Aprenda Como Fazer Colcha de Retalho em 6 Passos Simples Que Você Precisa Saber

Hoje vamos falar de uma peça artesanal que todo mundo conhece e ama, a colcha de retalhos. Como o próprio nome já sugere, ela é feita com retalhos de tecido costurados uns aos outros e presos a um forro. Essa técnica existe há bastante tempo, e é conhecida como patchwork.

As colchas de retalhos podem ser simples ou acolchoadas. Com o processo de acolchoamento você tem como resultado uma colcha que aquece e ainda é bastante aconchegante. O público para as colchas feitas com retalho é grande; por isso, produzir e vender esse produto acaba sendo uma excelente maneira de obter renda extra.

Existem várias maneiras de fazer as colchas com pedaços de tecido, mas, em geral, a técnica usada é muito simples, sendo indicada tanto para as costureiras veteranas quanto para as iniciantes. Com a missão de ajudar você nesse projeto, compilamos nesse artigo algumas instruções e dicas maravilhosas. Por isso, não deixe de conferir por nada!

Veja também O que Fazer com Retalhos de Tecidos – 19 Ideias Sensacionais



1. Escolha os tecidos

O primeiro passo é escolher e separar os tecidos que você irá usar na confecção da sua colcha de retalhos. Se você já costura, é bem provável que já tenha sobras de tecidos de outros trabalhos. Além disso, para fazer a colcha você também pode usar peças de roupas, fronhas e cortinas que não usa mais ou de doação. Outra dica é comprar retalhos em malharias, saem bem mais em conta do que comprar o tecido no metro.

2. Decida o formato dos recortes

O formato quadrado é mais fácil para quem está começando, mas você também pode fazer triângulos, retângulos e outros blocos mais complexos normalmente usados no patchwork. Estime a medida da colcha e divida esse valor pela quantidade de retalhos que deseja usar, leve em consideração o tamanho e o formato dos recortes.


Dica: deixe uma margem de costura de aproximadamente 1,25 cm de todos os lados dos recortes.

3. Defina o tamanho da colcha

O terceiro passo é definir o tamanho da colcha. As medidas mais usadas são: colcha de solteiro, 2,20 m x 1,50 m; colcha de casal, 2,50 m x 2,50 m; e colcha de berço, 1,00 m x 1,30 m. Essas medidas são as mais comuns, mas mesmo assim podem sofrer pequenas variações.


Dica: Prefira montar a colcha deixando uma boa sobra de tecido, cerca de 20 cm. O tecido excedente poderá ser aparado no momento de fazer o acabamento.

4. Costure os retalhos

Antes de costurar tudo, organize os retalhos no chão para ver como a colcha vai ficar. Nesse momento os alfinetes são muito bem vindos. Costure todas as partes na máquina de costura, na ordem que você planejou.

5. Coloque o fundo e prenda as camadas

Com o tampo já pronto, alinhave-o a um tecido macio que será o fundo da sua peça. Esse forro vai esconder o avesso de todos os retalhos. Depois, prenda as camadas de tecido da forma que achar melhor, com quilt ou costurando sobre as valas das costuras feitas anteriormente.


6. Faça o acabamento com o viés

Loading...

Acerte a sua colcha aparando alguma sobra que tenha ficado. Corte uma tira de cerca de 6,0 cm para fazer o viés em toda a volta da sua colcha de retalhos.

Prontinho! Esse modelo que você aprendeu é o tradicional. Mas se você desejar fazer uma colcha acolchoada, coloque a manta entre dois forros e costure por cima o tampo feitos de retalhos.

Fonte: revistaartesanato.com.br



Loading...