Exercícios para crianças simples e fáceis para fazer em casa

Muito importante o exercício físico em qualquer idade da vida, para as crianças é essencial para combater a obesidade infantil, o sedentarismo e ajuda no desenvolvimento e crescimento dos pequenos.

Por que as crianças devem fazer exercícios físicos ?

Segundo um estudo da Keele University, na Inglaterra, foi descoberto que a prática de exercícios físicos é muito benéfica até para a performance acadêmica, ajudando a ter um um desenvolvimento melhor nas áreas de matemática, leitura e escrita, voluntários da pesquisa que praticam exercício físico atingiram notas acima da média nessas matérias.

Sendo assim, é de suma importância desde criancinha praticar atividades físicas com as crianças e incentivar a prática de exercícios desde muito cedo.


11 exercícios físicos para fazer com as crianças

Confira alguns exercícios muito interessantes para fazer com pequenos. É recomendado ao menos 1 hora de exercícios físicos por dia para ajudar no desenvolvimento e crescimento das crianças.

Lembrando sempre de hidratar com bastante água e tomar cuidado com o limite de cada criança, nunca force nada. Se caso não consiga manter o ritmo diário de atividades físicas, tente ao menos fazer 3 vezes por semana.

atividades para exercicios das crianças

Atividades de Pulo e Salto em X

Como fazer:
Com uma fita adesiva de boa qualidade, marque um X no chão. Em uma das hastes do X, deixe a criança nesse local.

A brincadeira é dar pequenos saltos e pulinhos com os pés unidos de um lado para o outro e alternar entre os lados do X marcado.

Você pode ajudar a criança na atividade e dar comandos (frente/trás/direita/esquerda) e deixar a brincadeira ainda mais legal.

Brincadeira de Minhoca Acordando

Como fazer:
Coloque a criança de pé, com os pés levemente separados. Ela deve, então, dobrar o quadril para colocar as mãos no chão à frente dos pés e “andar” com as mãos no chão até ficar em posição de prancha, com mãos alinhadas abaixo dos ombros. Depois, é só retornar dando “passos” com as mãos até a posição de pé para a minhoca “levantar”.

Exercício da Tartaruga virada

Como fazer:
Peça para que as crianças deite de costas no chão e o desafio é que elas levantem sem utilizar as mãos ou cotovelos. Você pode fazer inovar e formular premiações quem conseguir realizar o desafio, ganha quem conseguir levantar mais rapidamente mais vezes.

exercicios para crianças atividades

Atividades Pulo do sapo

Como fazer:
Solicite para que a criançacomece na posição de prancha alta, apoiada nas mãos e nos pés, com pernas retas.

Então, incentive-a a dar um salto trazendo os pés próximos às mãos e saltando imediatamente com as mãos para cima (como um meio-burpee).

Você pode dar uma dica para facilitar, dizendo a ela que pode iniciar o movimento se apoiando nos joelhos em vez de ponta dos pés.

Confira abaixo alguns exercícios para crianças maiores

Lembrando que esses exercícios e atividades podem ser feitas com crianças de menor idade também, mas com mais cautela e sempre com muita supervisão de adultos.

Passeios no parque

O parque é ideal para fazer qualquer tipo de atividade, seja andar de Skate, patins, bicicleta, patinete, caminhas ou trotar e sem correr nenhum de ter que fazer esses exercícios na via ao lado de veículos.

No porque dá para fazer muita coisa legal, soltar pipa, brincar de pique-esconde, pega-pega e entre outras diversas brincadeiras de crianças que os adultos também adoram.

exercicios para crianças


Correr na areia

Um dos melhores exercícios físicos para crianças e adultos reconhecido como para as pernas, correr na areia é uma atividade muito importante e boa e que trabalha o condicionamento físico e a musculatura.

Reúna a família toda e fazer um ótima corrida diária na areia, isso ajudará muito no crescimento das crianças.

Esportes com bola

Que criança que não gosta de uma bola não é mesmo? Principalmente os meninos, seja vôlei, futsal, Futebol, handebol, basquete, bola queimada ou até mesmo fazer aquela rodinha com as amiguinhos e ficar jogando a bola um para o outro, são várias as opções de esportes com se pode fazer com a bola.

Esse tipo de atividade física é muito importantes não só para o mexer o corpo e a musculatura, mas também para ajudar as crianças com a interação social e o convívio com outras crianças.

Natação

Uma das atividades e exercício físico mais importantes para o corpo todo! A natação é recomendada para todas as idades, e um dos melhores exercícios para crianças.

Desde os 6 meses de idade as aulas de natação já podem começar (claro que na companhia da mamãe ou do papai ou de algum responsável). A natação trabalha o corpo todo, a respiração, coordenação, musculatura, o corpo todo! Se for escolher um esporte para colocar seu filhote, indicamos a natação de início!

Ballet ou jazz

Dançar envolve muitos músculos do corpo e coordenação e praticar aula de dança envolve movimentos como saltar, girar, agachar, deslizar, isso tudo desenvolve a musculatura, coordenação, expressão corporal, flexibilidade, o equilíbrio, a motivação, a disciplina e o convívio social com as crianças.

Artes marciais

A prática de lutas marciais seja karatê, judô, jiu jitsu, muay thai, diferente do que muitos acham que é uma arte agressiva, a prática das lutas, diminuem a agressividade e ensinam a lidar com perdas.

Além disso, o que é muito importante, aumentam a confiança e a capacidade de prestar atenção das crianças.

Atividades de Ginástica artística

A Ginastica física trabalha praticamente o corpo todo é regada de exercícios de agilidade, elasticidade e força. A ginástica artística combina inúmeros movimentos do corpo que são bastante intensos e exige uma postura boa. Sendo assim a prática da ginástica para o desenvolvimento de uma postura adequada.

Musculação para crianças, a partir de qual idade pode ser permitida?

O ideal é que para as crianças maiores, a partir de 6 anos, o treino de musculação já pode ser feito, mas também se deve estimular várias outras habilidades, como a flexibilidade e equilíbrio e além do ganho de massa muscular e força.

A prática da musculação nessa idade para as crianças é muito indicada para prevenir alterações de postura, como a hipercifose (ombros para a frente e tronco curvado), pois os exercícios fortalecem bastante a musculatura dorsal.

Mas atenção: Muito cuidado ao praticar os exercícios com crianças em um academia, devido aos equipamentos serem muito grandes e não oferecem uma ergonomia adequada para o corpo da criança e mais jovens, o indicado é praticar a exercícios de calistenia (exercícios que utilizem o peso do próprio corpo).

Alguns exemplos de exercícios para fazer são: flexões, agachamentos com peso do corpo, flexões abdominais. Todos esses exercícios podem ser praticados em circuito, sem sobrecargas de peso.

Continue lendo sobre educação infantil

Atividades para crianças de 0 – 5 anos – Lúdicas para educação infantil
Molde de Letras Grandes para Imprimir 
O que é o que é ? Adivinha infantil
Como fazer tinta guache para as crianças e trabalhos artesanais
Exercícios de porcentagem – Matemática atividades
Exercícios de Probabilidade resolvidos com cálculos e atividades
Família Silábica do C – Ca Ce Ci Co
Atividades de Português Exercícios
Tabela Periódica Completa
Tabuada para imprimir: Moldes Subtração, Adição, Multiplicação e Divisão

Recomendamos: Quer participar de um Curso de Costura? Veja como Aqui!