Como costurar tecidos de linho (para Terno, vestidos e Estampado) ? Nós te ensinamos!

O linho é uma fibra natural derivada do caule de uma planta também chamada linho e é encontrado em diversos tipos e pesos. Desde o linho muito fino até o linho pesado utilizado na confecção de ternos. O linho costuma ser mais áspero que o algodão e, às vezes ,é tecido com algodão ou misturado com seda. Se você deseja aprender como costurar tecidos de linho, veja as dicas que o Armarinhos Web separou para você!

Dicas de como costurar tecidos de linho




Como costurar mistura
de algodão e linho?
Nesse tipo de tecido duas fibras podem ter sido misturadas no fio ou o tecido pode ter fios misturados na urdidura e na trama. Ele tem muita textura na trama. A mistura de algodão e linho para a formação de um tecido é a mesma utilizada na mistura de seda e linho. Para o corte do tecido não é necessário fazer corte direcionado. A costura do linho deve ser simples com arremate em ponto overloque ou zigue-zague utilizando linha de costura de poliéster para uso geral e agulha de máquina de tamanho 14 ou agulha de ponta fina para costura à mão. Para passar a peça é necessário usar ferro a vapor regulado para vapor, com pano de passar de organza de seda. A mistura de algodão e linho é muito utilizada para fazer jaquetas de verão e vestidos.

Como costurar linho para vestidos?

Saber como costurar tecidos de linho exige conhecimento. No caso desse em questão, é um tipo de tecido que tem peso médio com trama simples e o fio, muitas vezes, é desigual e causa irregularidades na trama. Não é necessário fazer corte direcionado nesse tecido de linho. A costura deve ser simples com arremate em ponto overloque, zigue-zague ou acabamento em debrum utilizando linha de costura de poliéster para uso geral com linha de pesponto para detalhes pespontados e agulha de máquina tamanho 14 ou agulha de ponta fina para costura à mão. Para passar essa peça é necessário usar ferro a vapor regulado para algodão. O vapor é necessário para eliminar rugas do tecido. Como o próprio nome diz, esse tecido de linho é utilizado para fazer vestidos e também de calças e saias.


Como costurar linho estampado?

Muitos linhos estão disponíveis no mercado estampados ou até mesmo com bordados, e eles também possuem suas peculiaridades na hora de saber como costurar tecidos de linho. Em geral, os tecido de linho estampados pode ser leve ou médio, com fio liso e poucas irregularidades. É necessário usar corte direcionado e a costura deve ser simples com arremate em ponto overloque ou zigue-zague utilizando linha de poliéster para uso geral e agulha de máquina de tamanho 14 ou agulha de ponta fina para costura à mão. Para passar é necessário usar ferro a vapor regulado para algodão, já que, o vapor é necessário para eliminar as rugas. Esse tecido é muito utilizado para fazer vestidos e saias.


Loading...

Como costurar linho para Ternos?

Usa-se um fio mais pesado para fazer esse tipo de tecido que é utilizado para fazer ternos masculinos e femininos, calças e casacos. Pode ter a trama mais fechada ou mais aberta e o corte não precisa ser direcionado. A costura deve ser simples com arremate em ponto de overloque ou zigue-zague utilizando linha de costura de poliéster para uso geral e agulha de máquina de tamanho 14 ou agulha de ponta fina para costura à mão. Para passar é necessário usar ferro a vapor regulado para algodão para eliminar as rugas.



Propriedades do linho

Antes de saber como costurar tecidos de linho, é muito importante saber as propriedades do tecido para utilizá-lo e armazená-lo da melhor maneira possível, por isso, veja algumas das propriedades do linho:

Fresco e confortável;
Absorve bem a umidade;
Encolhe quando lavado;
Difícil de amaciar;
Tem tendência a amassar;
Tende a desfiar;
Resistente a traças, mas é danificado por mofo.

Fonte das imagens: TecDec, Alibaba, Gi Tecidos e Tecelagem Panamericana
Créditos: armarinhosweb.com.br


Loading...