Conheça 30 Técnicas de Pintura que Você nem Imaginava


As tecnicas de pintura podem estar associadas aos materiais que se utilizam para pintar e a como esses materiais são diluídos e aplicados.
Podemos nomear por exemplo, o desenho artistico, o pastel, a pintura a óleo, a aguarela ou o acrílico, entre as várias técnicas de pintura as mais conhecidas são:

1- Pintura impressa

Como fazer: Pinte sobre uma mesa ou suporte qualquer, em seguida coloque uma folha por cima, pressione com as mãos e depois retire-a novamente. Você verá que a pintura da mesa passou para o papel de forma invertida.

2- Pintura com giz derretido

Como fazer: Encostar o giz de cera ligeiramente na vela. Derretida a cera, usar o giz rapidamente sobre o papel, conseguindo-se um belo efeito em relevo.

Dica: Esta técnica exige muito cuidado e atenção por utilizar fogo. É muito importante a supervisão de um adulto, quando for realizada por crianças.

3- Pintura desbotada

Como fazer: Molhe um cotonete no álcool ou água sanitária e desenhe sobre um papel de seda.

Dica: Utilize papéis com cores fortes para um melhor resultado.
Não deixe as crianças sozinhas manipulando álcool ou água sanitária.

4- Pintura com papel crepom

Como fazer: Corte em pedaços o rolo de papel crepom, umedeça na água e pressione na folha branca.

Dica: Se fizer em sala de aula, deixe pouca água à disposição das crianças e escolha cores fortes, para melhor resultado.

5- Pintura no papel amassado

Como fazer: amasse e desamasse o papel, depois pinte por cima.

6- Barbante com tinta

Como fazer: Mergulhe um pedaço médio de barbante na tinta guache e depois coloque na folha branca. Espere um pouquinho e tire o barbante.


7- Pintura espelhada

Como fazer: Pinte com cola colorida ou tinta guache, dobre a folha ao meio e abra novamente. Você verá que a pintura ficará igual dos dois lados da folha.

8- Pintura no laminado amassado

Como fazer: Amasse e desamasse o papel laminado e pinte com cola colorida por cima.

9- Pintura no jornal

Como fazer: Corte um pedaço de jornal e depois pinte por cima com caneta ou tinta guache.

10- Pintura com peneira

Como fazer: Coloque a peneira sobre o papel, pinte com guache por cima, depois tire a peneira e veja o resultado.

11- Pintura esponjada

Como fazer: Recorte uma esponja em pedaços, do tamanho que desejar, umedeça na tinta guache e pressione sobre o papel. Repita a atividade até formar a pintura que deseja.

Dica: Se usar várias cores de tinta é preciso separar um pedaço de esponja para cada cor, para não misturar.

12- Pintura com argila

Como fazer: Umedeça os dedos, passe-os na argila e desenhe com eles na folha. Repita a atividade até criar um belo desenho.

Dica: Não arranque pedaços de argila para colocar na folha, apenas passe os dedos na argila para pintar. Para um melhor resultado passe cola branca por cima, para evitar que a terra esfarele depois de secar.

13- Pintura com papelão

Como fazer: Corte um pequeno pedaço de papelão grosso e verá que ele é formado por camadas. Na ponta do papelão, rasgue uma camada de forma que a camada ondulada fique exposta, pois é com ela que deverá pintar. A camada ondulada do papelão dá um efeito diferente na pintura.

Dica: Se você pintar fazendo ondas no papel a pintura ficará muito legal. Você pode alternar as ondas em tons de bege, azul escuro e claro para ilustrar o fundo do mar. Depois pegue a tinta verde e faça ondas verticais imitando algas marinhas, e finalize colando peixinhos.

14- Pintura com cotonete

Como fazer: Utilize cotonetes ao invés de pincéis. Molhe a ponta do cotonete na tinta e divirta-se.

15- Pintura com garfo

Como fazer: Passe tinta guache em uma folha e depois passe as pontas do garfo de leve sobre a pintura e veja como ficará.

Veja também:
Dicas úteis que você DEVE saber para pintar Tecido

16 – Pintura com palito de picolé

Como fazer: Pegue uma folha colorida, cubra-a com guache de uma cor diferente e depois faça um belo desenho com o palito de picolé. Você verá que a cor do papel aparecerá onde você passou o palito de picolé.


17- Pintura secreta

Como fazer: Desenhe com giz de cera branco ou vela na folha branca e depois passe tinta guache com uma cor forte por cima. O desenho secreto aparecerá na pintura.

18- Técnica do gotejamento

Como fazer: Veja passo a passo em : Fazendo arte como Pollock

19- Pintura com fita crepe

Como fazer: Cole pedaços de fita crepe espalhados na folha, pinte com guache nos espaços em que sobraram da folha, deixe secar e depois retire as fitas do papel.

20- Pintura com carimbos de legumes

Como fazer: Legumes como batatas, cenouras e beterrabas também podem ser instrumentos de arte. Corte-os na forma que quiser (carinha feliz, estrela, coração e etc), mergulhe na tinta e carimbe as folhas.

21-Pintura com galhinho de árvore

Como fazer: Faça uma tinta rala, com guache e água, em seguida molhe um galho pequeno de árvore e respingue em cima da folha de papel.

22- Pintura com bolinha de gude

Como fazer: Pegue uma forma de bolo retangular, coloque uma folha branca dentro, pingue tintas coloridas, coloque bolinhas de gudes por cima e mexa a forma devagar de forma que as bolinhas se movam sobre a folha e a tinta. Depois que pintar a folha, retire-a da forma, deixe-a e secar e exponha sua linda arte.

23- Pintura antiga

Como fazer: Faça um café bem forte, molhe um pedaço de algodão no café e pressione sobre a folha branca. Repita a atividade até que cubra todo o papel e depois deixe secar.
Dica: Com a pintura antiga você pode simular um pergaminho antigo ou fazer um mural histórico.

24- Pintura com cola e anilina

Como fazer: Desenhe com cola branca na folha de papel, espere secar e depois cubra de anilina. O desenho com cola se destacará na anilina e dará um efeito visual muito legal.

25- Pintura com carimbo esponjado

Como fazer: Veja passo a passo em : Técnica de pintura

26- Pintura com as mãos

Como fazer: Use as mãos como carimbos e crie diferentes formas como : animais, árvores, peixes e etc.

26- Pintura espirrada

Como fazer: Molhe uma bolinha de tênis na tinta e jogue em um papel grande posicionado no chão.

27- Pintura com papelão 2

Como fazer: Corte pedaços de papelão, mergulhe na tinta e carimbe rapidamente na folha de papel deixando uma marca fina. Una as marcas de tinta e forme uma linda paisagem.

28- Técnica do assopro

Como fazer: Pingue pequenas porções de tinta sobre a folha de papel e sopre através de um canudo. Quanto mais você soprar mais espalhada ficará a tinta e mais legal ficará a sua pintura.

29- Pintura escorrida

Como fazer: Utilize uma seringa para espirrar tinta sobre a folha. Você verá que obterá diferentes resultados se apertar a seringa com rapidez ou devagar.

30- Pintura com lã de aço

Como fazer: Desenhe em uma folha de revista, recorte e coloque em cima de uma folha branca. Em seguida passe a lã de aço (popularmente conhecida como bombril) em toda a borda do desenho e você verá que a tinta da revista passará para o papel e deixará o contorno do desenho neste.

Veja também:
Aprenda o truque para impermeabilizar Tecido com Papel Contact

Fonte: educasempre.com

pintura-em-tecido_curso-artesanato