Linda Blusa Rebordada de crochê para aprender a fazer

Por: artesanatototal •  Atualizado: 20/03/23 •  5 min de leitura

A Blusa Rebordada de crochê é uma tendência que tem ganhado cada vez mais espaço na moda. Além de ser uma peça artesanal, a blusa ainda possui detalhes únicos e delicados que a tornam especial.

Blusa Charme Rebordada como fazer

Essa blusa pode ser combinada com diversas peças no dia a dia, como calças jeans, saias ou shorts. Ela é perfeita para dar um toque de elegância e charme ao visual. Além disso, a blusa pode ser usada tanto em ambientes mais formais quanto em ocasiões mais descontraídas.

A Blusa Rebordada de crochê é uma ótima peça para quem deseja fazer e vender. Ela é uma peça artesanal de alta qualidade e que possui grande apelo estético, o que a torna uma boa opção de negócio.

Se você deseja aprender a fazer essa peça, existem diversas opções de tutoriais e cursos disponíveis na internet. Com um pouco de prática e dedicação, é possível criar a sua própria Blusa Rebordada de crochê e até mesmo personalizá-la de acordo com o seu gosto pessoal.

Combinando habilidade manual e criatividade, é possível criar uma peça única e cheia de personalidade. Então, se você está pensando em adicionar um toque de delicadeza e elegância ao seu guarda-roupa, a Blusa Rebordada de crochê é uma excelente escolha! Confira como fazer um lindo modelo no passo a passo logo abaixo.

Veja também: Oversized de crochê – a novidade para se destacar em 2023

Materiais: 

Charme (nov. 396m), 3 nov. na cor 6153 (tutti-frutti):
Ag. para crochê Círculo 2,5mm;
Ag. para tapeçaria Círculo;
Maxi Mouline (8 m), 1 meada de cada nas cores: 129 (amarelo claro), 135 (amarelo escuro), 401 (rosa claro), 345 (rosa médio), 444 (lilás), 450 (roxo), 538 (azul claro), 617 (azul celeste), 718 (verde abacate) e 753 (verde bandeira);
Agulha para bordado 24mm Círculo;
Papel vegetal;
Lápis;
Tesoura.

Tamanho da peça: 38/40

Pontos utilizados no crochê: corr. – correntinha, p.bx. – ponto baixíssimo, p.b. – ponto baixo, m.p.a. – meio ponto alto, p.a. – ponto alto, picô – 3 corr., 1 p.bx., laçando a 1ª corr..

Pontos utilizados no bordado: nó francês, ponto de alinhavo, ponto de haste e ponto cheio.

Abreviaturas: p.: ponto, pts.: pontos,  nov.  – novelo, carr. – carreira,  ag. – agulha, trab.: trabalhe, diag. – diagrama, rep. – repita,  v. – vezes,  rem.; rematar.

Gráfico:

Blusa Rebordada de croche passo a passo

Como fazer Blusa Rebordada de crochê passo a passo

Para começar a criar a Blusa Rebordada de crochê, é preciso transferir os moldes para o papel vegetal a fim de usar como referência na execução da peça. É importante observar as setas presentes no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho.

Para a parte das costas superiores, deve-se utilizar a agulha de crochê de 2,5mm e o fio Charme na cor tutti-frutti. Inicie a peça abaixo do busto com um cordão de 31cm em correntinhas e, sobre este cordão, trabalhe no ponto fantasia (A), seguindo o diagrama 1, os pontos de repetição e o molde.

Quando atingir 31cm de comprimento desde o início, remova o fio. Em seguida, trabalhe nas laterais no ponto fantasia (B), acompanhando o diagrama 2 e o ponto de repetição, por 6 carreiras. É importante lembrar de trabalhar em carreiras de ida e volta nos diagramas 1 e 2. Depois, remova o fio e reserve a peça.

Para a parte da frente superior, deve-se utilizar a mesma agulha de crochê e fio mencionados acima. Inicie a peça abaixo do busto com um cordão de 31cm em correntinhas e, sobre este cordão, trabalhe no ponto fantasia (A), seguindo o diagrama 1, os pontos de repetição e o molde.

Quando atingir 31cm de comprimento desde o início, remova o fio. Em seguida, trabalhe nas laterais no ponto fantasia (B), acompanhando o diagrama 2 e o ponto de repetição, por 6 carreiras.

Na 6ª carreira das laterais da peça no diagrama 2, una a parte da frente superior com a das costas com ponto baixo, fechando somente 15cm e deixando a abertura das cavas com 16cm.

Agora, trabalhe a parte inferior da blusa frente e costas de uma só vez, no ponto fantasia (C), acompanhando o diagrama 3 e os pontos de repetição por 8cm. Na carreira seguinte, trabalhe no ponto fantasia (D), acompanhando o diagrama 4 e o ponto de repetição da 1ª até a 18ª carreira.

É importante trabalhar nos diagramas 3 e 4 em carreiras circulares e fechar cada carreira com ponto baixo ou ponto meio alto, conforme indicado no diagrama.

Para a montagem e acabamento, é preciso utilizar a agulha de tapeçaria e o fio Charme na cor tutti-frutti e unir os ombros com 13cm. Em seguida, retorne para a agulha de crochê de 2,5mm e o fio Charme na mesma cor e trabalhe ao redor das cavas as mangas no ponto fantasia (C), acompanhando o diagrama 3 e os pontos de repetição por 18cm.

Na carreira seguinte, trabalhe no ponto fantasia (E), acompanhando o diagrama 5 e o ponto de repetição da 1ª até a 12ª carreira. É importante trabalhar nos diagramas 3 e 5 em carreiras circulares e fechar cada carreira com 1 ponto baixo.

Ao redor do decote trab. o bico de acabamento em duas carr. de *1 p.b., 2 corr.*.. Trab. em carr. circulares e feche cada carr. com 1 p.bx..

Bordado ao redor da pala – Use a ag. de bordado eo fio Maxxi Mouline (6 fios) e borde ao redor da pala os ramos de flores como se apresenta na ilustração e na foto da peça.

Mesclar as cores acima citadas do fio Maxxi Mouline nas flores e nó francês, nos ramos use os fios nas cores amarelo, verde abacate e verde bandeira. Os pontos bordados na pala são: p. de alinhavo, p. de haste, p. cheio e nó francês.

Artesã: Vilma Maurer , via: site da círculo

artesanatototal

Sou Fabio Russo, desenvolvedor e administrador do site Artesanato Total desde 2015. A mais de 25 anos trabalho com diversos nichos de sites na Internet, sempre presando a qualidade em todos os projetos.