Você sabe o que é Upcycle Garrafas velhas? Aprenda a Decorar sua Casa

Descubra o que é upcycle e reciclagem, e como utilizar garrafas na decoração da casa

Pensar em uma decoração para casa é algo muito divertido e prazeroso. É uma tarefa que envolve imaginação e certo jogo de cintura.

Afinal, trata-se de uma oportunidade de aprender a realizar um grande feito, mas também de poupar o máximo de dinheiro possível.


Claro que quem é criativo tira a tarefa “de letra”, provando que coisas que iriam para o lixo ou que seriam facilmente descartadas podem, sim, se tornar decoração.

Lorrayne Zucolottojardim-vertical

Os movimentos upcycle e de reciclagem na decoração de interiores

Diante dos desafios impostos pelas frequentes crises financeiras, as pessoas têm aprendido mais com os erros e se tornado mais conscientes.

Elas perceberam que ser sustentável começa já por tentar consumir menos e em reavaliar, antes, tudo aquilo que já se possui para saber o que pode ser transformado em itens novos –  ‘redesign’. Os movimentos de upcycle e de reciclagem na decoração de interiores foram uma consequência disso.

Tania Eustaquio

Dar um novo destino – de mais valor – para materiais de resíduos, produtos inúteis ou subprodutos é o que os pesquisadores chamam de “reutilização criativa” – ou upcycle.

Isso provavelmente, do presente em diante, deve fazer cada vez mais parte do dia-a-dia dos humanos. Tentar prejudicar menos a natureza e preservar os recursos limitados da Terra vai, certamente, decidir a sobrevivência das espécies.

Uma alternativa menos sustentável, mas também bastante positiva, é a reciclagem. Nesse processo, os materiais descartados são misturados com outros produtos.

No caso, eles voltam a se tornar matéria-prima – só que de menor qualidade – e são destinados à fabricação de itens novos – quase como um dowcycle. Isso ainda ajudaria a reduzir a quantidade de resíduos na natureza e de lixo nos aterros sanitários.

Triplex Arquitetura e Casa Aberta







E o que é bom para o planeta também é bom para o bolso. Peças reutilizadas, recicladas ou repaginadas representam uma economia significativa na hora de decorar uma casa.

Muita coisa que as pessoas nem imaginam podem ser utilizadas como móveis e ornamentos. Estão nessa lista cápsulas de café, teclas de computador, telas antigas de TV, revistas velhas e garrafas de bebidas. Veja a seguir!

Janete Rangel e Samia Sarayedine Testa

Como reutilizar garrafas velhas como ornamento para a casa

Como dito antes, garrafas de bebidas podem servir de ornamento para a casa.

Depois que elas forem devidamente higienizadas – retirando o resto dos líquidos antes contidos em seu interior assim como rótulo – podem ser usadas na decoração.

Triplex Arquitetura e Luciano Medrade Moraes

Uma ideia é fazer, com isso, pequenos vasinhos para flores, porta aromatizantes, cúpulas de luminárias, bases para abajures e mais. Tudo vai depender da criatividade da pessoa!

Nas imagens apresentadas no decorrer deste texto, podem-se ver vários bons exemplos de decorações com garrafas.

Ana Yoshida e Condecorar Arquitetura e Interiores




NOVIDADE: Aprenda de forma
FÁCIL a fazer Modelagem, Corte e Costura!
Clique AQUI

Em alguns casos elas foram utilizadas para compor centro de mesa de sala de jantar.

Outras serviram apenas para adornar mesas laterais, barzinhos, bancadas de estudo, prateleiras de cozinha, e outras áreas mais.

Selma de Sa Moreira e Olegário de Sá & Gilberto Cioni

O interessante é que, diferente do que algumas pessoas possam pensar, as garrafas velhas dão um ar refinado aos interiores.

Em alguns casos as peças foram até personalizadas para ficarem mais atrativas. Vê-se nas fotos garrafas que receberam aplicação de adesivo, que foram pintadas e cortadas.

E em nenhum dos casos elas parecem terem saído do lixo, mas fabricadas justamente para este fim, o de decorar.

Thilima 3d e Buji Decoração Reuso

Outras formas de utilizar garrafas na decoração de interiores

Alguns arquitetos e designers utilizam garrafas velhas de uma forma ainda mais ousada em seus projetos. Tem os que propõem usá-las para erguer paredes divisórias.

Os que as utilizam para moldar peles de proteção para aberturas de janelas. Os que as transformam em revestimento de piso.

E ainda aqueles que as trituram e colocam na massa do concreto, visando fazer, com a massa, moldagem de bancadas de pia.

Patricia Martinez e Gabriela Herde



Viu como é fácil utilizar garrafas velhas e muitos outros materiais que iriam para o lixo na decoração de interiores?

O que você achou dos movimentos upcycle e de reciclagem? Acha que é possível empregar este mesmo raciocínio sustentável na hora de ornamentar uma casa?

Estas dicas de decoração com garrafas foram criadas pela equipe Viva Decora.

Recomendamos: Quer participar de um Curso de Costura? Veja como Aqui!