Colchas artesanais para personalizar cama box ou tradicional

Colchas artesanais para personalizar a decoração do seu quarto



OPORTUNIDADE Especial para Aprender ou
Melhorar seu Corte e Costura de uma forma Simples!
Clique AQUI Agora!!

Existe um propósito para se usar colchas sobre as camas. A ideia é deixar as peças do jogo de lençóis e o edredom – que ficarão em contato direto com a pessoa durante a noite – mais bem protegidas do acúmulo de poeira. 

Além disso, elas podem deixar a casa mais estilosa e aconchegante. Então, sendo sua cama box ou tradicional, é preciso saber escolher tal roupagem para valorizar a decoração do quarto.

E existem vários modelos lindos de colchas e mantas a venda nas lojas. Mas você já pensou em apostar em um modelo mais artesanal? 

Saiba que isto está em alta nos projetos de interiores. Afinal, várias técnicas artesanais podem ser usadas na produção de colchas para cama. Confira a seguir exemplos incríveis de peças que você pode usar em sua casa.

PAGAMA arquitetura + design

Sobre as colchas artesanais

Jogo de cama é necessário para o conforto das pessoas no momento de de dormir sobre o móvel. 

Contudo, também é um jeito eficiente que os decoradores encontraram de renovar rapidamente as decorações de quartos.

É um modo criativo de dar aquele toque a mais de personalidade e estilo a estes ambientes. Além disso, de deixar os cenários bem coloridos. De fato, um investimento que vale mesmo a pena.

Agora, dentre a variedade enorme de modelos de colchas disponíveis no mercado, muita gente prefere comprar aquelas peças prontas. 

Acontece que, se a pessoa quiser agregar um valor simbólico afetivo ainda maior para o quarto, pode ser mais interessante apostar em um trabalho artesanal.  Esta também é uma forma muito positiva de valorizar a cultura de seu estado ou do seu país.

Leia também: Lindos modelos de tapetes de crochê para decoração de quartos.

Bender Arquitetura

Além das colchas artesanais serem costumeiramente muito bonitas, podem até custar bem menos do que o valor de uma colcha comprada pronta, produzida em fábrica.

E, diferente do que muitos possam pensar, artigos feitos à mão combinam com os novos estilos de decoração moderna. Ou seja, eles podem muito bem ser inseridos em composições contemporâneas – agregando um alto valor estético à elas.

Casa Aberta

Sobre as técnicas para produção de colchas artesanais

O homem já desenvolveu uma infinidade de técnicas artesanais. Estas foram passadas de geração em geração pelos quatro cantos do mundo. 

Cada uma tem as suas particularidades, sobretudo quanto à utilização de materiais. E, em alguns casos, pelo menos um destes sistemas de confecção combina com aquilo que é necessário para a criação de uma colcha para cama.

Existem as colchas que são feitas de retalhos de tecidos, compostas de pequenos quadrados costurados um no outro. 

Trata-se de uma técnica antiga; uma solução bem popular e simples, que qualquer artesão com poucas habilidades é capaz de realizar. E o resultado é uma peça que mistura diversas cores, estampas, formatos e design, apresentando um charme pra lá de especial.

Ark2 Arquitetura



NOVIDADE: Aprenda de forma
FÁCIL a fazer Modelagem, Corte e Costura!
Clique AQUI
Leandra Saldanha

Colchas de retalhos são fáceis de serem feitas, guardadas e até lavadas. E elas são leves e cobrem bem todo tipo de modelo de cama – cama simples ou cama box, cama de solteiro ou cama de casal, tanto faz. 

Outra variação bem conhecida, em tecido também, são as colchas de fuxico – que podem ser compostas de pequenos quadrados, retângulos ou flores. Ambas as versão estão em alta para interiores.

Patrícia Azoni

E para finalizar, outro exemplo de colcha artesanal para cama é a colcha de crochê. Esta é a versão que menos sai de moda. Inclusive, nos projetos contemporâneos de decoração para quarto têm aparecido bastante as ‘maximantas’. 

A diferença, neste caso, é que se trata de um modelo muito mais difícil de ser confeccionado. É pesado e delicado. Mas nada que mãos habilidosas não possam resolver, claro.

Revista Viva Decora

Sobre os materiais para confecção de colchas artesanais

Todos os modelos de colchas artesanais podem ser produzidos a partir de materiais reciclados ou reaproveitados. Isto torna o trabalho ainda mais interessante do ponto de vista sustentável. 

Elas podem ser encomendadas a pessoas da própria comunidade; a um artesão de confiança da família; ou serem feitas em casa mesmo – no estilo DIY -, assim como era antigamente. Isto envolve tradição e muitas histórias.

Revista Viva Decora







Portanto, colcha artesanal é um item especial para decoração de interiores. Tal peça deve ter um tamanho de acordo com as proporções da cama existente no quarto – considerando também o caimento desta peça. Suas cores devem combinar com o restante do cenário.

Mas se, por acaso, ela for a material cru e neutras pode ganhar o acompanhamento de várias almofadas coloridas e em formatos divertidos.

Para a sua casa, fica ao seu critério escolher qual modelo de colcha usar. Se quiser fazer a peça você mesmo, pode se valer de tecido ou de agulha e linha, como dito anteriormente. Além disso, customizar a peça com miçangas, botões e flores de pano ou crochê.

Patricia Kolanian Pasquini

Sobre utilização de colchas artesanais dentro de casa

Colchas artesanais combinam com vários estilos contemporâneos de decoração de interiores – por exemplo, clean, eclético e boho. 

Para dentro de casa, são opções as colchas sóbrias, em uma cor só; em preto e branco; ou mescladas de várias cores. A em vermelho intenso cria um clima intimista. E em tons escuros dão um ar mais tradicional, porém moderno.

Quanto ao seu lar, solte a imaginação, seja criativo. Ouse na decoração do quarto utilizando colchas artesanais em vários padrões diferentes. 

Pense no processo que adotará, assim como nos materiais, para confeccionar a peça – isto pode definir a qualidade do produto. Capriche nas escolhas. Faça algo prático, que valorize, personalize e deixe sua casa mais confortável.

Elaine Palmerio

Essas dicas de decoração de quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.

Recomendamos: Quer participar de um Curso de Costura? Veja como Aqui!