Caixotes de Madeira virando Artesanato para Decoração de Interiores

Decoração DIY: faça você mesmo uma linda mesa de centro para a sala de estar utilizando caixotes



OPORTUNIDADE Especial para Aprender ou
Melhorar seu Corte e Costura de uma forma Simples!
Clique AQUI Agora!!

Numa sala de estar, existem aqueles móveis mais básicos – que jamais poderiam faltar -, como os sofás.

Também há aquelas peças auxiliares super charmosas que ajudam a complementar a decoração e deixar o ambiente mais funcional, como a mesa de centro. Mas, por vezes, esses móveis secundários podem pesar o orçamento e serem deixados de lado em detrimento daquilo que é mais importante.

Mesmo que a pessoa não tenha dinheiro para investir numa mesa de centro pronta, não quer dizer que ela não possa construir uma com as suas próprias mãos. A moda do DIY, ou “faça você mesmo”, ainda está bastante em alta.

E não se trata apenas de economia doméstica, mas também uma oportunidade de personalizar a decoração da casa, de colocar pra fora a criatividade e, de quebra, ajudar a natureza.

Itens que iriam para o lixo poderiam, facilmente, ser convertidos em móveis para a casa. Um exemplo são os caixotes de madeira ou de plástico que são utilizados para o transporte de certos produtos, como frutas e garrafas de refrigerante.

Se essas peças estiverem em boas condições e forem bem higienizadas podem ser úteis na montagem de uma bela mesa de centro para a sala de estar. Duvida? Veja as dicas a seguir!

Leia também: Como reaproveitar caixotes de feira

Caixotes - mesa de centro
Foto de Dactylo (divulgada por Nadine Guerra)

Como montar uma mesa de centro usando caixotes

Nas imagens apresentadas neste texto existem bons exemplos de mesas de centro que foram montadas através de caixotes de madeira ou de plástico.

Caixotes - mesa de centro
Marcos Gouvêa Arquitetura

Algumas soluções parecem despojadas, sem muito refinamento; só uma pilha de blocos que, por acaso, é utilizada como móvel. Agora, outras foram mais bem elaboradas e, de fato, podem ser admiradas como verdadeiras peças de design.

Caixotes - mesa de centro
Revista Viva Decora

Passo-a-passo para fazer e personalizar a mesa

Qualquer pessoa com o mínimo de habilidade manual e imaginação pode criar uma mesa usando caixotes. O primeiro passo é unir certo número deles. Não é difícil encontrar as peças. Basta fazer uma procura nos mercados.




NOVIDADE: Aprenda de forma
FÁCIL a fazer Modelagem, Corte e Costura!
Clique AQUI

Algumas empresas vendem caixas sem uso, novas e limpas. Outras podem fazer um acordo e vender aquelas que ainda estão boas, mas que seriam descartadas – ou seja, que iriam para o lixo.

Infelizmente, é bem comum os caixotes serem utilizados apenas uma vez no transporte de comidas e bebidas e, depois, jogados fora. Por fim, todo esse material, se mal descartado, deve seguir para os rios, mares e florestas, poluindo-os.

É um enorme desrespeito com a natureza! Por isso que investir no reaproveitamento e na reciclagem é tão importante, inclusive em se tratando de decoração de interiores.

Após conseguir o número necessário de caixotes para a montagem da mesa, é vez da pessoa preparar as peças. Aquelas feitas de madeira podem receber uma camada de um produto anti pragas.

Em seguida, serem lixadas, para extrair qualquer rebarba ou defeitos que possam comprometer a estética do móvel. Receber uma demão de tinta PVA branca, como fundo. E, por fim, personalizadas.

Caixotes - mesa de centro
Silvia Spolaor e Patricia Kolanian Pasquini

A montagem da mesa de centro de caixotes

Tem várias formas diferentes de se montar uma mesa de centro com caixotes. Claro que não dá para inventar muita história. Afinal, os módulos já são grandes e poucos deles já serão necessários para completar o móvel.

Em certos exemplos, vê-se apenas uma caixa sobre a outra, simples assim. Já noutros, duas ou quatro unidades são fixadas lado-a-lado, formando um quadrado ou retângulo de partes laterais vazadas.

Caixotes - mesa de centro
Foto de Dactylo (divulgada por Nadine Guerra)

Algumas pessoas resolvem montar mesas de caixotes da maneira mais fácil possível, sem dar qualquer acabamento. Outras já gostam de inventar formas de valorizar o móvel.

Uma ideia é pintar os módulos com tinta ou encapá-los com um vinil bem colorido. Também se pode colocar uma placa de vidro na parte superior. E ainda fazer um pezinho para a parte inferior, elevando todo o conjunto do chão.








Caixotes - mesa de centro
Casa Aberta

Como usar sua mesa de centro de caixotes na decoração da sala de estar

Não é muito simples combinar caixotes com decoração de interiores. Mesmo personalizando bastante as peças, sua aparência ainda parecerá muito rústico.

Certos móveis montados com este tipo de material têm um visual bastante simples e descolado. Por isso mesmo, dificilmente poderão se encaixar em ambientes de estilo clássico, sofisticado e elegante.

As mesas de centro de caixotes combinam mais com ambientes jovens, que tem mesmo essa cara um tanto quanto improvisada, diferente e divertida.

Fica ainda mais interessante se a mesma possa ser contrastada com objetos ornamentais mais modernos e de materiais opostos. Um exemplo seria colocar em cima um abajur com base metálica – o objetivo é equilibrar os elementos e fazer o ambiente ficar mais bem harmonizado.

Caixotes - mesa de centro
Casa Aberta

Gostou das ideias? Que tal então juntar uns caixotes e montar um móvel para a sua casa?

Não precisa ser necessariamente uma mesa de centro. Pode-se fazer também bases para sofás, aparadores, estantes, nichos de parede e muito mais.

Use a sua criatividade e mãos à obra!Estas dicas de como usar mesas de centro de caixote foram selecionadas pela equipe Viva Decora.

Recomendamos: Quer participar de um Curso de Costura? Veja como Aqui!