08 Super ideias criativas com o artesanato de fuxico e curiosidades sobre a arte

Fuxico é uma das mais tradicionais arte do Brasil, com mais de 150 anos de história. Muitas histórias são contadas em torno dessa arte artesanal

artesanato de fuxico

Uma delas foi que teria surgido no Nordeste do Brasil durante o período colonial, quando os escravos precisavam reaproveitar sobras do tecido das senhoras, pois na época o tecido era um luxo.

Não havia fábricas de tecidos no Brasil. Esses tecidos geralmente são finos e eram enviados da Europa e carregados em navios. A corte doava roupas velhas aos escravos.

Os escravos usavam pequenos pedaços de bambu como agulhas para afiar facas ou espinhos de mandakalu para cortar tecidos em feixes.

Como fios, utilizam fibras naturais extraídas de plantas florestais. Esses escravos se reuniam nas senzalas à noite para fazer pães, elogiando ou zombando das senhoras enquanto falavam sobre suas roupas (daí o nome “fofoca”, mais tarde chamado de “Fuxico”).

Em seguida, eles o esconderam em uma pequena garrafa até coletarem o suficiente para vendê-lo secretamente, pois o artesanato entre os escravos era proibido. O objetivo é arrecadar fundos para comprar uma procuração. Esses pacotes são então transformados em cobertores.


Com o tempo, o Fuxico tornou-se uma atividade restrita ao interior do Nordeste e a mulheres de baixa renda, e sua finalidade ainda é reaproveitar resíduos. Na década de 1980, o fuxico começou a ser visto como uma obra de arte, ocupando salas e quartos de classe alta na forma de cobertores, colchas, travesseiros e muito mais.

Caso queira aprender tudo de crochê desde o inicio, recomendamos para todas nossas leitoras o Curso de Crochê Especial, as aulas são muito boas, bem didáticas e serve tanto para iniciantes como avançadas no crochê.

Leia também: Charmosa galinha da angola no crochê – decore sua cozinha com estilo e alegria

Os fuxicos tradicionais são feitos à mão e puramente feitos à mão. Cada um tem sua própria personalidade, pois é feito individualmente. Qual o valor, muito menos essa arte.

Além disso, o Fuxico tem propriedades terapêuticas, uma arma contra o estresse, ajuda a produzir serotonina (uma monoamina, uma molécula neurotransmissora envolvida na comunicação entre os neurônios), trazendo assim Venha para a felicidade e aumente a autoestima…

Então, sabendo de tudo isso, Bora Fuxicar 🙂

Ideias de artesanato com fuxico passo a passo

Caminho de mesa, tapetinhos decorativos, vasinhos de flores, porta bijuterias, itens decorativos e muito mais, solte a imaginação e faça trabalhos incríveis no fuxico.

No vídeo abaixo tem o passo a passo desses modelos de trabalhos de fuxico e mais alguns para inspirar as criações de quem adora fazer trabalhos com fuxico.

Créditos do vídeo: Aventuras com Artesanatos


Recomendamos: Material especial para quem quer aprender mais sobre crochê, clique Aqui!