Aprenda como Fazer Corretamente uma Costura Francesa em seus projetos

Uma costura francesa é, na verdade, um método para fazer uma costura dupla que é utilizada para esconder as arestas do tecido. A costura francesa é utilizada com maior frequência para fazer artigos de vestuário, mas também pode ser feita em vários outros projetos de costura.
Ajuste a sua máquina de costura. Considere o ajuste do tamanho do ponto e da tensão da linha que você precisa para costurar um determinado tecido. Se você não tiver certeza, consulte as instruções da sua máquina de costura e ajuste as configurações de acordo. Também prepare a sua máquina de costura enfiando um fio que combine com a cor e com a resistência do tecido que será costurado.
Esse também é um bom momento para ligar o seu ferro de passar roupas, de maneira que ele fique aquecido para quando for necessário utilizá-lo.



Alfinete o seu tecido de maneira que os lados do avesso fiquem frente a frente. Juntar os lados do avesso é o oposto do que normalmente é feito quando se faz uma costura básica, sendo assim, não se preocupe se isso for contraintuitivo. A costura francesa exige que você faça uma costura dupla, dobrando a sua primeira linha de pontos, para que a costura de acabamento fique de frente para a direção certa.
Certifique-se de alfinetar todo o caminho até a costura que você estiver fazendo. Isso ajudará a garantir que o tecido não escorregue para fora da linha.
Coloque os alfinetes de maneira que eles fiquem paralelas à sua linha de costura, assim eles não vão te espetar, conforme você movimentar o tecido ao longo da máquina de costura, e será fácil para pegá-los quando o tecido for movido na máquina de costura.

Costure juntando as duas partes do tecido utilizando uma margem de 6 mm para costura, remova os alfinetes conforme for costurando. Para manter a margem da costura da mesma largura conforme estiver costurando, preste atenção no guia de costura que deve estar impresso na chapa da agulha da sua máquina. Outra opção é utilizar um pé calcador de 6 mm, dessa maneira você pode ter certeza de que a borda externa do tecido fique sempre alinhada com a borda do pé calcador.

A margem da costura é a quantidade de tecido que se encontra entre a orla do tecido e a costura. Os moldes geralmente dão uma quantidade específica para ser utilizada como margem da costura, de maneira que o seu projeto acabado não fique com uma virada muito estreita ou muito pequena na borda. [3] Lembre-se que, basicamente, a costura francesa exige cerca do dobro dessa margem que você utiliza nessa primeira costura, por isso certifique-se de que ,quando você estiver cortando suas peças de tecido, já tenha levado isso em conta nas suas medidas.



→ Artesanato Muito Rentável que Indicamos para Gerar uma Renda-Extra Mensal
⇒ Dá uma Olhadinha Aqui

Sinta-se à vontade para aumentar a margem de costura nessa primeira costura para 10 mm, se você ficar mais confortável para costurar nessa largura, mas tenha em mente que será preciso aumentar todas as margens de costura para acomodarem essa medida.
É melhor para remover os alfinetes logo antes de você estar prestes a costurar sobre eles. Isso manterá o tecido no lugar e evitará o risco de bater neles com a agulha da máquina de costura, o que poderia facilmente quebrá-la.
Lembre-se de cortar todas as linhas soltas e remover todos os alfinetes restantes após a costura.

Apare a borda externa da costura de maneira que fique com 3 mm de margem de costura. Você pode utilizar uma tesoura comum ou uma tesoura de picotar, mas se você estiver utilizando um tecido delicado, uma tesoura de picotar pode ser a melhor para ajudar a evitar que ele desfie muito. [4] Lembre-se, essa costura não ficará aparecendo quando você terminar. Não se preocupe se a borda do corte estiver um pouco desfiada ou desarrumada.
Embora fosse ótimo se você pudesse apenas fazer uma costura de 3 mm sem, portanto, perder nada do tecido, a maioria das máquinas de costura precisa de mais que 3 mm de tecido sobre os dentes impelentes da máquina, as peças de metal áspero debaixo do pé o calcador, para que eles agarrem e puxem o tecido.




→ Cansada de Fazer Artesanatos que Não Trazem Retorno Financeiro?
⇒ Então você precisa ver isso!

Utilizando o ferro de passar roupas passe a primeira costura. Abra as peças de tecido e coloque-as sobre a superfície plana de uma tábua de passar roupas. Passe ambos os lados da costura, tanto o direito como o avesso do tecido, para que ela fique perfeitamente plana. Em seguida, dobre o tecido de maneira que os lados direito fiquem frente a frente (o oposto de como era quando você fez a primeira costura). Utilizando o ferro de passar roupas, passe a peça com a costura você acabou de fazer direto para a borda externa do tecido. Faça isso com muito cuidado e ordenadamente para que a costura na borda externa fique perfeitamente reta.
Verifique se o ferro está ajustado na temperatura correta para o tipo de tecido que você está usando. Se ele estiver ajustado na temperatura alta, você correrá o risco queimar o tecido.

Fazendo a segunda costura

Alfinete o tecido de maneira que os lados do avesso fiquem virados para fora. Isso deve ser fácil, pois você acabou de passá-los no lugar. Mais uma vez, coloque os alfinetes horizontalmente em todo o caminho da costura, para que possam ser facilmente removidos enquanto você estiver costurando. Agora a borda desfiada deve estar escondida entre os dois pedaços de tecido e a borda externa é apenas a linha da sua primeira costura.


Loading...

→ Artesanato Muito Rentável que Indicamos para Gerar uma Renda-Extra Mensal
⇒ Dá uma Olhadinha Aqui

Faça a segunda costura, desta vez utilizando uma margem de costura de 10 mm. Você precisa dessa quantidade de margem para que a ponta desfiada do tecido fique escondida entre as duas costuras. retire os alfinetes conforme você for costurando. Mais uma vez, lembre-se de cortar os fios e retirar os alfinetes depois de costurar.
Se a margem de costura for muito pequena na segunda costura, as arestas do tecido podem acabar saindo pela segunda costura no lado com acabamento do seu projeto. É melhor ser cauteloso e fazer essa margem com um pouco de folga da largura.

Utilizando um ferro de passar roupas, passe a costura dupla terminada mais uma vez. Pressione a costura de um lado, dependendo de onde você quer que ela fique no seu projeto acabado. As bordas desfiadas não estão mais expostas, pois foram embutidas dentro da costura francesa recém-feita.

Dicas
As costuras francesas ficam melhores em bordas retas. Esse tipo de costura não fica bem em curvas, como ao redor dos braços e pescoço de uma peça de roupa.
É melhor que você pratique fazendo costuras francesas em restos de tecido, antes de tentar fazer isso em tecido caro. Você pode trabalhar fazendo costuras retas e, então, passar o ferro de passar roupas sobre elas para alisá-las.
Tenha em mente que a margem de costura real terminada será de 1,6 cm. Verifique para ver qual o tamanho de costura que o molde pede. Pode ser necessário ajustar a quantidade de margem antes de cortar o molde.

Materiais Necessários
Máquina de costura
Tecido
Linha combinando
Ferro de passar roupas
Tábua de passar roupas
Alfinetes
Tesoura

Fonte e Créditos: pt.wikihow.com

→ Cansada de Fazer Artesanatos que Não Trazem Retorno Financeiro?
⇒ Então você precisa ver isso!

Loading...