Como fazer Bordado Hardanger principiantes no Ponto Cruz

Vamos melhorar nosso ponto no bordado Hardanger e deixar nossos trabalhos ainda mais bonitos e detalhados com mais perfeição e profissionalismo

O Bordado Hardanger é uma estilo de bordado muito bonito que deve ser sempre executado em tecidos de fios iguais. O ponto mais usado e básico desse tipo de trabalho é o ponto Cheio é que é feito em grupos ( bloquinhos) que são compostos de um número ímpar de pontos.

A característica do bordado Hardanger é que ele é feito com vazados pequenos, e todos quadrados e geométricos, que vão dando sequência ao entrelaçado do tecido.


O Hardanger também tem como um linda característica de ter uma variedade grande de estrelas e é feito com quatro fios do tecido.

Outros pontos bastante utilizados na fabricação do Hardanger são pontos de cabo, ponto de cetim, ilhós, barras tecidas e enchimento com fios cruzados.

Origem bordado Hardanger

Não se é conhecida a data exata so surgimento do bordado Hardanger, mas suspeita-se que tenha tido início na Pérsia antiga e Ásia no período do Renascimento se espalhou pelas regiões essa maneira de bordado e por toda a Itália, evoluindo ao bordado Reticella e chegando até as rendas venezianas.

Em qual Tecido fazer bordado Hardanger?

Os melhores tecidos para se bordar o Hardanger são: linho, algodão ou mistas fibras e até mesmo em sintéticas. Atente-se que obrigatoriamente o tecido deve ter trama evidente e regular, como, por exemplo, no cânhamo, fino ou grosso.

Os tecidos a disposição no mercado brasileiro são mínimos, mas não é difícil de se encontrar.

Leia também: Lindos modelos de trabalhos usando o bordado mexicano em diversas peças diferentes.

Como fazer Ponto Reto Hardanger

Créditos do vídeo: Bazar Horizonte
Créditos do vídeo: Giovanna Luciano

Recomendamos: Quer participar de um Curso de Costura? Veja como Aqui!