Móveis antigos usados e ideias para restaurar e renovar peças velhas para decoração

Confira algumas boas dicas para repaginar e renovar móveis antigos que você tem ai na sua casa e quer utilizar para decoração

Móveis antigos restauração decoração

Renovar Móveis Antigos pode ser uma maneira maravilhosa de dar vida nova para o seu lar gastando bem pouco sabia?

Repaginar é dar vida para os móveis antigos

Algumas das técnicas mais comuns incluem a pintura e a aplicação de papel adesivo! Você também pode usar tecido e técnicas como a pátina

Além da aparência, a qualidade mais famosa dos móveis antigos é o valor. De um modo geral, móveis antigos são valiosos por sua idade e pelo período em que foram fabricados.

Colecionadores e comerciantes valorizam móveis antigos de acordo com o período em que foram feitos, e não de acordo com sua beleza intrínseca. Móveis dos séculos 18 e 19 são geralmente mais valiosos do que os do século anterior.

O trabalho de cada dia em uma peça de mobiliário revelará sua história. Uma bancada de trabalho pertenceu a um carpinteiro e uma escrivaninha a uma dama, e isso tem muito valor para muitos.


Confira: Bandeira do Brasil para usar de tapete de crochê nessa época de Copa do Mundo

Caso queira aprender tudo de crochê desde o inicio, recomendamos para todas nossas leitoras o Curso de Crochê Especial, as aulas são muito boas, bem didáticas e serve tanto para iniciantes como avançadas no crochê.

Cada um tem uma história para contar sobre os proprietários anteriores e como eles usaram seus móveis. A maioria dos móveis antigos possui elementos decorativos, como entalhes ou incrustações. Isso revelará como era o artesanato naquela época.

Móveis Antigos

Os acabamentos originais também revelam informações históricas sobre alimentos e roupas disponíveis naquela época.

Por exemplo, uma peça de mogno com acabamento brilhante sugere que o açúcar estava disponível durante esse período, enquanto um acabamento fosco sugere que o chá era popular.

Móveis Antigos restaurar

Cada móvel antigo tem sua história

Para entender o valor de uma peça antiga, é útil saber como limpá-la e restaurar sua beleza original. Os móveis ficarão muito melhores depois de uma boa limpeza – o polimento com cera ou óleo trará seu brilho original.

Algumas peças têm ferragens ornamentais de latão ou ferro que podem manchar com o tempo. Um brilho pode ser alcançado lixando esses pontos para remover a mancha e realçar o brilho do metal. Para proteger as peças de mais danos, o revestimento de cera também pode ser aplicado para proteção extra.

Móveis Antigos repaginar

Diferentes técnicas são comumente usadas para decorar móveis antigos – a pintura é popular entre os entusiastas de bricolage.

Tudo o que você precisa é de tinta para tecido, pincel, papel manteiga e uma superfície protetora, como madeira ou papelão.

Móveis Antigos decoração

Para obter melhores resultados, configure sua área de pintura ao ar livre para não liberar poeira em suas fontes de alimento.

Encerar também funciona bem em algumas peças; este método usa cera derretida aplicada com um pano para produzir um efeito 3D. Esta técnica requer aplicação cuidadosa e remoção de cera antes que qualquer dano seja feito.

Móveis Antigos reutilizar artesanato

Gere renda com móveis antigos repaginados

A maioria das pessoas associa móveis antigos a museus de arte, mas na verdade é muito mais popular do que obras de arte entre os colecionadores.

Muitas pessoas querem itens exclusivos e atraentes para suas casas, em vez de peças de museu. Isso significa que sempre há demanda por móveis antigos entre os proprietários de casas – não em galerias de arte ou museus.

A maneira de ganhar dinheiro como negociante de antiguidades é vender seu estoque; é assim que novas mercadorias são geradas para as empresas.

Móveis Antigos dicas para decoração

Para gerar renda doméstica por meio de antiguidades, os vendedores devem encontrar compradores e fabricar a demanda entre os próprios colecionadores.

Confira algumas dicas práticas e fáceis para fazer na sua casa sem precisar ter experiência com reforma de móveis.

Leia também: Como fazer verniz para madeira utilizando café. 

Ideias para renovar e reformar móveis antigos

Aprenda como dar aquela aparência nova para uma peça que estava encostada e já não aparentava passar tanta beleza.

Créditos do vídeo: Inara Souza

Imagens da Internet


Recomendamos: Material especial para quem quer aprender mais sobre crochê, clique Aqui!