A Melhor Técnica Correta Para Não Errar o Barrado com Ponto Segredo de Crochê


Medida:
62 x 55 (sem barrado).

Material:
fio Pingouin Carinho (novelo com 40 g), 5 novelos na cor baby (301); agulhas para tricô Pingouin nº 4 ½; agulha para crochê Pingouin 2,0 mm; 1 aplique espelhado em formato de flor lilás; 1 conta perolada média; fio de viscose para crochê rosa.

Pontos Utilizados:
ponto (ponto), tricô (tricô), meia (meia), laçada, mate duplo (tire 1 ponto sem fazer em meia, 2 pontos juntos em meia, arremate o ponto sem fazer sobre o tricotado), cordão de tricô (direito e avesso em tricô), correntinha (corr.), ponto baixíssimo (p.bx.), ponto baixo (p.b.), ponto alto (p.a.), ponto segredo (acompanhe o esquema).

Amostra:
um quadrado de 5 x 5 cm (agulha para tricô nº 4 ½) = 9 pontos x 16 carreiras, medidos sobre cordões de tricô.
ponto-segredo-croche
Modo de fazer:
manta – usando 2 fios juntos, monte 111 pontos na agulha para tricô, trabalhe 8 carreiras em cordões de tricô. Continue trabalhando os pontos da seguinte maneira: 5 pontos em cordões de tricô, 101 pontos em ponto fantasia acompanhando o diagrama 1, 5 pontos em cordões de tricô. Repita o intervalo indicado em carreiras 11 vezes, trabalhe mais 2 carreiras em cordões de tricô e arremate todos os pontos.
Flor – faça 4 correntinhas, 1 ponto baixíssimo laçando a 1ª correntinha para fechar o anel e trabalhe ao redor, acompanhando o diagrama 2. Após concluir a 4ª carreira, arremate.

Acabamento:
trabalhe o barrado em ponto segredo ao redor da manta, alongando a laçada por aproximadamente 1,5 cm. Trabalhe 7 carreiras usando apenas o fio Pingouin Carinho, trabalhe mais 1 carreira usando 1 fio Pingouin Carinho e 1 fio de viscose para crochê juntos. Arremate. Aplique a flor no canto da manta. Aplique a flor espelhada com a conta no centro do miolo da flor de crochê.

Fonte: portaldeartesanato.com.br

Aprenda a fazer Croche – Ponto Segredo

Depois das “aulas anteriores”, de ter conhecido os pontos básicos do croché e de assistir o vídeo que fala sobre como interpretar gráficos de croché, acho que já estamos preparados para dar início a criação de alguma peça de croché. Vamos conhecer então o PONTO SEGREDO. Na minha opinião, um ponto muito bonito e muito fácil de fazer principalmente para quem é iniciante na arte.

Ponto-Segredo

ponto-segredo-passo-passo-croche

ponto-segredo-croche4

ponto-segredo-croche3

ponto-segredo-croche2

ponto-segredo-croche1