Dicas para trabalhar com o feltro e como passar molde para costuras e projetos

Se você gosta de trabalhar com o feltro saiba que tem muitas dicas importantes e que podem te ajudar bastante a melhorar seus trabalhos com esse material

Dicas para trabalhar com o feltro

O feltro é um material feito de lã ou fibras de um animal. É macio, quente e flexível ao toque. O feltro é comumente usado em projetos de artesanato, como fazer chapéus, punhos, capas de almofadas e brinquedos.

Projetos de feltro também são usados ​​em projetos de interiores para um apelo estético natural e acolhedor. O feltro é feito combinando feltragem com tecelagem – ambos os processos são usados ​​para fazer objetos de feltro.

Curiosidades sobre o tecido de feltro

O feltro é um material de artesanato popular usado para fazer chapéus, brinquedos, itens decorativos e vários outros projetos artesanais. É fácil de trabalhar e pode ser usado para uma ampla variedade de projetos.

Para criar feltro, um pedaço de lã ou fibra é colocado em uma máquina e batido para criar um material de feltro macio. A espessura e a textura do feltro podem ser controladas alterando o tipo de processo de batimento utilizado.

O feltro também está disponível em várias cores e pode ser tingido para criar diferentes tons. Os corantes certos podem até produzir tons naturais realistas. O feltro é fácil de limpar e tem um grau de durabilidade relativamente alto.


Também está prontamente disponível em vários tamanhos e pesos. Existem até tapetes de feltro feitos especificamente para trabalhar com retalhos de feltro, evitando a criação de partículas de poeira.

Caso queira aprender tudo de crochê desde o inicio, recomendamos para todas nossas leitoras o Curso de Crochê Especial, as aulas são muito boas, bem didáticas e serve tanto para iniciantes como avançadas no crochê.

Tanto os objetos feltrados quanto os moldados podem ser criados usando feltro; no entanto, são necessários processos diferentes para cada tipo de projeto.

Veja também: Diferente barrado de crochê símbolo caracolado que fica lindo para aplicar

Como se faz o feltro

A feltragem usa a tensão aplicada por meio de batida para compactar as fibras juntas – isso cria uma estrutura firme dentro do produto acabado. Moldes são então formados ao redor dos objetos para adicionar detalhes; materiais adicionais são então aplicados ao molde antes de ser removido e aquecido para resfriá-lo.

Isso faz com que ele endureça e dê ao objeto sua forma final. Após esse processo, seu objeto estará pronto para acabamento e decoração!

Solte a imaginação na criação de artesanato com o feltro

Não faltam coisas criativas que você pode fazer com feltro! Os feltros são comumente usados ​​em projetos de design de interiores, como almofadas, mantas e placas de parede.

Eles também são comumente usados ​​em áreas de recreação infantil ou escolas como isolamento ou proteção contra perigos, como playgrounds ou pisos de academias.

O feltro pode ser colorido com giz de cera, massinha ou tinta – o que você quiser adicionar para ajudá-lo a criar seu projeto! Você pode até mudar a cor da sua cor base depois de ter feltrado para que você tenha ainda mais opções para criar o design desejado!

Você vai curtir: Artesanato de feltro e algodão com ideias lindas para inspirar

O feltro é um material versátil que permite que você crie vários projetos de artesanato! Ambos os objetos feltrados e feltrados podem ser criados usando feltro, mas exigem processos diferentes para serem realizados. Experimente diferentes corantes para criar looks únicos para suas criações!

Dicas extras para trabalhar com feltro

Sempre antes de iniciar um trabalho, lave as mãos, pois qualquer sujeirinha poderá estragar sua peça e desperdiçar seus materiais. Durante o processo vale a pena fazer uma nova higienização para que o suor natural do corpo não comprometa e manche o feltro.

Na hora de colocar miçangas ou botões na sua peça, prefira costurá-los ao invés de colar. O resultado fica muito mais delicado.

Quando for passar o desenho do molde para o feltro, tente encaixá-los para aproveitar o máximo do “tecido”. E se sobrar retalhos, guarde-os para que utilize em detalhes de outras peças.

A beleza da arte com feltros está na oportunidade de usar e abusar da criatividade. Por isso, incremente suas peças com pérolas, sianinhas, fitas de cetim, botões e diferentes aviamentos.

Separamos um vídeo bem bacana do canal da Chrys Altran para quem gosta de trabalhar com o feltro e quer melhorar sua produtividade, confere aí 🙂

Créditos do vídeo: Chrys Altran

Recomendamos: Material especial para quem quer aprender mais sobre crochê, clique Aqui!