”

FONTE: A Bíblia da Costura
Créditos: clubinhodacostura.com

Mais 2 ótimas dicas Acabamento de Costura, em vídeo:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=RJpIjyki-5I[/youtube]

Fonte do vídeo: modaemoldes.com