Dicas Que Você Não Sabia de Como Passar o Molde Para as Costuras em Feltro


Fonte do Vídeo


Dicas extras!
Sempre antes de iniciar um trabalho, lave as mãos, pois qualquer sujeirinha poderá estragar sua peça e desperdiçar seus materiais. Durante o processo vale a pena fazer uma nova higienização para que o suor natural do corpo não comprometa e manche o feltro.
Na hora de colocar miçangas ou botões na sua peça, prefira costurá-los ao invés de colar. O resultado fica muito mais delicado.
Quando for passar o desenho do molde para o feltro, tente encaixá-los para aproveitar o máximo do “tecido”. E se sobrar retalhos, guarde-os para que utilize em detalhes de outras peças.
A beleza da arte com feltros está na oportunidade de usar e abusar da criatividade. Por isso, incremente suas peças com pérolas, sianinhas, fitas de cetim, botões e diferentes aviamentos.

MOLDES
Para desenhar nos feltros, será preciso utilizar moldes. Eles podem ser feitos em superfícies mais durinhas, como papel cartão ou papelão, por exemplo. Para isso, basta passar o molde da revista para o papelão com papel-carbono ou folha de seda. Outra opção é utilizar folhas de acetato para fazer os moldes. Apesar de serem um pouco mais caras que o papel cartão, elas têm mais durabilidade. Esse quesito é muito importante se o seu desejo for fazer um arquivo de moldes para utilizá-los posteriormente.

TESOURA
A tesoura para fazer artesanato com feltro deve ser usada apenas para esse tipo de trabalho: cortar feltros. Caso contrário, o corte se perderá muito facilmente. Vale a pena ter ao menos duas tesouras, uma grande e outra pequena com ponta, já que com a tesoura maior é difícil de fazer os detalhes das peças e com uma tesoura menor se perde muito tempo recortando grandes desenhos. Quando selecionar a tesoura ideal, recorte o desenho no feltro bem rente ao risco para que ele não apareça quando a peça estiver pronta.


LINHAS e AGULHA
O charme das peças de feltro, muitas vezes está nos pontos utilizados para fazer os detalhes e arrematar a peça. Mas para que eles fiquem esteticamente agradáveis, o uso de linhas adequadas é essencial. As mais indicadas são a linhas de meadas ou de pesponto. Para conseguir um resultado bem delicado na peça, uma dica é escolher linhas nas mesmas cores ou tons do feltro. A agulha pode ser simples, de costura mesmo, e quanto mais fina, mais fácil ela furará o feltro. Porém, a agulha de menor espessura poderá dificultar a entrada da linha na agulha. Por isso, tudo vai depender da ponderação nos dois casos e da adaptação do artesão.

COLA
A cola mais comum na arte de trabalhar com feltros é a cola quente. Basta colocar uma gota, apertar um pouco para aderir e pronto! Seca superrapidinho. A cola quente é útil para colar uma peça de feltro na outra, como um bracinho de boneca no corpinho, por exemplo. Já se a ideia for peças sem enchimento, apenas para colar feltro com feltro, como a roupinha de uma boneca, opte pela cola de silicone líquida. Ela demora um pouco mais para secar, porém não faz nenhum volume entre os feltros.

Loading...



Loading...