Aprenda Como Tingir Lenço de Seda Em Seu Micro-ondas


Você pode usar o seu micro-ondas de casa para definir o corante em um lenço de seda. Use um lenço branco projetado especificamente para tingimento ou dê a um velho lenço de seda uma reforma. Se o seu acessório for 100% de seda, ele pode ser tingido usando um micro-ondas. A seda requer um corante à base de ácido para obter melhores resultados, que pode ser encontrado na seção de pintura em tecido de uma loja de artesanato ou em uma loja de fibra especializada.

Você vai precisar de:

Luvas de plástico ou de borracha
Vinagre branco
Água
Vidro ou tigela de cerâmica
Corante ácido para tecido
Embalagem plástico
Tigela segura para ir ao micro-ondas

Instruções


1 – Combine partes iguais de vinagre e água em uma tigela de vidro. Uma xícara de cada um é suficiente para a maioria dos lenços.

2 – Mergulhe o lenço na solução e deixe de molho por dez minutos.

3 – Retire o lenço e despeje a solução no ralo.

4 – Coloque luvas. Misture o corante com água de acordo com as instruções do fabricante. Alguns exigem que você adicione o vinagre, enquanto outros não.

5 – Coloque o lenço molhado em um prato de micro-ondas seguro. Despeje a tinta sobre ele e agite para colori-lo completamente. Pode haver corante sobrando no prato, dependendo da quantidade que você usou, o que não afetará a cor.

6 – Cubra o prato com filme plástico, em seguida, aqueça-o no micro-ondas por cinco minutos em temperatura alta. Retire o prato, mas deixe o lenço esfriar completamente antes de descobri-lo.

7 – Lave o lenço na pia para remover qualquer corante em excesso. Pare de lavar quando a água correr clara. Pressione suavemente para remover o excesso de água e deixe secar ao ar livre.

tingir-lenco-de-seda

Dicas & Advertências

Estas direções irão funcionar para tingir outros artigos de seda; xales de seda, lenços e fios podem usar o mesmo método.
Rit e Jacquard são duas marcas de corantes ácidos que funcionam em seda.

Use roupas antigas quando for fazer o tingimento de seda, o corante irá manchar outros itens também.
Não reutilize um prato de comida para cozinhar uma vez que você o usou para a tintura de tecidos.

Não use utensílios de alumínio ou cobre com corante ácido, eles vão descolorir o corante.

Fonte: ehow.com.br