81 Conselhos de Costura Que Você Precisa Saber Para Alavancar na Profissão


Concelhos importantes.

Tenha frascos transparentes onde possa colocar seus Botões por cores.

Use um pau onde possa enrolar seus laços por cores, será mais fácil para si e verá que ficaram sempre aromados.
Use três tipo de tesoura. 1ª para cortar moldes, 2ª para cortar tecido e 3ª para cortar linhas. Pois as tesouras tal como as facas também deixam de cortar bem se forem usadas para outro tipo de fins.

Uze réguas para medir suas balinhas e valores de costura, nada melhor do que ter a certeza de que esta tudo na medida certa. Antes de entregar sua bainha verifique se esta tudo bem.

Os clipes e molas de escritório também ajudam muito, quando não se quer usar alfinetes. Existem tecidos em que o uso constante de alfinetes só o danifica.
Ao terminar a costura deixe um pedaço de linha na agulha antes de guardá-la na almofada . Será mais fácil localizar a item ao retomar o trabalho.

Com o tempo as agulhas e alfinetes podem enferrujar. Neste caso, use uma esponja de aço para retirar a ferrugem.

A almofada dos alfinetes pode ser substituída por uma barra de sabão. Além de organizar os itens o sabão lubrificara as pontas , o que tornara a costura mais fácil principalmente em tecidos pesados, pois a ponta da agulha ou alfinete ensaboada desliza sobre o pano.

Se por algum motivo uma roupa antiga que não pode ser doada e for para o lixo, retire antes os itens que poderão ser úteis no futuro: botões, rendas,apliques, colchetes, ziperes e etc.

Tenha sempre a mão um ímã para ser mais fácil apanhar alfinetes e agulhas que se percam.

Dicas para lucrar mais

Você possui uma oficina de costura e está disposto a lucrar mais? Certamente você entende bem de costura e tem se esforçado bastante para fazer o melhor trabalho possível, mas só isso não basta! Muitos pequenos empreendedores ficam perdidos no cotidiano do negócio e acabam não conseguindo enxergar soluções adequadas para aumentar o faturamento. Se esse é o seu caso, acalme-se!

Algumas medidas simples (e eficientes) podem ajudá-lo a transformar sua pequena oficina em uma empresa lucrativa! Então, para começar, dedique mais tempo à administração do negócio e comece a identificar os erros para conseguir mudar. Entenda que uma gestão moderna significará um maior lucro para sua oficina no final do mês. Separamos aqui cinco dicas essenciais para que isso aconteça. Confira!

Corte custos desnecessários

Vamos começar pelo básico: não há caixa que resista à desorganização financeira! Se você quer aumentar os lucros, a primeira medida é cortar custos. Por este motivo é tão importante a elaboração do fluxo de caixa. As planilhas vão mostrar como está sendo gasto o dinheiro da oficina e você terá condição de cortar as “gordurinhas” do orçamento. O raciocínio é simples: com um custo menor, a margem de lucro aumentará automaticamente e sobrará mais dinheiro em caixa.

Trabalhe com capital de giro

Trabalhar com capital de giro é essencial para qualquer empresário que quer aumentar os lucros e crescer. Esse recurso vai dar a você maior poder de compra e negociação. Adquirindo a mercadoria em maior volume e pagando à vista, sua oficina conseguirá preços melhores. Nesse processo, é essencial pesquisar vários fornecedores e negociar com aqueles que conseguirem oferecer orçamentos mais atrativos.

Ofereça um serviço profissional

Identifique os pontos negativos do seu negócio e corrija-os. E não estamos falando apenas da costura! Verifique, por exemplo, se os procedimentos de produção estão seguindo padrões corretos, se os prazos estão sendo cumpridos, se o atendimento aos clientes é adequado e se o índice de satisfação do consumidor é bom. A atenção a essas questões possibilitará a formação de um serviço mais profissional. E sabe o que isso significa? Que você vai agregar valor ao seu negócio e poderá cobrar mais por ele, aumentando a sua margem de lucro!

Divulgue para vender mais

Trabalhar sem o uso de ferramentas de marketing é um dos maiores erros que o empreendedor pode cometer em pleno século XXI. Engana-se quem pensa que publicidade significa gasto. Pelo contrário, divulgação é investimento! Seja criativo: use as redes sociais, faça anúncios em jornais de distribuição gratuita (que são mais baratos e possuem maior penetração), envie e-mails aos seus clientes. Tenha em mente que a divulgação significará mais vendas e, consequentemente, melhores resultados de faturamento e lucro.

Trabalhe com cobranças automatizadas

Quem vende quer receber, certo? A inadimplência pode afundar qualquer negócio e por este motivo a cobrança automatizada é hoje considerada uma das ferramentas de gestão mais importantes dentro do mundo empresarial. Atualmente o mercado oferece sistemas seguros de geração de boletos, que garantem ao empreendedor margens de recebimento extremamente mais altas do que os cheques ou as notas promissórias. Procure uma empresa confiável e instale o software na sua oficina.

Lembre-se: sem saúde financeira jamais haverá margem de lucro! Coloque as nossas dicas em prática e você vai costurar um futuro mais promissor e lucrativo para sua oficina.

Mais Dicas Abaixo:

Costurar couro é diferente de tecidos. Tenha em mente que a textura do couro é diferente de outros tipos de tecido, então, para fazer os furos, prenda-o com clipes para manter os tecidos juntos e não correr o risco do furo não desaparecer.

Com o passar do tempo, percebi que os alfinetes e agulhas ficam menos afiados devido ao uso constante. Mas descobri um truque excelente para evitar isso. Ao invés de espetá-las em uma almofada comum, espete-as em uma esponja de aço.

Fita washi para fazer marcas de costura. Para quem não conhece, a washi é uma fita de papel de arroz, bastante delicada e usada para decoração. Ela pode ser um ótimo item na costura, para indicar marcas, e principalmente para quem tem dificuldade em saber onde costurar ou manter-se em linha reta. Basta colocá-la na máquina para indicar onde costurar. Você pode adquirir esta fita em lojas virtuais na internet e casas especializadas em produtos japoneses.

Uma pinça de costura pode ser muito útil. Este acessório é excelente para quem precisa fazer reparos no cós (cintura) de uma calça ou manga de camisa, ou puxar um elástico para fora. Insira a pinça dentro do cós ou manga, segure com a pinça e remova.

Pesos de tecido podem ser muito úteis (facilitam muito na hora de cortar pedaços de tecido), mas podem ser um pouco caros. Pois faça você mesmo o seu. Com muito pouco você pode comprar arruelas de cerca de dois centímetros cada, ou a mais pesada que você conseguir. Usando cola quente, cole as arruelas (precisam ser do mesmo tamanho), e então finalize enrolando-as com o tecido de sua preferência. Esses pesos são ótimos para manter o tecido firme na hora de costurar.

Faça a marca da bainha usando uma cartolina. Corte um retângulo de 20 x 12 centímetros ou maior, e faças as marcas dos dois lados. Esta técnica ajuda a passar o ferro nas dobras ou em bainhas. É também uma boa dica para criar dobras e pregas.

Mantenha as bobinas organizadas e seguras usando um separador de dedos, aquele usado pelas manicures. Use uma escova pequena para retirar qualquer pedaço de linha que ficou entre as bobinas.

Evite que os botões caiam da roupa. Para isso, basta passar um pouco de esmalte incolor em cima de cada botão para evitar que soltem, e assim não correrá o risco de ter que costurá-los novamente, ou até mesmo perdê-los.

Esta é uma técnica muito simples para criar marcas de costura. Simplesmente junte dois lápis com elásticos de borracha a uma distância de 8 milímetros entre cada um deles, e então desenhe as marcas. Feito isso, você pode cortar o tecido e está pronto para costurar.

Com esta simples técnica, marque o fim do furo do botão com um alfinete. Quando precisar desfazer uma casa, isso vai te ajudar a não descosturar demais!