O charme e beleza dos tapetes passadeiras na decoração de cozinha

Use e abuse do charme da passadeira para personalizar a decoração da cozinha



OPORTUNIDADE Especial para Aprender ou
Melhorar seu Corte e Costura de uma forma Simples!
Clique AQUI Agora!!

A cozinha é um cômodo muito importante em arquiteturas residenciais.; praticamente o coração da casa brasileira! Sua funcionalidade é extremamente relevante para que tais imóveis possam ser, de fato, habitados. 

Por isso, precisa ter uma decoração muito bem elaborada. Mas, antes, é preciso lembrar que, além de funcional, este tipo de cômodo precisa ser também muito acolhedor!

Bem, o maior problema nessa história é que muita gente se empolga na hora de decorar as cozinhas.

Na ânsia de incrementar o cenário, acaba-se entulhando os ambientes com vários ornamentos desnecessários. Não se precisa de tanto! 

passadeira de cozinha
Revista Viva Decora

Como esses ambientes são sempre muito movimentados, e neles são realizadas atividades que envolvem água e gordura, é melhor ter menos coisas – itens práticos, que possam ser facilmente limpos.

Existe algo muito simples, barato, fácil de fazer ou comprar e que pode ser adicionado à decoração de cozinha, deixando o ambiente muito mais charmoso. Estamos falando dos tapetes passadeiras! 

Nos tópicos a seguir, você entenderá porque eles são queridinhos dos designers de interiores, aparecendo em várias de suas propostas!

passadeira de cozinha
Revista Viva Decora

Por que usar tapete passadeira em decoração de cozinha

Tapetes podem, sim, serem utilizados em decorações de cozinhas. Eles são até mais do que simples ornamentos. Podem integrar zonas separadas do cômodo, traçando um percurso entre os principais equipamentos – pia, fogão e geladeira. 

Também ajudar a proteger revestimentos de piso de possíveis respingos provindos da pia ou do fogão, além de evitar que as pessoas que circularem no local escorregarem.

De todos os modelos de tapetes, o que melhor se adequa ao layout das cozinhas é o tapete passadeira – aquele em formato retangular. Geralmente, ele é colocado em frente à bancada da pia – alguns fabricantes oferecem peças menores em conjunto para serem postas frente a outros equipamentos. 

E, por algum motivo – talvez por sua materialidade ou cor –, pode ditar o estilo da decoração do cômodo como um todo!

passadeira de cozinha
Revista Viva Decora



NOVIDADE: Aprenda de forma
FÁCIL a fazer Modelagem, Corte e Costura!
Clique AQUI

Cuidados que se precisa ter com passadeiras de cozinha

Não faltam opções de tapetes passadeiras para cozinha. Você pode comprar um modelo pronto em alguma loja de artigos para casa ou até fazer um com suas próprias mãos – se tiver habilidades, claro. 

O importante é que, no fim das contas, a peça escolhida fique em harmonia com a decoração proposta para o ambiente e que – aqui vai um alerta – seja antiderrapante e fácil de ser limpa – as circunstâncias pedem.

Tire, antes, as medidas do corredor de sua cozinha para saber quais as dimensões máximas que tal peça pode ter – em largura e comprimento. É melhor que a passadeira não cubra todo piso. 

E também, quando você admirar a cozinha, que ela lhe pareça bonita, não comprometendo seu julgamento quanto à arquitetura e design local. Lembre-se que a peça tem que valorizar o ambiente, acrescentando-lhe charme; não desvalorizar.

A passadeira, assim como todos os outros ornamentos escolhidos para a cozinha, tem que fazer jus ao estilo da decoração. 

Sua casa deve expressar os seus gostos e os de sua família! Agora, pense no modelo de tapete que combinaria mais com a decoração deste ponto do imóvel! Se nada lhe veio à mente, confira alguns exemplos no tópico a seguir!

passadeira de cozinha
LojasKD

Algumas sugestões de passadeiras artesanais para decoração de cozinha

Tapetes passadeiras podem ser feitos de vários materiais, como polipropileno, viscose, poliéster e outros sintéticos. Contudo, também é possível encontrar modelos feitos em matéria-prima natural, como lã ou algodão. 

Um modelo que está bastante em alta é aquele em barbante, produzido artesanalmente – algo que combina com vários estilos de decoração, inclusive moderna.

Passadeiras em sisal são muito bonitas, mas podem ser difíceis de serem limpas. Nesse caso, poderia se cogitar usar os tapetes em borracha. 

passadeira de cozinha
Viva Decora

Eles podem recortados no formato e extensão que quiser, só com uma tesoura; e basta uma passada de água com sabão neutro para ficarem limpos. Agora, nenhum dos dois modelos se compara aos tapetes personalizados, feitos à mão, como os em crochê.








passadeira de cozinha
AH!SIM

Tapetes passadeiras em crochê

Um exemplo de trabalho de artesanato empregado para a criação de passadeiras de cozinha é o crochê. Tapetes assim costumam dar uma cara muito acolhedora às decorações de cozinha – como se fosse a “casa da vovó”. 

E, quase sempre, tais peças apresentam estampas divertidas e coloridas, o que agrada muita gente. Claro que aquelas em tons mais neutros têm chance de combinar mais facilmente com qualquer cenário.

passadeira de cozinha
Viva Decora

Arrisque-se! Cubra o piso frio de sua cozinha com um tapete passadeira em crochê – ele nunca sai de moda! Inspire-se e use um ponto semelhante para personalizar também toalhas de mesa, panos de prato, pegadores de panela e mais. 

Só cuidado com os excessos. Um ambiente cheio de ornamentos e bibelôs pode parecer tanto bonito quanto brega. Estude as opções com muito bom gosto e sensatez. Boa sorte!

passadeira de cozinha
Viva Decora

Essas sugestões de decoração com passadeira artesanal para cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.


Recomendamos: Quer participar de um Curso de Costura? Veja como Aqui!