Dicas Essenciais para Trabalhar com Feltro e nunca mais errar

O feltro é um dos materiais mais versáteis para se fazer artesanato, capaz de produzir peças diferenciadas para inúmeros segmentos



OPORTUNIDADE Especial para Aprender ou
Melhorar seu Corte e Costura de uma forma Simples!
Clique AQUI Agora!!

Devido a isso, muitas pessoas amam essa matéria-prima, que se tornou indispensável na maioria dos ateliês e arteiras Brasil afora.

Mas, lembre-se que como todo tipo de artesanato, antes de começar a trabalhar, é preciso saber alguns truques e segredos deste tecido antes de iniciar a produção de suas peças.

Devido a isso, nessa matéria separamos algumas dicas pra você arrasar em seus trabalhos em feltro.

Se você gosta de trabalhar com feltro, não deixe de conferir e aprender como impermeabilizar corretamente o feltro para fazer patch aplique.

dicas feltro

Aprenda a fazer o corte perfeito no feltro

Cortar o tecido feltro não é tão fácil quando parece, por isso, é preciso prestar bastante atenção ao fazer esta tarefa, visto que um bom corte influenciará em seus trabalho final e costuras.

Já teve dificuldades pra recortar um círculo no feltro? Muitas vezes dá tudo errado e você recorta tudo menos um formato circular.

Uma dica para evitar esse erro novamente, a grande dica é fazer moldes com os formatos de corte que você precisará usar em um papel termocolante .

Assim, vamos colar este papel no feltro com um ferro quente e recorte-o usando o molde como um guia para facilitar e muito sua vida. Depois de terminar de recortar, tire o papel termocolante e você terá cortes perfeitos no feltro em formato circular.

dicas feltro

Aprenda como costurar o feltro à mão

A costura a mão é bastante detalhada e minuciosa, então temos de prestar bastante atenção na hora de fazer esse tipo de trabalho.

Para costurar o feltro a mão use sempre a agulha mediana, evite as agulhas muito finas pois você pode quebrá-las ao tentar atravessar as camadas do feltro e caso use uma muito grossa pode produzir buracos no tecido e deixar seu trabalhos bem prejudicado.

Para fazer a costura à mão é já é preciso ter um pouquinho de experiência e calcular corretamente seus pontos e como usá-los.

Fazer seus pontos bem feitos e corretamente geram um resultado atrativo, caso contrário o seu produto não terá um acabamento bonito e não chamará atenção e seu trabalhos ficará feio.

Cuidados para ter com o feltro

Sempre tenha cuidados com a limpeza do feltro. O feltro precisa também de de cuidados especiais no momento da limpeza e se esse processo for desempenhado com negligência você provavelmente danificará a sua peça, eliminando qualquer chance de recuperação.

Por tratar-se de um tecido produzido com diferentes tipos de fibras prensadas, caso seja lavado à máquina ou esfregado, os seus componentes serão comprometidos e isso prejudicará o seu estado original. Por isso, sempre siga as dicas abaixo para limpar a sua peça da maneira correta:

dicas feltro

Caso derrame algum líquido – em pouca quantidade – no feltro ou perceber que ele está com um acúmulo de bolinhas, limpe-o com um lenço umedecido.

Agora você deve esperar o líquido derramado no feltro secar e depois limpar com um tecido levemente molhado, caso contrário, você irá espalhar ainda mais o líquido.

Se observar que o líquido possar manchar seu tecido feltro, remova-o na mesma hora.

Quando for lavar o feltro use sempre a água fria, uma dica legal é jogar rodelas de limão fresco na água, isso ajuda a retirar a mancha e deixe-o secar naturalmente.

Durante o processo de lavagem do feltro, nunca esfregue o seu feltro para não danificá-lo.

dicas feltro

Imagens da Internet

Recomendamos: Quer participar de um Curso de Costura? Veja como Aqui!