Elegantíssimo bordado vagonite tradicional para quem não tem exp. também poder aplicar

Vamos aprender a fazer lindo bordado no estilo vagonite tradicional com um passo a passo muito legal de aprender e para quem não tem experiência nessa arte

bordado vagonite tradicional como fazer

O estilo do bordado vagonite é muito utilizado em barrados para toalhas grandes de mesa, toalhas de banho e rosto e em trabalhos decorativos como quadros e enfeites.

Curiosidades sobre o bordado vagonite

Vagonite é um bordado que se originou na Suíça e se espalhou pela Europa Central. Trajes e bordados típicos foram trazidos para o Brasil na bagagem de imigrantes que se estabeleceram no Sul após a Primeira Guerra Mundial.

É um derivado muito antigo do Ponto de Cruz da região do Tirol. A diferença é que o vagonite é feito do tecido de mesmo nome (ou seja, o VAGONITE é feito de tecido vagonite), com costura na frente ou não, semelhante ao quilting bem feito.

Leia também: Como fazer ponto feijãozinho de crochê passo a passo, para mantas e tapetes

As duas formas de desenho são geralmente tiras verticais ou horizontais que seguem a largura dos suspensórios mostrados na parte externa da roupa.


A perfeição do desenho da construção geométrica vem de peças acolchoadas, elegantes e refinadas, como: toalhas de banho, lençóis, panos de prato, toalhas de mesa ou toalhas decorativas listradas e jogos de banheiro. Existem outras variantes de vagonite, tais como:

Caso queira aprender tudo de crochê desde o inicio, recomendamos para todas nossas leitoras o Curso de Crochê Especial, as aulas são muito boas, bem didáticas e serve tanto para iniciantes como avançadas no crochê.

Bordado Iugoslavo, Eslavo, Oitinho, Vagonite Riscado ou de contorno e vagonite em fita. São várias variações com lindíssimos detalhes e elegância.

Como fazer bordado vagonite tradicional passo a passo

Confira o passo a passo no vídeo logo abaixo e aprenda vários detalhes sobre a aplicação dos bordado vagonite tradicional.

Se caso for iniciante e estiver aprendendo, aplique em toalhas menores ou telinhas para treinamento e vá treinando até pegar a prática e aprender corretamente.

Créditos do vídeo: Linhas de amor

Recomendamos: Material especial para quem quer aprender mais sobre crochê, clique Aqui!