11 Sugestões Para Aumentar e Melhorar a Produtividade de Sua Costura


Nós sabemos que todo mundo deve ter em sua vida uma gama de bons profissionais, mas quando falamos das costureiras essa dica é ainda mais importante. Isso porque essas profissionais são tão importantes que costumamos ficar com elas por toda a nossa vida.

Afinal, não é sempre que conseguimos encontrar alguém que faça aquela barra perfeita, que costure uma fantasia do jeito que queremos ou até mesmo que dê um jeitinho naquela roupa que rasgamos sem querer.

Mas uma das dúvidas que cercam essas profissionais é sobre o modo como seu trabalho pode ser desempenhado. Muitas acreditam que não existe um modo de aumentar ainda mais a produtividade de sua costura, apesar de ver que as peças chegam sem parar.

Por isso, resolvemos compilar algumas sugestões importantes para que você resolva esse problema e consiga aumentar ainda mais a produção de sua linha de costura profissional. Seja ela composta apenas por você ou até mesmo por um time de costureiras.

Quanto maior a produtividade, maior o seu negócio

1 – Planeje o seu dia: Pode até parecer uma sugestão boba, mas o planejamento é uma das partes mais importantes do seu trabalho. Isso porque é preciso que você tenha um cronograma para que tudo corra como deve durante o dia.


Isso acontece porque o aumento da produtividade acontece sempre que você muda um método, melhora um procedimento, ou até mesmo conserta aquela máquina que está travando em alguns momentos. São as pequenas coisas que fazem com que a sua produtividade aumente cada vez mais e também serão elas que vão fazer com que você resolva todos os seus problemas na produção.

2 – Observe o seu ambiente de trabalho: A produtividade aumenta toda vez que você se organiza, por isso, preste muita atenção em seu ambiente, veja onde cada coisa está e como ela pode lhe ajudar. Por exemplo, se as baias onde você deixa as peças a serem feitas ficam muito longe de sua mesa, o tempo que você perde indo até ela, fará com que a sua produção renda menos do que deveria.

Ou até mesmo se você anota os reparos das peças em um caderno e tem que consultá-lo toda vez que pega a roupa vai fazer com que você perca um tempo desnecessário. Uma dica é colocar as peças em sacos transparentes e grampear nos sacos o que a peça precisa, assim como as instruções e também o prazo prometido para o seu consumidor.

Além disso, faça uma organização até mesmo nas datas e prazos e coloque as peças em ordem, assim você evita perder as peças no meio do caminho.

3 – Mantenha suas máquinas sempre com a manutenção em dia: Isso evita que elas quebrem e atrasem o seu trabalho, além de fazerem com que você tenha sempre o produto funcionando em perfeito estado e que nada fora do normal aconteça.

4 – Fique de olho na qualidade: Sempre que você terminar um trabalho, você deve verificar como ele foi executado. Se algum problema acontecer, o processo deverá ser refeito. Por isso, se atente a qualidade de todos os produtos.

Iniciantes ou veteranas na costura, todas gostamos que as nossas costuras tenham um aspecto polido e profissional. Com apenas alguns passos simples podemos melhorar os nossos hábitos de costura e a nossa técnica para que os nossos trabalhos fiquem com um aspecto profissional.

Ficam aqui 4 passos simples para aperfeiçoarmos a nossa técnica de costura.

Passo 1: Corte os moldes com cuidado.

Quando estamos a trabalhar com um tecido com padrão, devemos pressionar bem o papel contra o tecido para evitar que ganhe rugas e que o corte fique irregular.

Se o nosso projecto tiver diferentes medidas, convém medir mais do que uma vez antes de cortar. Para tal, podemos usar uma régua ou um cortador rotativo para cortar com maior precisão.

dicas-para-melhorar-costura

Passo 2: Medir sempre com atenção.

Medir bem e com cuidado é essencial nos nossos trabalhos, já que um ligeiro erro pode danificar o resultado final de um projecto.

Verifique sempre as direcções do padrão e deixar sempre uma ligeira margem, são detalhes que fazem toda a diferença no final.

Estas margens devem ser aparadas no final, com especial cuidado nos cantos. Isto reduz o volume e deixa o trabalho com a forma adequada.

dicas-para-melhorar-costura2

Passo 3: Passar a ferro corretamente.

Um dos passos que faz mesmo toda a diferença é o cuidado que temos em passar a ferro os tecidos que estamos a trabalhar. Para tal, devemos usar as ferramentas mais adequadas e a escolha correcta do calor para o tipo de tecido que estamos a trabalhar.

Para tecidos mais difíceis, podemos também usar aqueles sprays para facilitar o nosso trabalho.

dicas-para-melhorar-costura3

Passo 4: Os detalhes fazem a diferença.

Não tenha medo de costurar algo à mão, se o seu projeto exige. Claro que costurar à mão leva muito mais tempo do que à máquina, mas se queremos resultados perfeitos vale bem a pena o tempo que dispendemos.

dicas-para-melhorar-costura4