Como fazer o famoso fuxico no artesanato sem errar ou ficar tortinho

Vamos aprender como fazer o fuxico utilizando retalhos de tecido com técnica bem legal para usar em diversos trabalhos bonitos e delicados

como fazer fuxico passo a passo

Fuxico é o nome de enfeites artesanais feitos de trapos. Ele pode ser usado para decorar colchas, almofadas, toalhas de mesa e até dar vida a uma peça inteira feita com esses pequenos círculos. Se você tem interesse em aprender a fazer um fuxico, seja bem vindo.

Neste artigo, você encontrará tudo o que precisa para fazer o fuxico perfeito. Continue lendo, destaque seus materiais e mãos à obra!

Fuxico podem ter diferentes formatos. As mais comuns são as formas redondas, quadradas e de flores.
Essa é uma ótima maneira de evitar jogar fora pequenos pedaços de tecido, já que as decorações são feitas de sucata.

Use fuxico para fazer trilhos de mesa, colchas, arranjos de mesa, bolsas, cortinas, roupas decorativas e muitas outras opções.

Você não precisa de muitos materiais para fazer um ioiô. Este berloque é usado para decorar as mais diversas peças. Além de ser uma distração, o artesanato pode até ser uma fonte de renda extra.
Aqui você aprenderá a fazer o ioiô perfeito.


Fazer um fuxico é uma forma de consumir resíduos de tecido. Além de ser sustentável e evitar descartes, também pode gerar renda adicional.

Caso queira aprender tudo de crochê desde o inicio, recomendamos para todas nossas leitoras o Curso de Crochê Especial, as aulas são muito boas, bem didáticas e serve tanto para iniciantes como avançadas no crochê.

Fuxico não requerem muitos materiais. Embora já existam moldes específicos, máquinas que facilitam o trabalho, a verdade é que as decorações artesanais podem ser feitas com materiais simples e todos os têm em casa.

Leia também: Incrível o que ela fez com ramas secas e garrafas de plástico

Como fazer fuxico passo a passo

Fuxico surgiu na época colonial para evitar jogar fora um dos itens de luxo da época: o tecido. Hoje, muitos artesãos o usam para decorar obras ou fazer artesanato feito inteiramente de ornamentos.

É simples de fazer e requer poucos materiais. Você pode criar seus próprios moldes ou comprar moldes prontos. Aprenda logo abaixo a fazer um lindo trilhos de mesa com fuxico.

Créditos do vídeo: Aventuras com Artesanatos

Como fazer colcha de fuxico passo a passo

Créditos do vídeo: Azenath Galdino
Créditos do vídeo: Renata Arruda

Recomendamos: Material especial para quem quer aprender mais sobre crochê, clique Aqui!