Pintura em Tecido: Dicas Úteis Que Você Deve Saber

Separamos as melhores dicas para você que esta começando na pintura em tecido.

Uma das técnicas mais utilizadas em panos de prato a pintura em tecido é artesanato é uma arte incrível e totalmente dinâmica. Exige muito trabalho mas com o tempo você se adapta e descobre o seu estilo.











O diferencial da pintura em tecido é que todos os trabalhos são únicos pois em cada passada de pincel você transforma uma imagem, a cada cor você constrói uma arte ou uma imagem, é incrível, até mesmo para projetos iguais, nunca a imagem ficará igual, deixando cada peça mais do que especial.

Para você que esta começando na pintura em tecido, ou até mesmo se já é avançado, vai algumas dicas.

Você irá precisar dos seguintes materiais:

O Tecido

Geralmente tecido de algodão podendo ser também poliéster + algodão. O ideal é molhar antes da pintura para remover gomas, depois de seco é só usar o ferro quente.

Uma base sólida para segurar o tecido

Uma placa de madeira maior que o seu tecido. Utilize um pincel para passar cola e prender o tecido a essa base. Uma dica para colar o tecido é começar pela parte central e cuidando para não esticar. Se perceber que cola já não seta mais fixando o tecido, você pode passar uma outra demão e não precisa tirar a camada anterior. Se precisar guardar o sua placa pra continuar o sue trabalho depois, utilize um plastico de espessura grossa para conservar.

Você pode utilizar também para fixar seu tecido uma placa de isopor. Nesse caso, prende o tecido com taxinhas ou alfinete. Atente-de para deixar o tecido bem esticado.

Qual o melhor tecido para pintar

Qualquer tipo de tecido pode ser utilizado para pintar. Mas a melhor escolha que indicamos para a pintura são os tecido 100% algodão.

Para passar o desenho no tecido

Se você tiver experiência em desenho, aproveite e passe o seu desenho a mão livre, colocando o seu capricho e detalhes únicos. Utiliza o lápis risca roupa, o giz utilizado pelos alfaiates.

Caso não consiga passar o seu desenho a mão, basta imprimi-lo em folha sulfite e utilizar o papel carbono claro par costura. Prenda com um durex ou fita adesiva e utilize um lápis para fazer o contorno e passar para o tecido. Utilize o lápis com cuidado, você não precisa exagerar na força quando for riscar os traços.

Preparando o fundo da pintura

 

Mistura tinta branca com o clareador e faça um camada para o fundo. A regra é 1 medida de tinta branca para 2 de clareador. Você dará uma leveza a sua arte usando essa técnica. Você pode usar também o clareador para outras cores de sua paleta de cores.

A tinta que você irá utilizar é a famosa tinta acrílica ou tinta para tecido. Você encontra para vender em lojas especializadas de pintura e artesanato. Atente-se para a data da tinta e chacoalhe quando for comprar para ver se esta líquida.

Equipamento

Sempre tenha 2 copos de água para limpar os seus pincéis nas trocas de tinta.

Retalhos de pano ou tecido para você dar uma limpada no pincel quando precisar.

O seu melhor amigo quando for pintar é o seu pincel. Então na hora de adquiri-los escolha os de melhores qualidade. Isso interfere muito no seu trabalho final e na vida útil de seus pincéis.

O pincel é a ferramenta mais importante de seu trabalho, por isso prime pela qualidade na hora de adquiri-los. Existem vários tipos de pincéis, aos poucos você pode ir adquirindo-os.

Sempre comece a sua pintura pelo plano de fundo, sempre será a primeira cor a ser colocada no seu tecido.

Terminada a sua obra, retira o tecido da sua madeira ficadora e coloque para secar por 2-3 dias. Após isso você poderá lavar.

Esse tipo de artesanato exige muito treinamento, paciência e dedicação. Existem cursos muito bons na internet que podem te ajudar muito a começar e a deslanchar na pintura em tecido. Nós indicamos um curso muito bom, se quiser saber mais é só clicar na imagem abaixo!

pintura-em-tecido_450x300.jpg

Agora que passamos todas as dicas é hora de colocar a mão na massa né!? Listamos alguns lindos modelos de pintura em tecido para inspirar você. No final do artigo temos vários passo a passo para te ajudar. Aproveite!

Modelos de pintura em tecido

pintura em tecido flores




NOVIDADE: Aprenda de forma
FÁCIL a fazer Modelagem, Corte e Costura!
Clique AQUI

pintura em tecido passaros



OPORTUNIDADE Especial para Aprender ou
Melhorar seu Corte e Costura de uma forma Simples!
Clique AQUI Agora!!

pintura em tecido frutas

Imagens da Internet

Como fazer pintura em tecido passo a passo

Créditos do Vídeo: Atelier Marta Beatriz

Pintura em tecido para panos de prato

Créditos do Vídeo: Atelier Marta Beatriz

Pintura em tecido para o Natal

Créditos do Vídeo: Atelier Marta Beatriz

Pintura em tecido para iniciantes

Aprende como fazer belíssimas folhas para seus trabalhos de pintura

Cores das tintas: 1- Branco 2- Verde folha Pincéis: Condor Nº 02 Condor Nº 08 Referência: 454

Créditos do Vídeo: Vanessa Pereira

Recomendamos: Quer participar de um Curso de Costura? Veja como Aqui!