Para deixar a sua vida de costureira muito mais fácil, estas dicas te ajudarão a ser mais ágil em cada etapa

Para deixar a sua vida de costureira muito mais fácil, estas dicas te ajudarão a ser mais ágil em cada etapa e você terá muito mais liberdade para criar projetos originais de costura sem nenhum estresse

1. Costurar couro é diferente de tecidos. Tenha em mente que a textura do couro é diferente de outros tipos de tecido, então, para fazer os furos, prenda-o com clipes para manter os tecidos juntos e não correr o risco do furo não desaparecer.




2. Com o passar do tempo, percebi que os alfinetes e agulhas ficam menos afiados devido ao uso constante. Mas descobri um truque excelente para evitar isso. Ao invés de espetá-las em uma almofada comum, espete-as em uma esponja de aço.

3. Fita washi para fazer marcas de costura. Para quem não conhece, a washi é uma fita de papel de arroz, bastante delicada e usada para decoração. Ela pode ser um ótimo item na costura, para indicar marcas, e principalmente para quem tem dificuldade em saber onde costurar ou manter-se em linha reta. Basta colocá-la na máquina para indicar onde costurar. Você pode adquirir esta fita em lojas virtuais na internet e casas especializadas em produtos japoneses.

4. Uma pinça de costura pode ser muito útil. Este acessório é excelente para quem precisa fazer reparos no cós (cintura) de uma calça ou manga de camisa, ou puxar um elástico para fora. Insira a pinça dentro do cós ou manga, segure com a pinça e remova.

5. Pesos de tecido podem ser muito úteis (facilitam muito na hora de cortar pedaços de tecido), mas podem ser um pouco caros. Pois faça você mesmo o seu. Com muito pouco você pode comprar arruelas de cerca de dois centímetros cada, ou a mais pesada que você conseguir. Usando cola quente, cole as arruelas (precisam ser do mesmo tamanho), e então finalize enrolando-as com o tecido de sua preferência. Esses pesos são ótimos para manter o tecido firme na hora de costurar.

6. Faça a marca da bainha usando uma cartolina. Corte um retângulo de 20 x 12 centímetros ou maior, e faças as marcas dos dois lados. Esta técnica ajuda a passar o ferro nas dobras ou em bainhas. É também uma boa dica para criar dobras e pregas.


7. Mantenha as bobinas organizadas e seguras usando um separador de dedos, aquele usado pelas manicures. Use uma escova pequena para retirar qualquer pedaço de linha que ficou entre as bobinas.

8. Evite que os botões caiam da roupa. Para isso, basta passar um pouco de esmalte incolor em cima de cada botão para evitar que soltem, e assim não correrá o risco de ter que costurá-los novamente, ou até mesmo perdê-los.

9. Esta é uma técnica muito simples para criar marcas de costura. Simplesmente junte dois lápis com elásticos de borracha a uma distância de 8 milímetros entre cada um deles, e então desenhe as marcas. Feito isso, você pode cortar o tecido e está pronto para costurar.

10. Com esta simples técnica, marque o fim do furo do botão com um alfinete. Quando precisar desfazer uma casa, isso vai te ajudar a não descosturar demais!


Loading...