Caixotes de feira: dicas fantásticas para usar na decoração

Como usar os caixotes de feira para criar elementos e valorizar a decoração de interiores



OPORTUNIDADE Especial para Aprender ou
Melhorar seu Corte e Costura de uma forma Simples!
Clique AQUI Agora!!

Já parou pra pensar em quantas embalagens são fabricadas especialmente para que as pessoas possam carregar os produtos que compram?

Frutas, verduras e outros alimentos, por exemplo, são levados dos produtores aos mercados através de caixas. Rapidamente, elas são jogadas fora, o que poderia ser classificado como um crime contra a natureza, não é mesmo?

Mas e se pudéssemos reaproveitá-las na decoração?

Caixotes de feira
Revista Viva Decora

O modo de vida adotada pelo homem moderno parece estar em um caminho sem volta. É quase improvável que se possa ainda frear suas ações negativas contra o Planeta.

Mas é obrigação dos profissionais buscar formas de amenizar seus impactos. Reaproveitar objetos ou reciclar materiais é só uma das muitas boas alternativas que se pode adotar no planejamento de interiores.

Felizmente, as pessoas já estão mais conscientes em relação aos danos que o consumo excessivo de materiais pode estar fazendo contra o meio ambiente. Uma grande e significativa parcela delas já está adotando novos hábitos, como tentar utilizar embalagens para criar móveis e objetos decorativos.

E os caixotes de feira são um dos elementos com o qual os designers têm mais exercitado sua criatividade.

Caixotes de feira

Juliana Pippi




NOVIDADE: Aprenda de forma
FÁCIL a fazer Modelagem, Corte e Costura!
Clique AQUI

Como é feito o reaproveitamento de caixotes de feira

Onde encontrar os caixotes?

Muitos mercados costumam receber produtos dos seus fornecedores através de caixas plásticas ou de madeira – esse é o caso das frutas e verduras.

Depois de colocar os produtos em exposição nas prateleiras e vendê-los, muitas dessas embalagens acabam sendo simplesmente descartadas no lixo. Tudo bem que uma parte fica mesmo suja ou quebrada no transporte. Mas, e quanto às demais?

Caixotes de feira

Michel Safatle e Patricia Kolanian Pasquini

Várias caixas de comida e bebida são utilizadas apenas uma vez e, mesmo novas, são jogadas fora. Alguns diriam que esse é o processo normal; que, de fato, é assim que o sistema deve operar.

Mas, será que é o certo mesmo? Obviamente, os números apresentados por pesquisadores e organizações, como o Greenpeace, não mentem. Os materiais mau descartados pelo homem estão poluindo os  rios, mares e matas.

Você pode estar se perguntando agora o que poderia fazer em contrário a tudo isto que foi dito. Pois bem, abra a sua mente e reflita. Imagine as possibilidades que os caixotes de feira podem dar à decoração de sua casa.

Acredite ou não, é possível ambientar um espaço inteiro só com essas peças. Não é difícil encontrar exemplos em revistas e sites especializados em moda para casa.

Caixotes de feira

Dado Castello Branco e Idealizzare Arquitetos 

Como personalizar os caixotes?

Podem-se ver, inseridos em propostas de vários arquitetos, peças criadas com materiais resgatados do lixo. No caso dos caixotes, em especial, é preciso garimpar as peças que estejam em melhor estado para o reaproveitamento.

Talvez seja preciso que a pessoa restaure os módulos. Às vezes, basta apenas limpá-los com um pano umedecido e passar um verniz. Outras é preciso tapar furos com massa, lixar e pintar.

Claro que é possível personalizar os caixotes de feira de várias formas – e não apenas com tinta. Um exemplo fácil é cobrir as ripas ou as faces com tecido ou papel contact.

Outra ideia é fazer uma sobreposição de recortes de jornais e revistas, de fotografias, e muito mais. Tudo vai depender da criatividade e habilidade manual da pessoa; assim como também da proposta de decoração para o ambiente.

Caixotes de feira

Revista Viva Decora

Como são utilizados os caixotes de feira na decoração de interiores

Assim como a personalização dos caixotes faz relação com as ideias imaginativas da pessoa – do dono do imóvel ou designer – a utilização delas em uma decoração também. Para interiores, pode-se ver esse tipo de elemento sendo utilizado de diversas maneiras, desde a sala de estar ao dormitório.

O único “porém” é que as peças em madeira precisam ser mais bem tratadas se forem ser colocadas em áreas úmidas.

Nas imagens apresentadas, veem-se caixotes de feira sendo utilizados de modo isolado, como nichos de parede –  no lugar de nichos comuns e estantes. Ou ainda como mesas auxiliares – com acréscimo de pés ou rodízios.

Também em grupos, organizado ordenadamente – um ao lado do outro ou um sobre o outro -, servindo de aparador ou estante. E ainda desordenadamente, como elemento escultural.

Caixotes de feira

MORAR MAIS POR MENOS GOIÂNIA  e Buji Decoração Reuso 

Como organizar os caixotes?

Se você deseja criar em sua casa uma composição mais uniforme, será necessário, então, separar caixotes de mesmo tamanho. Eles podem ficar apenas empilhados, mas também fixados à parede, exibindo peças decorativas. Só tome cuidado para utilizar um tipo de prego ou parafuso correto, que não venha a rachar a madeira ou quebrar o plástico.

Caixotes de feira

Prima Store

O que guardar dentro dos caixotes?

Preencher os caixotes de feira é a etapa mais descompromissada. Normalmente, as pessoas os utilizam para guardar objetos como livros, revistas, brinquedos, CDs, vasos e até quadros.

Caixotes de feira

Buji Decoração Reuso  e Céline Desroches

O importante é você abrigar dentro deles coisas que lhe forem úteis, que lhe tragam boas sensações e que façam sentido com a proposta do ambiente – até porque ficarão expostas. Fora isso, divirta-se!

Estas dicas dicas de decoração com caixotes foram criadas pela equipe Viva Decora.

Recomendamos: Quer participar de um Curso de Costura? Veja como Aqui!