Casaco com capuz de crochê com gráfico e passo a passo

Por: artesanatototal •  Atualizado: 06/03/23 •  6 min de leitura

Para fazer essa peça, comece transferindo os moldes para o papel vegetal e use-os como referência. Preste atenção nas setas do esquema de medidas que indicam o sentido do trabalho.

Casaco com capuz de crochê com gráfico e passo a passo

Antes de mais nada, vamos falar das abreviaturas usadas

corr. é correntinha, p.bx. é ponto baixíssimo, p.b. é ponto baixo, p.a. é ponto alto, 2 p.a.f.j. são dois pontos altos fechados juntos em pontos de bases diferentes, p.a.r.f. é ponto alto em relevo pegando pela frente do ponto da carreira anterior e p.a.r.a. é ponto alto em relevo pegando por trás do ponto da carreira anterior. O ponto caranguejo é um ponto baixo trabalhado da esquerda para a direita e a barra 2/2 é um ponto utilizado seguindo o diagrama 1. O ponto fantasia A é seguido pelo diagrama 2 e o ponto fantasia B é seguido pelo diagrama 3.

Vamos para a amostra: um quadrado de 10 cm em ponto de barra 2/2 (diag. 1) na agulha de 1,75 mm é composto por 20 pontos e 14 carreiras.

Materiais:

4 Novelos de Anne (147 g) – Cor: 3227 (rosa antigo);
Ag. para crochê Círculo 1,75 mm;
Maxxi retrós Círculo, 1 retrós na cor 348 (talco);
Ag. para costura Círculo nº 2;
Zíper na cor rosa antigo (52 cm)
2 m de fio acetinado com pingentes nas pontas;
Papel vegetal;
Lápis;
Tesoura;
Fita métrica.

Gráfico

Casaco com capuz de crochê com gráfico

Como fazer Casaco com capuz de crochê passo a passo

Costas: Use o fio Anne na cor rosa antigo e agulha de crochê de 1,75 mm. Comece com um cordão de 88 correntinhas e faça o ponto de barra 2/2 acompanhando o diagrama 1 e os pontos de repetição por 9 cm. Na carreira seguinte, siga o ponto fantasia A (12 motivos), acompanhando o diagrama 2 e os pontos de repetição. Quando a peça tiver 40 cm de comprimento, faça as cavas raglan, removendo um ponto de cada lado a cada carreira (24 vezes). Quando chegar aos 55 cm de comprimento, finalize o decote com 6 motivos, remova o fio e reserve a peça.

Confira também: Blusinha Tutti-Fruti de crochê delicado – gráfico e passo a passo

Frente direita: Use o fio Anne na cor rosa antigo e agulha de crochê de 1,75 mm. Comece com um cordão de 52 correntinhas e faça o ponto de barra 2/2 acompanhando o diagrama 1 e os pontos de repetição por 9 cm. Na carreira seguinte, siga o ponto fantasia A (6 motivos), acompanhando o diagrama 2 e os pontos de repetição. Quando a peça tiver 40 cm de comprimento, faça a cava raglan no lado esquerdo, removendo um ponto de cada lado a cada carreira (24 vezes). Quando chegar aos 52 cm de comprimento, comece o decote, removendo 8 pontos de cada lado a cada carreira (2 vezes). Quando chegar aos 55 cm de comprimento, finalize o decote com 1 motivo, remova o fio e reserve a peça.

Bolso direito: Use o fio Anne na cor rosa antigo e agulha de crochê de 1,75 mm. Comece com um cordão de 30 correntinhas e siga o ponto fantasia B (4 motivos), acompanhando o diagrama 3 e os pontos de repetição. Quando chegar aos 10 cm de comprimento, comece a fazer a cava do bolso no lado esquerdo, removendo um ponto a cada carreira (14 vezes). Quando chegar aos 22 cm de comprimento, finalize o bolso com 2 motivos, remova o fio e reserve-o.

Frente esquerda: Faça a frente esquerda da mesma forma que a frente direita, invertendo os lados das cavas e do decote.

Bolso esquerdo: Faça o bolso esquerdo da mesma forma que o bolso direito, invertendo o lado da cava do bolso.

Mangas: Use o fio Anne na cor rosa antigo e agulha de crochê de 1,75 mm. Comece com um cordão de 44 correntinhas e faça o ponto de barra 2/2 acompanhando o diagrama 1 e os pontos de repetição por 9 cm. Na carreira seguinte, siga o ponto fantasia B (7 motivos), acompanhando o diagrama 3 e os pontos de repetição. Quando a manga tiver 30 cm de comprimento, aumente um ponto de cada lado a cada dianteira e capuz com o bico de acabamento. Para isso, faça uma carreira de p. baixíssimo, seguindo o contorno das peças, e depois faça uma carreira de p. picô, fazendo um picô em cada ponto baixo da carreira anterior. Finalize com mais uma carreira de p. baixíssimo para arrematar.

Montagem e Acabamento:

Para finalizar o casaco, você vai precisar de agulha de tapeçaria e linha Anne cor rosa antigo. Feche as laterais do casaco (cerca de 40 cm), junte as mangas nas partes da frente e de trás, costurando pelas cavas raglan (cerca de 15cm). Costure os bolsos nas partes da frente do casaco, tanto no lado direito quanto no esquerdo.

Capuz:

Para criar o capuz, comece unindo a linha Anne cor rosa antigo no início do decote da frente direita. Utilize uma agulha de crochê de 1,75 mm e trabalhe sobre o decote da frente direita, passando pelo decote das costas e finalizando sobre o decote da frente esquerda em barra 2/2 (com 116 pontos). Acompanhe a segunda carreira do diagrama 1 e repita os pontos. Na próxima carreira, prossiga com o ponto fantasia (14 motivos A) acompanhando o diagrama 2 e os pontos de repetição. Quando atingir cerca de 37 cm de comprimento, remova a linha sobrando cerca de 50 cm. Transfira essa sobra de linha para a agulha de tapeçaria e feche o topo do capuz (cerca de 26 cm).

Bico de acabamento:

Utilize a linha Anne cor rosa antigo e a agulha de crochê de 1,75 mm para contornar as palas da frente direita, frente esquerda, a barra e a borda do capuz, adicionando uma carreira de ponto caranguejo aos punhos.

Aplicação do zíper:

Para prender o zíper de 52 cm, utilize a linha Maxxi retrós cor talco e a agulha de costura nº2. Prenda o zíper na pala das partes da frente direita e esquerda do casaco.

Cordão do Capuz:

Por fim, para finalizar o capuz, passe o cordão (2 metros) ao redor da borda do capuz.

Artesã: Samara Varella – via: círculo

Aprenda também: Saia longa de crochê no ponto pipoca com 2 passo a passo

artesanatototal

Sou Fabio Russo, desenvolvedor e administrador do site Artesanato Total desde 2015. A mais de 25 anos trabalho com diversos nichos de sites na Internet, sempre presando a qualidade em todos os projetos.