Costureiras com experiência estão em falta no mercado. Como tornar-se uma profissional de talento?


É por incrível que pareça, faltam costureiras. Sempre tem aquela ‘Dona Maria’ do bairro que faz uma barra aqui, remenda uma costura ali, faz uma peça e outra, e que tem a confiança da vizinhança, mas e na hora que ela não puder atender a demanda?

A quem ela indicará os clientes que não poderá atender? Pois é, chegou a sua hora de ser uma profissional qualificada e quem sabe, deixar de ser uma ‘dona Maria’ que trabalha no bairro para trabalhar numa empresa que faz roupas para o Brasil inteiro, já pensou?

Hora de por a mão na massa, ou melhor, tecido! Hoje há 50 mil vagas abertas para as costureiras qualificadas.

Como se tornar uma costureira de talento?

Não tenha medo de dizer que não sabe isso não é vergonha para ninguém, deixe explícita sua vontade de querer aprender, se ganhará a confiança dos seus subalternos. Imagine suas peças sendo reproduzidas Brasil a fora?


Estar aliado com a tecnologia é um grande diferencial. O tempo se modernizou, as máquinas também, então estar sempre antenado às mudanças tecnologias no ramo de confecção e têxtil é fundamental.

Volte para a sala de aula, caso seja preciso. Nunca é tarde para se qualificar, e aprendizado, nunca é demais. Os cursos estão aí exatamente para isso.

Tenha alegria! Trabalhar feliz é essencial para a carreira promissora. Um sorriso sincero transmite paz, confiança e serenidade.

Por que me qualificar?

Quando o profissional é qualificado para o mercado de trabalho, ele deixa de ser apenas mais um, e passa a ser referência no ramo que atua, ou seja, não faltará trabalho nunca. Estar qualificado é isso, acompanhar a mudança, ser a mudança e estar sempre apto ao mercado.

Onde me qualificar?

Para isso, existem escolas particulares próprias para ministrar os cursos de costura para quem quer ingressar no ramo, e também, cursos profissionalizantes para quem já trabalha com confecção e procura estar sempre em destaque.

Princípios básicos de qualquer costureira

Ética e competência

Ética para usar a verdade em todas as circunstâncias assumindo aquilo que poderá cumprir no prazo estabelecido e competência para executar o trabalho e deixar o cliente satisfeito.

Qualidade na prestação de serviços


Ter um excelente material de trabalho para fazer sempre o melhor serviço e assim, fidelizar o cliente.

Automarketing

Fazer uma boa propaganda de si, do seu serviço, não é errado desde que não confunda com egocentrismo.

Organização e limpeza

São itens fundamentais, ter um local de trabalho limpo e organizado é essencial para ter êxito no trabalho desenvolvido.

Ao seguir dicas simples, como essas, e não deixar de inovar, se inspirar, se atualizar, você será uma profissional talentosa, competente e extremamente qualificada para o mercado de trabalho, e ao invés de ser só mais uma você será a referência para alguém que está começando e quer chegar onde você está. Em outras palavras, investindo em você, você só tem a ganhar.

Boa sorte!

Fontes:
http://www.cpt.com.br/artigos/costureira-prospere-na-profissao-por-meio-da-capacitacao#ixzz3YcZYbep2
http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2013/05/falta-de-costureiras-afeta-producao-de-fabricas-em-rio-preto-sp.html
http://textil.sp.senai.br/cursos/18/328/cursos-tecnicos
http://www.cpt.com.br/artigos/costureira-prospere-na-profissao-por-meio-da-capacitacao
Creditos: blog.costurebem.net