Dicas de Costura Que Irão Te Ajudar Muito e Você Nem Imagivana


Para você iniciante na costura, ou até mesmo quem já está acostumado a viver entre linhas, agulhas e ajustes, a Sigbol te dá algumas dicas valiosas na hora de confeccionar ou ajustar uma peça:

A margem de costura.
Para uma costura perfeita é preciso segurança!

Deixe um espaço como margem de costura. Use dois (ou mais) lápis ou canetas presos um ao lado do outro, suas pontas ficarão separadas com o espaço desejado.
dicas-de-costura-artesanato-tecido

Alfineteiro.
Para quem usa e abusa dos alfinetes como auxiliares na hora da costura, faça um alfineteiro como já ensinamos aqui. Use palha de aço como enchimento, assim seus alfinetes e agulhas ficarão sempre afiados.
dicas-de-costura-artesanato-tecido2
Faça um alfineteiro para a sua máquina também (para que os alfinetes não fiquem perdidos no chão ou entre os vãos da mesa).

dicas-de-costura-artesanato-tecido3

Outra possibilidade para alfinetes perdidos é uma tigela magnética!

Providencie uma tigela (ou prato) e cole dois ou mais imãs na parte de inferior do recipiente escolhido, os alfinetes se concentrarão na região magnética (onde o imã foi colado).
dicas-de-costura-artesanato-tecido4

Na hora da barra!
Na hora de costurar uma barra, os alfinetes podem auxiliar, mas para quem está começando ou quem quer rapidez e facilidade, use presilhas.
dicas-de-costura-artesanato-tecido5

Linha solta.
Colocar a linha na agulha gera reclamações independentemente do grau de experiência.

Use spray fixador na ponta linha.
dicas-de-costura-artesanato-tecido6

Ao pregar um botão use esmalte incolor para que a costura não se desfaça.

dicas-de-costura-artesanato-tecido7

O ferro faz parte da montagem.
No caso de roupas brancas, camisas ou camisetas, espalhe um pouco de talco na área das axilas e logo em seguida passe o ferro, isso amenizará o aparecimento de manchas amareladas causadas pelo suor.

dicas-de-costura-artesanato-tecido8

Se seu ferro está sujo, use sal para limpá-lo!

Espalhe uma quantidade razoável numa superfície plana em seguida posicione o ferro em sua temperatura máxima sob o sal, pressionando-o em movimentos circulares, repita tal operação até a chapa do ferro estar limpo como desejado.

dicas-de-costura-artesanato-tecido9