Pintura em Tecido: Dicas Úteis Que Você Deve Saber

Separamos as melhores dicas para você que esta começando na pintura em tecido.

Uma das técnicas mais utilizadas em panos de prato a pintura em tecido é artesanato é uma arte incrível e totalmente dinâmica. Exige muito trabalho mas com o tempo você se adapta e descobre o seu estilo.

O diferencial da pintura em tecido é que todos os trabalhos são únicos pois em cada passada de pincel você transforma uma imagem, a cada cor você constrói uma arte ou uma imagem, é incrível, até mesmo para projetos iguais, nunca a imagem ficará igual, deixando cada peça mais do que especial.

Para você que esta começando na pintura em tecido, ou até mesmo se já é avançado, vai algumas dicas.

Você irá precisar dos seguintes materiais:


O Tecido

Geralmente tecido de algodão podendo ser também poliéster + algodão. O ideal é molhar antes da pintura para remover gomas, depois de seco é só usar o ferro quente.

Uma base sólida para segurar o tecido

Uma placa de madeira maior que o seu tecido. Utilize um pincel para passar cola e prender o tecido a essa base. Uma dica para colar o tecido é começar pela parte central e cuidando para não esticar. Se perceber que cola já não seta mais fixando o tecido, você pode passar uma outra demão e não precisa tirar a camada anterior. Se precisar guardar o sua placa pra continuar o sue trabalho depois, utilize um plastico de espessura grossa para conservar.

Você pode utilizar também para fixar seu tecido uma placa de isopor. Nesse caso, prende o tecido com taxinhas ou alfinete. Atente-de para deixar o tecido bem esticado.

Qual o melhor tecido para pintar

Qualquer tipo de tecido pode ser utilizado para pintar. Mas a melhor escolha que indicamos para a pintura são os tecido 100% algodão.

Para passar o desenho no tecido

Se você tiver experiência em desenho, aproveite e passe o seu desenho a mão livre, colocando o seu capricho e detalhes únicos. Utiliza o lápis risca roupa, o giz utilizado pelos alfaiates.

Caso não consiga passar o seu desenho a mão, basta imprimi-lo em folha sulfite e utilizar o papel carbono claro par costura. Prenda com um durex ou fita adesiva e utilize um lápis para fazer o contorno e passar para o tecido. Utilize o lápis com cuidado, você não precisa exagerar na força quando for riscar os traços.

Preparando o fundo da pintura

 

Mistura tinta branca com o clareador e faça um camada para o fundo. A regra é 1 medida de tinta branca para 2 de clareador. Você dará uma leveza a sua arte usando essa técnica. Você pode usar também o clareador para outras cores de sua paleta de cores.

A tinta que você irá utilizar é a famosa tinta acrílica ou tinta para tecido. Você encontra para vender em lojas especializadas de pintura e artesanato. Atente-se para a data da tinta e chacoalhe quando for comprar para ver se esta líquida.

Equipamento

Sempre tenha 2 copos de água para limpar os seus pincéis nas trocas de tinta.

Retalhos de pano ou tecido para você dar uma limpada no pincel quando precisar.

O seu melhor amigo quando for pintar é o seu pincel. Então na hora de adquiri-los escolha os de melhores qualidade. Isso interfere muito no seu trabalho final e na vida útil de seus pincéis.

O pincel é a ferramenta mais importante de seu trabalho, por isso prime pela qualidade na hora de adquiri-los. Existem vários tipos de pincéis, aos poucos você pode ir adquirindo-os.

Sempre comece a sua pintura pelo plano de fundo, sempre será a primeira cor a ser colocada no seu tecido.

Terminada a sua obra, retira o tecido da sua madeira ficadora e coloque para secar por 2-3 dias. Após isso você poderá lavar.

Esse tipo de artesanato exige muito treinamento, paciência e dedicação. Existem cursos muito bons na internet que podem te ajudar muito a começar e a deslanchar na pintura em tecido. Nós indicamos um curso muito bom, se quiser saber mais é só clicar na imagem abaixo!

pintura-em-tecido_450x300.jpg

Agora que passamos todas as dicas é hora de colocar a mão na massa né!? Listamos alguns lindos modelos de pintura em tecido para inspirar você. No final do artigo temos vários passo a passo para te ajudar. Aproveite!

Modelos de pintura em tecido

pintura em tecido flores


pintura em tecido passaros




pintura em tecido frutas

Imagens da Internet

Como fazer pintura em tecido passo a passo

Créditos do Vídeo: Atelier Marta Beatriz

Pintura em tecido para panos de prato

Créditos do Vídeo: Atelier Marta Beatriz

Pintura em tecido para o Natal

Créditos do Vídeo: Atelier Marta Beatriz

Pintura em tecido para iniciantes

Aprende como fazer belíssimas folhas para seus trabalhos de pintura

Cores das tintas: 1- Branco 2- Verde folha Pincéis: Condor Nº 02 Condor Nº 08 Referência: 454

Créditos do Vídeo: Vanessa Pereira


Recomendamos: Quer participar de um Curso de Costura? Veja como Aqui!