Incríveis exemplos de tapetes de crochê para sala de estar

Dicas criativas de como usar tapetes de crochê na na decoração de sala de estar



OPORTUNIDADE Especial para Aprender ou
Melhorar seu Corte e Costura de uma forma Simples!
Clique AQUI Agora!!

Quase todos conhecem o verdadeiro valor de um bom trabalho artesanal, e apreciam tais obras. Peças feitas a mão fazem parte de várias propostas de decoração de interiores, incluindo para sala de estar.

Muitas delas, por sinal, há várias décadas. Os tapetes em crochê, por exemplo, já foram vistos em diversas residências no passado. Eles saíram por um tempo de moda. Contudo, hoje em dia, voltaram à moda, tornando-se tendência.

tapetes de crochê
Revista Viva Decora

Mas, afinal, que é crochê?

O homem sempre buscou formas de expressar suas emoções e exercitar seu cérebro. E uma das formas de fazer isso é através da arte.

Pode-se pintar um quadro, elaborar uma partitura de música, projetar um edifício ou simplesmente criar um bordado em um pedaço de tecido. O crochê, por exemplo, entra na categoria dos trabalhos artísticos que podem ser utilizados na decoração de uma casa.

tapetes de crochê
Revista Viva Decora

A origem do crochê

O crochê – ou ‘crochet’, em francês – trata-se de uma espécie de artesanato desenvolvido com a ajuda de uma agulha dotada de gancho. Essa técnica surgiu na Arábia, ainda no período da Pré-história – embora, na verdade, tenha se popularizado na Europa, durante a Idade Média.

Leia também: Aprenda a fazer lindos pontos de crochê passo a passo.

Ela, por si só, já é uma evolução do bordado primitivo desenvolvido na China Antiga; e resulta numa malha rendada repleta de padrões. É algo muito bonito de se ver!

tapetes de crochê
Revista Viva Decora

O crochê e os lares brasileiros

Sabe-se que o crochê “percorreu um caminho longo” até chegar aos lares brasileiros. Primeiro passou pelas rotas comerciais do Mediterrâneo. Foi aí, então, que portugueses e espanhóis conheceram este modelo de arte.

Chegando ao Novo Mundo, oficiais destas duas nações compararam o que conheciam com o artesanato desenvolvido por tribos da América do Sul. Assim, o crochê passou a ser uma ferramenta de ligação cultural.








tapetes de crochê
Revista Viva Decora

Hoje, não há um brasileiro por si só que não tenha visto em sua vida uma peça feita em crochê. Por ser uma arte muito versátil, acabou adaptada também a decoração de interiores.

Mesmo no design contemporâneo, ganhou utilidade tanto em propostas para inverno quanto para verão. Isso se justifica, porque peças assim combinam fácil com diversos estilos de ambientes.

tapetes de crochê
Revista Viva Decora

Durante muito tempo, as famílias brasileiras foram influenciadas por costumes estrangeiros. As mulheres eram criadas para ficar em casa, e serem boas esposas e mães.

Valorizava-se muito uma moça que fosse prendada, que soubesse desenvolver certas tarefas, dentre elas a costura, o tricô e o crochê. Talvez por isso a imagem do crochê seja ainda nos dias de hoje relacionada às pessoas mais velhas.

tapetes de crochê
Revista Viva Decora

Acontece que decoração em crochê não tem nada de ultrapassado. A prova disso são os inúmeros exemplos fotográficos que podem ser encontrados após uma  rápida pesquisa na internet.

É quase possível afirmar que este artesanato, atualmente, faz parte não só de lares estrangeiros como também de lares brasileiros. O crochê está presente em propostas simples à projetos bem elaborados por especialistas.




NOVIDADE: Aprenda de forma
FÁCIL a fazer Modelagem, Corte e Costura!
Clique AQUI
tapetes de crochê
Revista Viva Decora

Quais os elementos em crochê mais comuns encontrados em decorações de interiores?

De fato, o crochê é uma técnica de artesanato incrível mesmo! Uma coisa que logo chama a atenção de qualquer bom observador, mesmo não experiente, é a variedade de resultados deste trabalho.

Um mesmo desenho pode ser trançado em vários materiais diferentes. Repetindo o processo, o padrão ainda tem chance de ser alterado. Tudo vai depender da espessura ou cor dos fios, além do tamanho da agulha utilizada pelo artesão.

tapetes de crochê
Revista Viva Decora

Com crochê, pode-se fazer várias peças de decoração para casa. São exemplos colchas, capas de almofadas, mantas, cortinas, tapetes e muito mais.

Aliás, este último item tem sido utilizado em muitas propostas modernas. Tapete de crochê bem resistente fica ótimo em qualquer sala de estar. Observe os exemplos apresentados ao longo deste texto!

Opções de tapetes para sala de estar

Tapetes de crochê são, portanto, uma boa opção para sala de estar. Contudo, deve-se observar certas questões.

tapetes de crochê
Revista Viva Decora

O formato e o tamanho da peça escolhida precisa ser proporcional ao próprio ambiente, fazendo uma boa relação com seu layout.

Já suas cores com a paleta escolhida para a composição do cenário. Acertando nas escolhas, esse elemento poderá ser até o centro de interesse principal do cômodo.

tapetes de crochê
Revista Viva Decora

Explore as possibilidades de tramas de tapete de crochê para valorizar a decoração da sala de sua casa e descubra qual ficaria melhor.

Estas dicas de decoração com tapetes de crochê foram criadas pela equipe Viva Decora.

Recomendamos: Quer participar de um Curso de Costura? Veja como Aqui!