Descubra os Maiores Segredos do Trabalho em Feltro e Crie Lindos Artesanatos de Maneira Simples

Abaixo você verá algumas dicas importantes relacionadas à confecção das guirlandas de feltro.

Moldes definitivos
Existem várias maneiras de fazer seus moldes. Uma delas é colar contact dos dois lados da folha onde estão os riscos e depois recortar com bastante cuidado. Desse jeito você terá moldes impermeáveis e mais firmes. Outra sugestão é fazer seus moldes com aquelas folhas de raio-x ou com acetato, fica uma beleza!


Linhas para artesanato em feltro

As linhas mais indicadas para trabalhos com feltro são as de meadas e as de pesponto. Para fechar a guirlanda, é indicado usar dois fios.

Pontos mais usados
Os pontos mais utilizados nos trabalhos em feltro são o ponto caseado e o pesponto.

Melhor cola para feltro
A cola recomendada para trabalhos com feltro é a cola quente. Basta aplicar a cola e pressionar um pouco.

Acabamento com aviamentos
Para deixar o trabalho com guirlandas ainda mais profissional, utilize apliques variados na finalização da guirlanda e dos personagens, utilize rosinhas de sianinha, flores de fuxico, contas, mini pérolas, botões, fitas de renda, fitas de cetim, penduricalhos e flores em feltro. Esses simples detalhes fazem toda diferença na peça finalizada.


Bochechas rosadas
Para que os personagens da guirlanda fiquem ainda mais fofos e com um aspecto saudável, passe nas bochechas deles um pouco de blush com um aplicador de sobra limpo ou com uma haste de algodão. O resultado fica ótimo!

Dica nº 1 – Os pontos mais utilizados para artesanatos com feltro são: caseado e pesponto. Se você tem dúvidas sobre esses pontos dois pontos ou ainda não sabe como eles são feitos, não deixe de conferir o mais informações de como fazer ponto caseado e pesponto.

Dica nº 2 – Para costurar o feltro, você pode utilizar linha de costura normal (retrós), linha de pesponto ou linha de meada. Utilize sempre linha simples, da mesma cor do feltro, para alcançar um resultado bem delicado.

Dica nº 3 – Para fazer os olhinhos dos personagens (bonequinhas, menininho, bichinhos) utilize miçangas, aplicadas com o ponto escondido.

Loading...

Dica nº 4 – A agulha para artesanato em feltro é a normal, a de costura mesmo. Você escolhe o tamanho e a espessura que melhor se adaptar. As agulhas com a ponta fininha são melhores na hora de furar o feltro.
Dica n° 5 – Quando você for riscar o feltro, procure o lado “avesso”. Esse lado tem um aspecto áspero, ou menos liso que o lado direito. Risque nele os seus moldes de forma “espelhada” para sair da maneira correta no lado direito.

Dica nº 6 – Na internet há uma infinidade de moldes gratuitos disponíveis! No início escolha um simples, para você ir treinando. Se quiser mais opções confira o nosso pacote de riscos para artesanato.

Dica nº 7 – Para fazer seus moldes, utilize um papel mais firme. Uma boa dica é utilizar caixas de leite e as de suco para criar os moldes pequenos, elas são firmes e possuem ótima durabilidade. Você pode utilizar ainda a folha de acetato ou papel cartão, que também atendem muito bem.

Dica nº 8 – Para guardar os moldes grandes, utilize pastas sanfonadas ou pastas fichário. Os plásticos transparentes fazem muito bem o papel de organizar com praticidade. Para os moldes pequenos, os álbuns de fotografia simples atendem essa necessidade.


Dica nº 9 – A melhor cola para usar no feltro é a cola quente. Mas use-a com bastante cuidado para não danificar a peça – aplique aos poucos, atentando-se para o fato de que ela seca rapidamente.

Dica nº 10 – Após aplicar a cola quente, aperte o feltro com firmeza até que a cola seque completamente. Para colar os pequenos detalhes das peças de artesanato em feltro, você pode utilizar cola de silicone.

Dica nº 11 – Para riscar o feltro, você pode utilizar qualquer caneta esferográfica. Para riscar em feltro escuro, a caneta vermelha é mais indicada, pois fica em destaque. Outras alternativas são as caneta em gel prata e dourada.

Dica nº 12 – Utilize o máximo possível do feltro. Tente encaixar os moldes de forma que tenha o mínimo possível de desperdício. Mas mesmo assim sobram retalhos… guarde todos, pois eles poderão ser utilizados para fazer detalhes como olhinhos, asinhas de passarinhos, cabelinhos etc.

Dica nº 13 – Para cortar o feltro, utilize uma tesoura bem afiada, separe ela somente para cortar o feltro. Porém, mesmo com esses cuidados, vale lembrar que o feltro costuma cegar rapidamente a tesoura.

Dica nº 14 – Na hora de fazer artesanato com feltro, utilize um enchimento de boa qualidade, de preferência fibra siliconada. Ela dará um aspecto delicado e uniforme para as suas peças.

Dica nº 15 – Para dar um acabamento bonito em suas peças, sempre utilize aviamentos para complementar seus trabalhos. Contas, meias pérolas, pérolas, sianinha, fitas etc. Faça suas peças com bastante amor e dedicação, assim o resultado encantará a todos!

Conforme você for treinando e se aperfeiçoando, os seus trabalhos ficarão cada vez mais lindos e bem feitos. Quando você já estiver com bastante prática, faça peças bem legais e presenteie amigos, irmãos, sobrinhos, vizinhos… Desta forma as pessoas saberão que você está fazendo lindos trabalhos, e poderão até se interessar.
Fonte: revistaartesanato.com.br


Loading...