Selecionamos 40 Dicas Que Você Precisa Saber para Superar as Etapas Iniciais e Futuras Quando for Costurar


Preparamos essa lista com 40 dicas incríveis que vão te ajudar a superar as etapas iniciais e futuras e usar a criatividade. Confira:

1. Use a máquina de costura para pregar os botões

Costurar botões à mão pode ser um processo trabalhoso. Se você está começando a se aventurar na costura, pode usar o auxílio de uma máquina de costura para esse passo. A máquina pode, ainda, ser configurada para pregar vários botões iguais perfeitamente, e você otimiza seu tempo, podendo se dedicar mais às etapas que forem de maior interesse.

2. Um truque para passar a linha na agulha sem complicação

Já perdeu um certo tempo na hora de costurar só para passar a linha na agulha? Pois é, esse passo, por mais simples que pareça, pode acabar demorando mais do que o necessário. A boa notícia é que existe uma solução: É só usar spray de cabelo na ponta da linha. Ela fica mais firme e você pode passar na agulha facilmente.

3. Como não perder alfinetes?

Os alfinetes são pequenos e geralmente as pessoas que costuram os perdem de vista, o que além de incômodo, pode ser perigoso também. Para evitar isso, há um procedimento simples: Você precisará de cola de contato, uma tigela e alguns imãs. Basta colar os imãs no fundo da tigela e no lado externo. Quando você colocar os alfinetes dentro, eles vão ficar concentrados no fundo ainda que você mova a tigela.

4. Dica para não perder os seus carretéis

Os carretéis são outros objetos pequenos da costura que podemos perder com facilidade. Esse problema é simples de resolver: basta utilizar aqueles separadores de dedos emborrachados usados pra pintar as unhas e deixá-los encaixados nos espaços.

5. Como costurar tecidos felpudos?

Algumas toalhas, por exemplo, são feitas de tecidos felpudos que a agulha da máquina não desliza tão bem, mas se você forrar o tecido com uma sacola plástica fica muito mais simples! Você verá como a agulha da máquina vai deslizar e você vai conseguir costurar mais rapidamente.

6. Como garantir a fixação dos botões?

Em algumas peças de roupa, o botão é um acessório indispensável. Aplicando neles um pouco de base para as unhas depois de costurá-los na roupa, as linhas que o prendem ficam mais fixas e evita que ele se solte.

7. Como acabar com furos em sua meia calça?

Mais uma vez vamos utilizar a base para as unhas como elemento do nosso truque. Assim que você notar que sua meia-calça está começando a rasgar, aplique a base, pois o tecido ficará mais rígido e resistente.

8. Como evitar desgastes nas bordas dos tecidos?

Se você estiver com pressa e sem tempo de costurar a barra de alguma peça, você pode optar por cortar as bordas com uma tesoura de corte ondulado ou zigue-zague, assim você evita aqueles fios puxados na borda do tecido.

9. Dica para não perder sua tesoura

Uma costureira de mãos cheias tem sempre uma boa tesoura em mãos. Caso você tenha problema em achar a sua de vez em quando, essa dica será bastante útil: pegue uma fita grande para pendurar a sua tesoura no pescoço através dos dedais, dessa forma você sempre saberá onde ela está.

10. Utilize carretéis maiores

Os carretéis pequenos podem ser incômodos quando se está costurando algo que vá utilizar muita linha, já que pode ser necessário trocá-los várias vezes. Nesses casos, trabalhe com carretéis maiores, se eles não couberem no pino, coloque-o em uma xícara logo abaixo do pino e prenda a linha na máquina.

Fonte: maquinasuniao.com.br
Margem da Costura Perfeita
A costura perfeita exige deixar alguns centímetros de sobra no tecido como margem de segurança ao costurarmos. Alguns moldes de costura já vêm com este recuo demarcado. Caso contrário, você poderá fazer uma margem no tecido ao traçar o molde. Para isso, junte dois lápis com um elástico ou fita adesiva e risque o tecido. A linha exterior traçada pelo lápis será a sua margem de costura perfeita, e você fará o risco somente uma vez, sem precisar tirar medidas.

Elásticos como Guias de Costura

Uma outra dica sensacional é colocar elásticos na base da sua máquina para não perder de vista os limites da costura, sem precisar riscar o tecido. Assim você irá costurar exatamente a largura que deseja sem deixar que o tecido se mova. Dessa forma, para aumentar e diminuir os limites da costura basta movimentar os elásticos pela base da máquina.

Para não perder os Carretéis

Esta é uma dica de organização! Reaproveite aqueles separadores de dedos emborrachados usados pela manicure para armazenar todos os seus carretéis. Assim, eles não ficarão jogados pela sua área de trabalho e você sempre saberá onde eles estão.

Almofada com Palha de Aço

A nossa última dica é de ouro! Ao produzir uma almofadinha para espetar agulhas e alfinetes, opte por usar como enchimento a palha de aço. Assim as suas agulhas e alfinetes ficarão sempre afiados.

Como costurar um zíper facilmente

Para costurar um zíper é preciso um pouco de prática, o que pode ser um motivo de medo para muitas costureiras iniciantes. Várias optam por utilizar alternativas em seus projetos, como botões, colchetes e até mesmo o velcro. Mas, dependendo da situação, um zíper é o único acabamento que terá o resultado desejado. Uma maneira muito fácil de costurar um zíper é unir as duas partes do tecido com uma costura linear simples, depois costurar o zíper entre ela. Feito isso, corte e abra a costura para descobrir o zíper logo abaixo.

Costure um tecido felpudo facilmente

Para costurar tecidos felpudos como o veludo, plush, microfibra e outros, a melhor dica é colocar sacola plástica sobre o tecido e iniciar a costura na máquina. Você vai ver como a agulha irá deslizar e o processo será muito mais rápido.

Como costurar sem uma máquina de costura

Quando você precisar fazer uma peça mais simples ou mesmo algo temporário para uma festa, por exemplo, que tal colar ao invés de costurar? Essa é uma excelente saída, super rápida e fácil. Basta manter as mesmas regras e estruturas de uma costura e começar a colar. Veja mais instruções sobre esta dica.

Como manter os seus botões intactos

Aplique base para unhas ou esmalte incolor sobre os botões, assim as linhas que os prendem em seus lugares irão ficar enrijecidas e mais resistentes. A partir de agora você não vai precisar costurar botões de última hora ao perceber que aquela camisa está com um botão faltando.

Como costurar um elástico rapidamente


Se por algum motivo você precisar incluir um elástico em seu projeto de costura, é necessário ter atenção. O intuito do elástico é conferir elasticidade a determinada área da roupa, sendo assim, se você fizer um ponto linear e horizontal, você irá prender o elástico, o que irá impedí-lo de esticar. Por isso, configure sua máquina de costura para o ponto zigzag, e o elástico ainda terá espaço para se movimentar.

Como impedir que um tecido fique desgastado

Para não deixar que um tecido fique com vários fios puxados e aquela aparência desgastada e corroída você pode cortar as suas bordas com uma tesoura de corte ondulado. Esta dica pode economizar o tempo de produzir uma bainha se estiver com pressa.

Como nunca mais perder sua tesoura

Pegue um pedaço grande de fita e prenda cada uma das suas pontas em um dedal da tesoura. Em seguida pendure em seu pescoço, assim ela irá te acompanhar em todos os lugares quando estiver trabalhando.

Para não perder os seus alfinetes de vista

Providencie uma tigela e cole dois imãs eu seu fundo. Depois, basta jogar todos os seus alfinetes dentro da sua tigela magnética e eles irão ficar concentrados onde os imãs foram colados. Você pode colar os imãs usando cola de contato.

Como desvirar costuras muito estreitas

Após terminar uma costura estreita, basta você ter em mãos um espetinho de churrasco pontiagudo ou outra peça com esse formato. Insira o objeto dentro da costura e a vire para o lado correto, assim como é demonstrado na imagem acima. O único cuidado que você deve ter é para não perfurar o tecido.

Como evitar furos em sua meia-calça

Assim que você perceber algum furinho em sua meia-calça, corra e aplique uma base para unhas no local ou algum outro esmalte incolor. O efeito será o mesmo dos botões, a costura irá se enrijecer e ficará mais resistente. Dessa forma sua meia-calça terá uma vida útil maior.

Como descobrir qual o lado certo do tecido

Você sabia que a grande maioria dos tecidos possui um lado de costura certo e errado?! O lado correto de um tecido geralmente é onde se encontra uma estampa ou textura. Se você se deparar com um tecido que tenha ambos os lados idênticos, escolha qual será o lado que você quer deixar à mostra e mantenha a costura de todas as partes com este lado, para não correr o risco de ter uma parte diferente que você não tenha percebido anteriormente.