Luminárias para quarto: dicas de como escolher a iluminação perfeita



OPORTUNIDADE Especial para Aprender ou
Melhorar seu Corte e Costura de uma forma Simples!
Clique AQUI Agora!!
A iluminação é uma das questões mais importantes para a decoração de interiores. Nenhum ambiente pode parecer tão bonito e confortável sem que haja, antes, por parte do arquiteto, o planejamento da luz. Hoje falaremos das luminárias para quarto.

A entrada dos raios solares nos ambientes, durante o dia, é fundamental. Mas, à noite, será preciso usar a eletricidade. E para cada ambiente, da cozinha ao quarto, vão ter modelos diferentes de luminárias.

Confira as dicas e os exemplos a seguir e descubra como escolher as peças certas para “acender” a beleza dos quartos de sua casa. Inspire-se!

Luminárias para quarto

Anna Maya & Anderson Schussler

Para que os quartos precisam de tantas luminárias?

Todos os ambientes tem de ter, pelo menos, um ponto de luz para ficarem bem iluminados a noite – ou durante o dia, se o tempo estiver parcialmente coberto.

O sistema elétrico, portanto, é de extrema importância, pois será responsável pelo conforto nesses locais.

Para os quartos, as luminárias precisam valorizar a decoração; destacar todos os cantos especiais e marcantes da proposta; e trazer mais bem estar para os moradores.

A palavra de ordem nesse tipo de ambiente é mesmo ‘conforto’. Isso quer dizer que quaisquer peças que forem escolhidas para fazer parte do sistema de iluminação – lustres, plafons, abajures e outros – têm que ser mais eficientes do que bonitas. Num cenário onde as pessoas vão descansar, namorar, ver TV, ler livros e até trabalhar, dependendo do caso, deve haver múltiplas opções de luz.

Luminárias para quarto










Vanja Maia

As luminárias podem assumir outras funções dentro da proposta decorativa. Começando por mudar a percepção que as pessoas têm dos ambientes. Talvez estimular que elas desempenhem certas tarefas e explorem mais o mundo ao seu redor.

E, por fim, oferecer mais oportunidades de descanso – consequentemente, melhorando a sua saúde de todos em casa.

No mercado, existem opções para vários gostos e também necessidades. Há luminárias e lâmpadas decorativas com formatos, cores, texturas e iluminâncias pensadas especialmente para atender as crianças.

O importante, nesse caso, é proporcionar estímulos próprios para o bom desenvolvimento dos pequenos. Um exemplo disso na prática são as teorias que embasam os projetos de decoração de quartos montessorianos.

Luminárias para cada etapa da vida

Quando um arquiteto ou designer de interiores elabora uma proposta de decoração, ele precisa refletir sobre como atender melhor o seu público-alvo. O tipo de luminária e de lâmpada nem sempre é o mesmo para cada faixa etária. Por exemplo, em quartos de casal, podem-se ter luzes de alta e baixa intensidade, permitindo que as pessoas desempenhem várias tarefas no mesmo espaço.

Luminárias para quarto



NOVIDADE: Aprenda de forma
FÁCIL a fazer Modelagem, Corte e Costura!
Clique AQUI

MODI Arquitetura e Interiores  e Kali Arquitetura h

E o decorador pode usar e abusar das luminárias  lúdicas – em formatos e cores que acalmem e estimulem de modo positivo os mais jovens.

Agora, em quartos infantis, a situação deve ser outra. O melhor, nesse caso, é usar as lâmpadas de baixa intensidade, que atrapalham menos o sono e bem estar das crianças. Inclusive, para este público, diferente do que muitos pensam, o ideal é que haja vários pontos de luz diferentes no cômodo.

Luminárias para quarto

Manuella Farias 

Quais os modelos de luminárias que podem ser usados em quartos?

Ao realizar o projeto elétrico de um quarto, o arquiteto ou engenheiro eletricista deve prever vários pontos de luz diferentes. Ele pode propor, para o ambiente, um rebaixo de gesso com sancas e iluminação indireta embutida.

Luminárias para quarto

Actual Design 

Também pontos centrais e pontos laterais direcionáveis, focando cantos específicos do espaço. E, assim, formar um cenário charmoso, sofisticado, moderno e confortável.

Luminárias para quarto

Mutabile Arquitetura e Design Gráfico 

Acontece que, mesmo tendo todos esses pontos, nada impede que o designer, no futuro, proponha outros mais. Tudo vai depender do gosto do proprietário do imóvel, das necessidades da pessoa que habitar o quarto e da proposta de decoração criada pelo profissional em interiores.

Luminárias para quarto

Milla Holtz

Na hora de escolher as luminárias e as lâmpadas para a sua casa, pense nas seguintes questões. Primeiro qual o estilo dos ambientes? Tradicional, vintage, moderno ou outro? Depois, quais as suas metragens? E, por fim, as atividades que serão desempenhadas em cada um deles?

Luminárias para quarto

Juliana Pippi

Novamente citando, é possível haver vários pontos de luz num quarto – no teto, no piso, nas paredes, nas mesas e mais. Do forro, podem sair as peças mais ousadas. O plafon é um exemplo de luminária que vem sendo bastante usada pelos decoradores para criar uma iluminação mais indireta. Já os pendentes são ótimas opções para compor, sobre os criados-mudos e juntos dos abajures, uma composição diferente e equilibrada.

Luminárias para quarto

Renata Basques 

Luminárias para leitura, com luz direcionável e braço articulado, são importantes para quem gosta de ler ou trabalhar no quarto. Na cama, a pessoa pode contar com pontos de luz ao seu lado – um exemplo são as arandelas. Ou mesmo atrás – como é o caso das cabeceiras iluminadas por fios de LED.

Luminárias para quarto

MeyerCortez Arquitetura & Design 

Resumindo, é possível obter composições inusitadas. Basta abusar da criatividade!Estas dicas para escolher luminária para quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.

Recomendamos: Quer participar de um Curso de Costura? Veja como Aqui!