Como Costurar a Mão – 07 Pontos básicos usados e dicas para começar

Separamos algumas dicas para você aprender como costurar a mão e treinar em casa



OPORTUNIDADE Especial para Aprender ou
Melhorar seu Corte e Costura de uma forma Simples!
Clique AQUI Agora!!

Se você pensa que para começar a costurar precisa gastar muito dinheiro cm cursos, comprar uma máquina cara ou já ter alguma experiência, saiba que você está totalmente enganada.

Apenas com linha, agulha e tecido você já pode fazer lindas peças e até reparar roupas. Hoje nesse post você vai aprender como costurar a mão e os 7 pontos mais usados nesse tipo de costura.

É muito importante saber usar a linha e agulha pois são elas que te salvarão em situações de emergência como uma meia rasgada, um botão que caiu, aquele saia que furou quando está quase chegando na festa da sua amiga.

Quem já não passou por essas situações não é mesmo? E nem sempre vamos ter uma máquina de costura por perto. Então preste muita atenção na aula de hoje e comece a treinar a sua costura a mão pois ela pode ser sua melhor amiga em alguns momentos de sua vida.

Diversos pontos a mão podem ser feitos e com a mesma resistência e aparência dos da máquina de costura. No vídeo explicativo abaixo vamos te ensinar a fazer 7 pontos essenciais para você sobreviver a qualquer situação.

Nós da Artesanato Total recomendamos bastante o Curso de Corte e Costura para quem quer começar nessa área muito rentável.

Leia também: Aprenda como fazer canto mitrado perfeito na sua costura.

Aprenda como costurar a mão passo a passo

Créditos do Vídeo: Meu Manequim







Como Costurar à Mão?

Primeiramente escolha agulha e a linha

Atente-se para a espessura da sua agulha, ela tem de ser compatível ao tecido que você escolheu trabalhar. Por exemplo; para tecidos mais duros, rígidos escolha agulhas mais grossas e resistentes. Para os tecidos mais delicados e fininhos, o ideal são as agulhas mais finas.

Dica: para tecido sintético use a linha de poliéster e para o algodão utilize as linhas de algodão.

Dicas para utilizar a lina na costura a mão

Use o tamanho da sua linha referente ao pedaço do tecido em que você vai trabalhar. Para não deixar que enrole a linha, corte pedaços com no máximo 38 centímetros.

Em vários pontos é usado a linha simples.Para tê-la, passe 11 cm de linha pela agulha e faça um nó na outra ponta, que deve ficar mais longa.

Um dica para realizar pontos com linha duplas é corta um pedacinho de 75 cm. Depois passar a linha na agulha até só a metade e fazer um nó, juntando as pontas.

Pontos de costura a mão

Ponto Alinhavo

Esse ponto tem um Baixo nível de segurança e é muito indicado para: Costuras temporárias. Que nada mais é do que as costuras que ainda não estão prontas, as que você faz para apenas ter uma ideias de como ficará o trabalho final.

ponto alinhavo Como Costurar a Mão

Como fazer: São pontos pontos iguais e largos tanto em baixo como cima no tecido

Nós da Artesanato Total recomendamos bastante o Curso de Corte e Costura para quem quer começar nessa área muito rentável.

Ponto Corrido

Com nível médio de segurança o ponto corrido ideal para reparos em roupas descosturadas.

ponto corrido Como Costurar a Mão



NOVIDADE: Aprenda de forma
FÁCIL a fazer Modelagem, Corte e Costura!
Clique AQUI

Como fazer: Feito da mesmo forma que o ponto de alinhavo. A diferença é que os pontos devem ser mais estreitos. Parte de baixo no tecido, devem ser bem menores que os da parte de cima do tecido.

Ponto Atrás

Tem um nível muito alto de segurança, pois é muito parecido com o ponto reto da máquina de costura. É ideal para fazer roupas roupas em geral.

ponto atrás Como Costurar a Mão

Ponto Chuleado

Esse ponto tem um nível médio de segurança e é ideal para que impeça que o tecido desfie e deixe seu trabalho feio.

ponto chuleado Como Costurar a Mão

Ponto Invisível

Com um nível médio de segurança o ponto invisível é indicado para fazer bainha de roupas (calças, bermudas, etc)

Ponto invisivel Como Costurar a Mão

Como fazer: O segredo é deixar a linha muito bem escondida, como na imagem acima.

Agora que você já sabe que Costurar a Mão não é uma bicho de sete cabeças, é a hora de você sair da zona de conforto e começar a treinar e logo perceberá como é gostoso e gratificante costurar.

Recomendamos: Quer participar de um Curso de Costura? Veja como Aqui!