50 Dicas de Costura Para Profissionais e Amadores Que Você deve Saber


DICAS ÚTEIS: AGULHAS
As agulhas que vêm de fábrica nas máquinas de costura Brother são as HAx1.

As numerações para serem usadas variam de acordo com o tipo de tecido.

Importante: sempre que trocar a agulha da máquina, desligue-a para evitar choques ou o acionamento da máquina inesperadamente!
Para que a máquina tenha um ponto perfeito utilize sempre a agulha apropriada e com a numeração referente à espessura do tecido.

As agulhas possuem variações de espessuras e esta segue de acordo com o tipo de tecido a ser costurado/bordado.

Usando a agulha correta de acordo com o tecido:

Agulhas HAx1 9 ou 10 – são as mais indicadas para tecidos finos
Agulhas Hax1 11 ou 12 – são indicadas para tecidos médios
Agulhas Hax1 14 ou 16 – são usadas para tecidos grossos
Ha 1 (ORGAN, ORANGE) ou SCHMETZ
Vale lembrar também: agulhas que não são destas especificações tendem a deixar o ponto irregular e, com o tempo de uso, não ficam corretamente encaixadas, correndo o risco de cair quando estiver costurando, pulam pontos, apresentam problemas na costura ou bordados etc.

DICAS ÚTEIS: BOBINAS
O tipo de bobina influencia na qualidade da sua costura ou bordado e por isso o ideal é a utilização da bobina correta!

Algumas bobinas já acompanham as máquinas Brother de costura e bordado.

Utilize a bobina correta em sua máquina Brother para que não tenha má formação no ponto, ponto esticado, ponto solto ou outras alterações. As indicadas são as bobinas altas.


DICAS ÚTEIS: LINHAS PARA COSTURA E LINHAS PARA BORDADO
Qual a linha correta para máquinas de costura e máquinas de bordar?

Vemos no mercado vários tipos de linhas de costura e linhas para bordar e grande parte das pessoas têm este tipo de dúvida – saber qual a linha ideal. Qual o número? Qual marca?

Bem, vamos começar do começo!

LINHAS PARA MÁQUINAS DE COSTURA

Linha para costura número: 120 – 100% Poliéster

Este tipo de linha pode ser usado na passagem da linha de cima e também na bobina.

Existem também outras variações, ficando a cargo e gosto do cliente.

A partir daí podemos encontrar linhas próprias para Quilt, nylon, metalizada, 100% algodão etc.

É necessário verificar com fabricantes de linhas seus tipos e variações.

LINHA PARA MÁQUINAS DE BORDAR

Linha para bordado à máquina: Linha de cima: 120 – 100%Poliéster

Linha para bobina: 150 – 100% Poliéster

Existem linhas especiais para bordar, tais como mais finas, para bordados mais finos; e outras mais grossas, para bordados mais grossos. Variarão de acordo com a necessidade do cliente, sempre acompanhando a espessura da agulha.

ENTRETELA PARA BORDADOS EM GERAL
As mais indicadas são aquelas que rasgam fácil e sem cola e possuem uma estabilidade para fixação do bordado.

Além deste tipo existem outros variados para bordados específicos e/ou para acabamentos nas peças, tais como entretela hidrossolúvel ou filme hidrossolúvel, entretela termocolante e outras.

Fonte: http://www.shuminoie.com.br/post/dicas-costura-berenice-xavier/

Mais Dicas:
Por fio na bobina
Se você não tem overlok, e tem uma máquina reta simples sem pontos flexíveis, basta você encher a bobina com fio, e assim, você poderá costurar em uma peça de malha sem medo. Lembrando que este tipo de costura que você for fazer, serve somente em fechamento de laterais e de barras, pois, no caso de acabamento para o tecido não desfiar, você precisaria mesmo de uma overlok.

Sabonete em vez de giz

Eu já ensinei vários passos a passo aqui no blog usando uma maneira de marcar o tecido com o giz de alfaiate, e se você não tem este giz, use sabonete. E além de servir como giz, ele ainda deixa sua peça com um cheirinho gostoso =D

Evite deixar sua tesoura cair
Sabe por que a nossa tesoura perde o corte? porque quando a deixamos cair no chão, ela se desloca, e isso faz com que ela perca o seu verdadeiro corte.

Acabou a linha de pesponto, e agora?
A linha de pesponto para quem não sabe, é geralmente uma linha mais grossa, e é usada para destacar a costura em sua peça. E quando ela acaba, o que fazer? basta passar duas linhas comuns juntas nos guias fios (da mesma cor, ok?), e bora costurar, o resultado é o mesmo!

Uma tesoura para cada coisa
Tenha uma tesoura para cada tipo de coisa. Uma só para papel, outra só para tecido, outra só para cortar as linhas… Assim, você prolonga a vida de corte delas, e evita dores de cabeça!

Alfinetes cabeça de vidro
Este tipo de alfinete é ótimo. Ele evita desfiar o tecido na hora de finca-lo. E por ele ser um pouco mais caro, te aconselho a usa-lo somente em casa… assim, o risco de perder é menor, e ninguém vai ficar pegando de você rs

Papel manilha x papel Craft
O papel manilha é um papel rosa claro, e é mais fino e frágil. Com ele você faz seus moldes, mas a durabilidade deles é bem menor. Agora, se você quer que seus moldes dure mais, use o papel craft, ele é bege e é mais resistente que o manilha, e seus moldes irão durar mais. Se quiser pode usar papel cartão também, que a resistência é maior ainda! =)

Quando devo lubrificar minha máquina?
Gente, lubrificar a nossa máquina de costura, é muito importante. E para você saber quando deve lubrifica-la, você deve observar de em quanto em quanto tempo você usa ela. Se você a usa todo dia, lubrifique-a todo dia, ou se é só de vez em quando, então lubrifique toda a vez que você for usar. Nunca se esqueça de lubrificar sua máquina, pois assim, você evita problemas, e sua costura sempre estará ok!

Por o tecido para descansar
Quando você comprar um tecido, principalmente se ele for em vários metros, coloque-o sobre uma mesa, ou estenda em algum lugar para que ele ”descanse”. O tecido após ser tesselado, é enrolado de uma maneira muito forte e rápida em um rolo… e dessa maneira fica por muito tempo… o bacana é deixa-lo descansar para ele ficar melhor no manoseio.

Molhar o Tecido
E falando dele de novo, após você deixar seu tecido descansar, molhe-o apenas com água e nada mais. Alguns tecidos ao serem molhados, encolhem, por isso, é importante molha-los para que a sua peça não seja comprometida no tamanho. E também, o tecido fica mais leve, e se ele tinha algum cheiro, não ira ter mais 🙂

Ligou a máquina? ligue o ferro!
Gente, o ferro é um grande amigão. Ele ajuda a dar os toques finais nas peças e acabamentos, e também ajuda assentar o tecido, assim fica mais fácil de trabalhar.

Para conservar sua Interlok
Para quem não sabe, a interlok também é overloque. O seu diferencial é a costura de ponto reto ao lado do ponto de overlok. E se você for usar sua Interlok como overlok POR FAVOR, tire dos guias-fios toda a linha de segurança ( desde a agulha, até o primeiro guia-fio ), porque se você usar como overlok, e a linha da interlok tiver passada, isso irá estragar a sua máquina aos poucos, e irá trazer muitos e muitos problemas a ela. (máquina de costura industrial é muito cara! Portanto, conserve-a!)

Jeito certo de vestir um vestido ou saia
Se você acabou de fazer um vestido, ou uma saia, saiba que tem um jeito certo de vesti-los para que não ocorra da costura estourar ou ceder o tecido. Basta você analisar se o seu quadril é maior que a largura de seus ombros. Se o seu quadril for mais largo, então você deve vestir por cima. Agora, se os seus ombros forem mais largos que o seu quadril, você deve vestir por baixo. (meu caso rs)

Tamanho das pences
As pences podem ser feitas do tamanho que você quiser. Mas, uma dica legal, é que pences maiores que costumam ir até a barra, dão a impressão de emagrecer o corpo, e já pences menores, dão a impressão de engordar o corpo.

Evite enrolar a fita métrica
Evite enrolar sua fita métrica, pois ela fica com ondulações, e na hora que você estiver fazendo modelagens isso atrapalha, por conta de ela ficar torta. (aconteceu comigo)

Coloque saquinhos ou uma capa em carreteis de linha de cores claras
Proteja suas linhas de cores claras! Não deixe ela em contato com o ambiente, pois, a poeira faz com que elas fiquem sujas e amareladas.

Evite colocar alfinetes em tecidos finos (Musseline, Seda…)
Esses tecidos são tão delicados, que só de olhar eles já desfiam. Evite colocar alfinetes, a não ser que sejam os alfinetes de cabeça de vidro, pois são bem fininhos e não puxam o fio do tecido. E você também pode trabalhar com o alinhavo, usando uma agulha bem fininha, e assim seu tecido vai estar mais seguro.

Tipo de corpo
Nem toda peça fica boa em certos tipos de corpo. Por exemplo, pessoas magras ou muito magras (igual eu) não é aconselhável usar roupas justas demais, pois dá a impressão de parecer magra ainda mais. E para pessoas gordinhas, não é aconselhável usar peças que sejam largas demais ou com um certo volume. Escolha sempre o modelo certo para o seu tipo de corpo!

Amigos, estas são as dicas que deixo para vocês. E assim que souber e lembrar de mais, estarei atualizando este post para vocês!!!
Fonte: http://patriadacostura.blogspot.com.br/2014/04/dicas-sobre-costura-linhas-e-materiais.html