Como deixar os seus panos de cozinha , pano de prato limpos sem esforço

Os panos de cozinha são acessórios de uso diário na nossa cozinha. E por isso, nem sempre permanecem limpos por muito tempo. Basta enxugarmos um único prato, que a sujidade já começa a se manifestar e a engordurar o tecido.

E assim, quanto mais vezes utilizamos os panos, mais eles se desgastam e adquirem uma nova coloração: o indesejado “amarelado”. No entanto, é na hora de lavá-los que damos início ao sofrimento do “esfrega esfrega”, que na verdade, não é tão eficaz quanto parece, pois o amarelo sempre permanece.

DICA 1

Para deixar o pano de cozinha bem branquinho, basta fervê-lo em uma panela com um pouco de detergente de cozinha (caso não tenha manchas). Não retire da panela até que a água esfrie. Depois é só lavar normalmente.




DICA 2

Para os tecidos manchados, coloque-os de molho por 30 minutos em 25ml de alvejante sem cloro para cada 10 litros de água. Peças com barras bordadas, após o molho, devem ser enxaguadas com uma mistura de água e vinagre branco. Depois, lave-o novamente.

Alguns cuidados :

Não passe o ferro eléctrico em manchas;
Nunca use água quente em manchas, elas se fixarão;
Depois dessas dicas poderá reutilizar seus panos de cozinha até como peças decorativas para a sua cozinha, pois o branco é imediato.

A cozinha é um cômodo onde qualquer sujeira pode resultar na contaminação dos alimentos. Os cuidados não devem ser apenas no preparo das refeições, como também no uso e manutenção dos panos de prato.

A personal organizer Andréa Moysés Gomes (do blog voceorganizada.wordpress.com) explica que o certo é ter três tipos de toalhas na cozinha. O tradicional pano de prato é utilizado para enxugar as louças e panelas lavadas. O pano ou toalha de mão serve para enxugá-la, pegar panelas ou retirar assadeiras do forno. Por fim, o pano de pia serve para enxugar bancadas e limpar fogões.

— Ele precisa ser lavado com água sanitária ou fervido por cinco minutos diariamente — explica Andréa.

De acordo com a especialista, o ideal é que os três tenham cores diferentes, para evitar qualquer confusão.

— O material do pano de prato deve ser absorvente, de preferência, de algodão. As peças com muitos detalhes de decoração devem ser usadas apenas para enfeitar.

Tire suas dúvidas:

Qual a quantidade ideal de panos de prato para a casa?

O ideal é termos entre três a cinco toalhas, mas isso irá variar com a quantidade de pessoas e o tipo de alimento produzido em cada casa, além da quantidade de refeições.

Quando os panos devem ser colocados para lavar?

O recomendável é trocar o pano de prato diariamente, já que esse hábito evitará que os artigos fiquem encardidos, gordurosos e cheios de bactérias. Se você terminou de utilizar o pano e se a peça não estiver encharcada, pode-se colocar para secar e utilizar mais uma vez. Caso contrário, o ideal é colocar o pano para secar e deixar separado para lavar depois. Não é aconselhável utilizá-lo mais de duas vezes.



→ Artesanato Muito Rentável que Indicamos para Gerar uma Renda-Extra Mensal
⇒ Dá uma Olhadinha Aqui

Como deixar os panos de prato branquinhos novamente após um tempo de uso?

Para as tolhas encardidas e com mau cheiro, há receitinhas caseiras e eficientes que acabam com o problema. Basta ferver as peças com água e rodelas de limão ou sabão em pó e bicarbonato. Aplicar bicarbonato e sal de cozinha também funciona.

E os panos manchados?

Coloque um pouco de detergente neutro no pano seco e esfregue. Em seguida, lave e coloque de molho no sabão em pó por aproximadamente duas horas.

Quais as dicas para lavar os panos de prato?

Não lave as toalhas de pratos junto com outras toalhas, como banho, rosto, pano de chão ou pano de limpeza. Podem ser lavados em máquina de lavar. Basta regular o nível baixo de água, colocar no ciclo roupa branca ou encardida. Pode-se usar amaciante. As peças podem ser secas ao sol ou à sombra.

Qual é hora de se desfazer das peças?

O pano ficou feio, desbotado, rasgou? Descarte.

Perguntas respondidas por Irene Andréa Moysés Gomes, personal organizer pela Napo e Oz e responsável pelo blog voceorganizada.wordpress.com e twitter @voceorganizada
Fonte: extra.globo.com




→ Cansada de Fazer Artesanatos que Não Trazem Retorno Financeiro?
⇒ Então você precisa ver isso!


Loading...

→ Artesanato Muito Rentável que Indicamos para Gerar uma Renda-Extra Mensal
⇒ Dá uma Olhadinha Aqui


Imagens da Internet

→ Cansada de Fazer Artesanatos que Não Trazem Retorno Financeiro?
⇒ Então você precisa ver isso!

Loading...