Ceia de Natal Econômica com Cardápio Chique para seu jantar tradicional

Uma mesa bem preparada para a ceia de natal é nunca pode faltar pratos principais (carnes), acompanhamentos (arroz e farofa), saladas (salpicão, maionese, salada caesar) e as famosas frutas diversas

Você se pode variar e servir entradas com pães, bruschetas, patês e molhos ou até mesmo fazer lembrancinhas e Natal para seus convidados.

As nozes, avelãs, amêndoas e castanhas são usados em muito pratos típicos Brasileiros, e fica uma delícia.

No cardápio da ceia de Natal, vale acrescentar a lentilha, que é muito consumida nessa época do ano junto com os pratos de Natal e Reveillon.

Há uma lenda que diz que elas são capazes de trazer sorte na parte financeira das pessoas que comem ela na ceia de fim de fim de ano, pois são parecidas com pequenas moedas.

Pratos principais para sua ceia de Natal

Peru de Natal

O Peru é um prato típico que faz parte da ceia de Natal e é muito tradicional nos Estados Unidos para a realização do dia de ação de graças.


De acordo com a tradição, a ave indica prosperidade e fartura. Esse costume veio para o Brasil no século XIX e a ave já era apreciada antes da chegada dos europeus na América do Norte.

Além do Peru, pode-se fazer receitas com Pernil, Tender, Bruster, Chester, Frango ou Bacalhau. Confira uma receita deliciosa aqui.

peru de natal receita

Salpicão

O salpicão é um tipo de salada feita com bacalhau, atum ou frango. De origem portuguesa é um prato servido frio.

Farofa

A farofa natalina pode ser variada e repleta de ingredientes, pode ser frita na manteiga, com amêndoas, frutas secas, bacon, nozes, varie nos sabores e

Confira uma receita clássica de farofa de Natal.

Ceia de Natal

Sobremesas Natalinas

Os quitutes da ceia são repletos de delícias, mas procure selecionar poucas opções, até mesmo porque as pessoas já sairão satisfeitas.

Pode-se fazer receitas como pavê, mousse, manjar de coco, gelatina colorida, rabanada, além de frutas tradicionais, e uma das mais típicas, o panetone, um pão grande criado na Itália, recheado por frutas cristalinas ou chocolate.

Atualmente, no comércio existem muitas variações dessa sobremesa.

Bacalhau

Quem não gosta muito de carne de aves no natal poderá optar por fazer receitas com bacalhau de forno, com batatas, recheado, dentre outras. É um dos pratos típicos consumidos no período.

Arroz de Natal

O arroz é um acompanhamento que não pode faltar na ceia natalina, geralmente ele é feito com uvas passas.

Muitas pessoas não ligam muito para uvas passas, principalmente no arroz, então para agradar a todos, você pode fazer vários tipos de arroz para a ceia de Natal.

Algumas dicas são: arroz à grega, arroz de forno, arroz ao champagne, arroz com bacalhau, arroz com nozes, castanha e caju, dentre outros.

ceia de natal chique cardapio economico 2020

Panetone

Uma receita italiana que caiu no gosto mundial. O “Pão do Toni” com suas frutas cristalizadas ganhou variações com chocolate, sorvete e até panetones salgados.

Capriche do recheio e faça vários sabores diferentes para esse doce tão especial de Natal.

Nozes e Castanhas

Esse costume vem da Europa e da Ásia. São frutos colhidos no final do outono e começo do inverno.

Aqui no Brasil, temos a castanha do pará, muito consumida em diversos tipos de pratos, ficam muito boas para das aquela sabor especial em vários pratos, ou para comer sozinha.

Frutas

Além de ajudar na decoração da mesa, são extremamente nutritivas e saborosas. As frutas nessa época são melancia, morango, pêssego, ameixas, nectarinas e figos.

Rabanada

Simples de fazer e de um sabor maravilhoso. Pão, leite e ovos são os principais ingredientes. Segundo a tradição espanhola, deve ser consumida com uma taça de vinho.

Essas foram algumas dicas de pratos tradicionais para a sua Ceia de Natal. São prato acessíveis a todos, com preços bem econômicos.

Fica a seus critério em variar a diversidade dos pratos para sua ceia de natal, o que não faltam são receitas deliciosas para essa época do ano.


Recomendamos: Quer participar de um Curso de Costura? Veja como Aqui!