As Dicas de Pontos em Costura a Mão com Feltro Que Você Precisa Saber

Como Costurar Feltro à Mão
Na costura à mão é preciso ter bastante capricho. No olho mesmo, a artesã deve calcular direitinho o espaçamento entre um ponto e outro, deixando o mais simétrico possível. Uma costura bem feita gera trabalhos mais bonitos, mais atrativos e mais fáceis de vender.


Sabendo da importância de uma costura bem feita, trouxemos para você o passo a passo dos pontos mais utilizados no feltro: o caseado, o alinhavo, o atrás e o palito. Mas, antes disso, aproveite para conferir abaixo qual tipo de linha e agulha mais indicadas para trabalhos em feltro.

Qual Linha Usar
Para costurar o feltro você pode utilizar linha de costura normal (retrós), linha de pesponto ou linha de meada. Utilize sempre linha simples, da mesma cor do feltro, assim você consegue um resultado bem delicado. Porém, para fazer a boquinha dos bichinhos e outros detalhes que devem se destacar, você deve usar uma linha que fique visível.

A agulha Ideal
O que muita gente não sabe é que a agulha indicada para artesanato em feltro é a de costura, isso mesmo, aquela que todo mundo tem em casa. Ou seja, para fazer lindas peças você não precisa de nenhuma agulha especial. Escolha o tamanho e a espessura que melhor se adaptar, lembrando que as agulhas que têm a ponta fina são melhores para furar o feltro.

1. Ponto Caseado
O ponto caseado é o mais usado para fechar as peças em feltro: guirlandas, chaveiros, bichinhos e outros. As peças caseadas ficam bastantes atrativas, e o uso do fio duplo deixa a costura mais resistente.

2. Ponto Alinhavo ou Pesponto
O ponto alinhavo é ainda mais simples de fazer. O único cuidado é que a sequência de pontos não pode ficar torta, o artesão deve fazer o alinhavo seguindo direitinho o contorno da peça. Para não errar, trabalhe com pontos menores, isso até deixa a peça com um aspecto mais delicado.


3. Ponto Atrás
Com o ponto atrás dá para fazer um traçado contínuo, por isso que ele é muito utilizado para fazer detalhes dos bonecos e dos bichinhos, como boquinhas e olhinhos de meia lua. O ponto atrás tem esse nome pois a agulha deve voltar uma casa para formar um novo ponto.

4. Ponto Palito
O ponto palito é o mais simples de todos, mesmo assim costuma ser menos usado em relação aos outros. Esse ponto pode não ser firme o suficiente para fechar as peças e unir várias camadas de tecido, mas é a melhor opção para fazer cílios, bigodes e focinhos dos bichinhos em feltro.

Loading...



Loading...