4 Dicas Baratas para Reformar e Deixar sua Mesa Antiga Novinha em Folha

O do it yourself (DIY) – em português, faça você mesmo – é uma grande tendência das restaurações em casa, em especial para a reforma de móveis. O reaproveitamento de materiais, ainda mais em trabalhos feitos por você mesmo, ajuda na economia de dinheiro e, para muita gente, pode se transformar em um verdadeiro hobby.

Sabe aquela mesa antiga que está pedindo uma reforma? Ou as cadeiras de madeira que você já estava pensando em deixar de lado por que estão ficando desgastadas? É possível deixar esses objetos com uma cara completamente nova usando a criatividade. Preparamos algumas dicas baratas de como transformar móveis antigos, deixando-os novinhos em folha. Mas atenção: é preciso avaliar os procedimentos e materiais necessários para qualquer reforma de móveis com cuidado. Assim, você poderá fazer reparos mais certeiros e evitar desperdícios. Confira:



1. Revestimento
Uma técnica usual, simples e barata para dar cara nova a objetos como mesas e cadeiras é o revestimento com o chamado papel contact. Para uma mesa antiga pequena, como de centro ou escritório, o revestimento pode ser uma boa saída para que o móvel recupere uma aparência bonita. É importante lembrar que, para quem é marinheiro de primeira viagem no DIY, o mais indicado é a aplicação de adesivos em móveis com cantos retos – as chances de dar errado serão muito menores!
2. Tampo de vidro
Uma alternativa interessante para a reforma de mesas é a utilização de um tampo de vidro para colocar sobre a mesa ou substituir o tampo antigo. O tampo de vidro pode dar uma cara nova a mesas de todos os tipos: de jantar, centro, escritório… Além de ajudar na modernização do ambiente, o tampo de vidro ajuda a manter as características originais dos móveis, protege contra possíveis danos e ainda é fácil de limpar. Você pode optar por um tampo colorido ou transparente, de acordo com o tipo de mesa e efeito que deseja dar. Mas é importante lembrar: esteja sempre atento às medidas corretas da sua mesa antiga. Esse tampo de vidro quadrado, por exemplo, é ideal para compor mesas de quatro lugares.
3. Pintura
Outra opção barata para deixar móveis antigos novinhos em folha é a pintura. Objetos pintados da maneira adequada podem ganhar um visual mais moderno e atraente. Na pintura, opte por cores alegres e que combinem com a decoração do ambiente ao qual o móvel pertence. Além disso, a pintura é uma excelente opção para quem está começando no DIY. Mas vale lembrar: sempre utilize a tinta indicada para o material que você pretende pintar.



4. Pátina
Ainda seguindo a linha da pintura, a pátina é uma técnica que está em alta por conta do efeito antigo, vintage, que proporciona ao móvel – uma excelente solução para a reforma de mesas com estilo. A pátina consiste na aplicação de duas cores de tinta. Primeiro, você precisa pintar o móvel de uma cor a sua escolha e, com base nessa cor, definir outro tom para conseguir o efeito desejado. Quando a tinta pintura estiver seca, o móvel deve ser lixado para desgastar mais ou menos a pintura, de acordo com a força aplicada. A pátina bem executada exige técnica e é recomendada para quem já está mais habituado com as reformas DIY.
Fonte: vidracaria.psdovidro.com.br

Confira Alguns Modelos:

Loading...



Imagens da Internet


Loading...