Como Saber Qual Linha Usar em Cada Costura: Um Guia Que Você Deve Saber


Existem muitos passos para quem trabalha com confecção, ou seja, desde o ato de desenhar moldes até o processo final de acabamento, há muitas etapas que devem ser precisamente pensadas para tornar a peça um modelo de qualidade e fiel às necessidades do cliente. Assim, na postagem de hoje vamos falar de algo essencial em todo o processo, a costura propriamente dita e os fios utilizados. Você conhece os tipos de linhas para costura? Separamos as principais para você equipar seu ateliê. Confira!

Os principais tipos de
linhas para costura

Stitching green fabric with a sewing machine
Stitching green fabric with a sewing machine

Para cada peça produzida existe um tipo de linha para costura diferente. Para ternos e outras roupas mais sociais existem as mais finas e de cores discretas, para as peças de verão é possível abusar dos fios mais coloridos, para o couro é preciso de uma linha mais resistente e grossa, por exemplo. Então, para cada modelo é preciso pensar em um material especifico para dar acabamento perfeito. Opções é o que não faltam para você confeccionar lindamente! Agora, vamos ao que interessa! Conheça as linhas!

Linhas de algodão
São os tipos de linhas para costura mais comuns para confeccionar e se incorporam de uma forma completa em variados tipos de tecidos, pois são resistentes, dão um bom acabamento e se encontram em muitas cores e espessuras.


Linhas de Nylon
Se você pensou que as linhas de nylon foram feitas somente para a pesca, se enganou. O nylon é um fio resistente e usado, muitas vezes, na costura manual. Eu mesma tenho uma bolsa linda feita artesanalmente com tecido e fios de nylon! É lindo e, dependendo da técnica, o acabamento fica bem legal. Existe outra opção mais fina chamada de linha invisível. O resultado também fica bem interessante.

linha de bordar
Como o próprio nome diz, a linha de bordar serve para realizar trabalhos com mais detalhes e com acabamento. Existe o método manual, aquele que você utiliza pontos previamente delimitados, e também existe o processo mais tecnológico onde a própria máquina de costura se encarrega do processo do bordado. Vale a pena pesquisar.

Linhas glacê
Tem por característica a resistência e se encontram em poucas cores. São ideias para couro e lona, por exemplo.

Linhas para pespontar
São macias e indicadas para acabamento. São brilhantes e coloridas e se você quiser que os fios não apareçam, este não é o fio mais indicado.

Close up of cotton rolls
Close up of cotton rolls

Linhas de poliéster
São linhas versáteis como o algodão e ideais para costurar tecidos como a seda até outros materiais sintéticos.

Deste post tiramos uma verdadeira lição: para cada tecido existe uma linha e para cada linha existe um tecido. Na hora de confeccionar, atente aos tipos de linhas para costura existentes no mercado e não deixe de pesquisar pelo material que melhor se encaixa no modelo que quer fazer. Fica a dica!

Com informações de comofaz.net

Mais Dicas
Quanto maior o número de uma linha, mais fina ela é.

Mercerização significa que a linha foi tratada com ácido caustico para ganhar um alto brilho, que lembre a aparência de seda. É fácil de trabalhar com linha mercerizada já que ela escorrega facilmente através do tecido, pelas agulhas e ao longo da lançadeira.

Sempre se lembre de que o tamanho dos pontos determinará o número de pontos necessários quando estiver pensando em diminuir ou adicionar fios. Consulte as instruções se estiver em dúvida. Além disso, o número de fios do tecido que você cruza também impactará o tipo e a espessura da linha usada; por exemplo, em ponto-cruz, quanto mais fios de tecido cruzados, mais tecido sobra exposto, enquanto pontos mais apertados não mostram muito do tecido abaixo. Tudo depende da aparência que deseja ao fim.

Marcas comuns de linha para bordar são Corrente e Anchor. Para alguns trabalhos de bordado é importante conhecer a marca, já que alguns gráficos de bordado mais novos incluem instruções que envolvem uma linha ou fio de uma marca em particular. Você não tem que seguir as sugestões, mas isso ajudará a alcançar o mesmo resultado ou um similar ao do modelo. No entanto, se quiser trocar as marcas consulte um gráfico de conversão de linha na internet.

Lojas de artesanato de qualidade, lojas de alfaiataria, lojas de costura on-line, etc, oferecerão uma excelente gama de linhas. Leilão on-line também pode ser uma fonte maravilhosa para linhas que as pessoas não queiram mais.

Sempre confira se a linha colocada na sua máquina de costura diz que é adequada para uso em máquinas de costura.


Quais são os fatores que afetam as funções da linha de costura?

Fatores que afetam a estética

Cor, brilho e finura/espessura devem ser considerados quando for escolher uma linha para propostas decorativas como costuras aparentes e bordado.

Outras considerações incluem:

Tonalidade e combinação de cor
Solidez da cor
Seleção de ponto
Uniformidade na formação de ponto

Fatores que afetam a performance

As linhas usadas em roupas devem ser duráveis o bastante para suportar a abrasão e o calor da agulha que ocorrem durante a costura, acabamento da peça, alongamento e durante a vestimenta.

A performance da linha nas roupas pode ser avaliada da seguinte forma:

SResistência da costura
Resistência à abrasão
Elasticidade
Resistência química
Flamabilidade
Solidez de cor