Aprenda Técnica Fácil para Fazer as Mais Belas Flores em Fuxico

Fuxico são aquelas bonitinhas flores de tecido, em que se aproveitam retalhos de tecido. As flores de fuxico são bastante versáteis, pois têm uma infinidade de utilizações, desde enfeitar almofadas, camisetas, bolsas, chinelos, lembrancinhas, caminhos de mesa e tudo o que se lembrar. Pode fazer fuxicos de diversos diâmetros, dependendo de que utilização vai dar a esta florzinha. Ainda não sabe fazer estas maravilhosas flores de fuxico?


Vai precisar de:
Tecido à sua escolha.
Linha.
Agulha.
Tesoura.
Botão à sua escolha.

Instruções:
1
A medida do tecido a utilizar tem de ser maior do que o diâmetro de cada fuxico, pois após o alinhavo de cada retalho, a linha é puxada para franzir. De seguida, damos-lhe uma lista de diâmetros de fuxicos e as respetivas medidas que o círculo de tecido tem de ter:
Diâmetro do fuxico 1 cm – Medida do círculo 3 cm
Diâmetro do fuxico 1,5 cm – Medida do círculo 4 cm
Diâmetro do fuxico 2 cm – Medida do círculo 5 cm
Diâmetro do fuxico 2,5 cm – Medida do círculo 6 cm
Diâmetro do fuxico 3 cm – Medida do círculo 7 cm
Diâmetro do fuxico 3,5 cm – Medida do círculo 8 cm
Diâmetro do fuxico 4 cm – Medida do círculo 9 cm
Diâmetro do fuxico 4,5 cm – Medida do círculo 10 cm
Diâmetro do fuxico 5 cm – Medida do círculo 11 cm
E assim sucessivamente, sempre que aumentar meio centímetro no diâmetro do fuxico, tem que aumentar um centímetro na medida do círculo.
2
Escolha um tecido do seu agrado e recorte cinco círculos do mesmo tamanho, tendo em conta as indicações dadas no passo anterior.
3
Agora dobre uma das partes de um círculo até ao seu centro e, repita o mesmo processo com a outra parte. Dobre o resultado ao meio e alinhave a parte de baixo e puxe a linha, para que fique franzido. Com isto pretendemos obter uma pétala da flor.
4
Repita o passo anterior com os restantes círculos, mas sem cortar a linha.


5
De seguida, costure as cinco pétalas umas às outras, deixando o bico do lado de dentro da flor. Crie uma forma de flor em que a última pétala fica costurada na primeira. Para arrematar dê dois nós na flor e no miolo.
6
Para finalizar, costure um botão à sua escolha, que será o miolo da flor. Lembre-se que deverá utilizar sempre a mesma linha.
7
E pronto já tem a sua flor de fuxico pronta para enfeitar o que quiser!



Imagens da Internet