10 inspirações de decoração para a mesa de jantar

Ideias inspiradoras de como decorar a mesa de jantar



OPORTUNIDADE Especial para Aprender ou
Melhorar seu Corte e Costura de uma forma Simples!
Clique AQUI Agora!!

Ao abrir revistas de arquitetura e de design de interiores, é fácil ver artigos abordando o tema ‘decoração’. Alguns explicam como escolher os elementos certos para compor um determinado cenário, como uma sala.

Eles dizem qual os móveis mais indicados de acordo com um estilo escolhido para o ambiente. E quanto à personalização do espaço? Por exemplo, o que usar em uma mesa de jantar?

Sim, a mesa de jantar não é apenas um móvel utilitário. Na verdade, esta peça é quase sempre a maior protagonista da decoração de uma sala de jantar. Só que seu glamour pode ser mais bem destacado por meio de acompanhamentos.

O lustre sobre ela terá um papel importante nesta história. Depois, as cadeiras ao seu redor. Talvez o tapete no piso – servindo para demarcar a área. Mas, e sobre o tampo? O que colocar?

decoração para a mesa de jantar
Studio Scatena Arquitetura e Tetriz Arquitetura e Interiores

Avaliando a decoração da mesa de jantar

Obviamente, nem toda composição decorativa pede que a mesa de jantar tenha, permanentemente, algum elemento sobre ela.

A necessidade desse complemento deve ser justificado. Talvez, o projetista tenha sentido, ao olhar o conjunto, que era preciso “fazer uma quebra” de cor e textura no cenário. Dar um toque mais natural, claro ou escuro sobre o tampo do móvel, de modo a harmonizar o todo.

decoração para a mesa de jantar
Bárbara Dundes



NOVIDADE: Aprenda de forma
FÁCIL a fazer Modelagem, Corte e Costura!
Clique AQUI

Claro que o projetista pode fundamentar sua decisão – a de acrescentar um elemento à decoração da mesa de jantar – por outras razões. Por exemplo, de que é preciso reforçar a ideias de que este é, de fato, um ponto importante da sala, que merece ser o foco principal do observador.

Ou então, de que as peças de design escolhidas para o local precisam de um complemento para fazer com que o lar fique visualmente mais aconchegante.

decoração para a mesa de jantar
Tetriz Arquitetura e Interiores e Rodrigo Fonseca

Em sua casa, é você tomará a decisão sobre ter ou não um elemento decorativo sobre a mesa de jantar. Lembrando que tudo vai depender das suas preferências quanto ao design de interiores; também sobre os hábitos de sua família e ocasião.

Isso porque pode ser decidido deixar algo sobre o móvel para que todos se lembrem de realizar certa atividade; ou porque precisam alterar o cenário para receber visitas. Saiba mais a seguir!

decoração para a mesa de jantar
Vitral Arquitetura e Espaço do Traço Arquitetura

Por que colocar uma decoração sobre a mesa de jantar

A mesa de jantar é o “coração” da sala de jantar. É praticamente impossível passar por ela e não olhar. Sua imagem atrai o observador.

Portanto, esse é um local que pode ser bastante valorizado nas propostas de decoração. Agora, não se pode exagerar colocando muitos elementos sobre ela. Afinal, durante o dia-a-dia, provavelmente, a peça será muito utilizada. Então, a manipulação desses objetos precisa ser fácil.

Diga, qual a função principal da mesa de jantar? Sim, é servir de apoio para as refeições. A família e convidados se reunirão eventualmente ao redor dela para conversar enquanto saboreiam alimentos.

Para esses momentos, uma série de coisas poderá ser acrescentada à decoração da mesa – a ocasião requererá. Pense assim, é como pensar num cenário de festa. O que seria preciso para deixar o ambiente mais alegre e convidativo?

Leia também: Lindos modelos de trilho de mesa para decorar sua mesa de jantar.

decoração para a mesa de jantar
Vitral Arquitetura e Espaço do Traço Arquitetura

Agora, e no tempo comum, fora daquelas ocasiões de servir as refeições? O que poderia ser colocado sobre a mesa de jantar? Bem, nesse caso, a decoração pode ser mais simples.

Dependendo do caso, composta só por um único elemento colocado no centro do móvel. Mas, tenha cuidado para que tal peça não venha a comprometer o cenário – sobretudo competindo esteticamente com o lustre logo acima.








O que colocar de decoração sobre a mesa de jantar

Bem, a hora de cada refeição com a família é um momento bonito que merece, de fato, toda uma produção especial. Apesar de que não interessa se a pessoa vai estar sozinha ou acompanhada.

O local precisa ser bem organizado e decorado sempre para que todos se sintam confortáveis e dispostos a se alimentar bem. Vale a pena investir na melhor toalha ou jogo de sousplat, mais jogo de copos, taças, xícaras, talheres e pratos.

Se a refeição for ser servida não só para a família, mas também para convidados, é interessante adicionar ao conjunto outras peças.

Entra nesta lista, por exemplo, jogo de anéis e guardanapos de panos; pequenos bibelôs; e também mini arranjos de flores e velas – desde que não emanam aromas fortes. Seja criativo para combinar as peças! Pense na paleta de cores! E cuide com os excessos! É preciso bom gosto até para servir refeições!

decoração para a mesa de jantar
Rico Mendonça

Depois do evento, é hora de pôr ordem na casa. Todos os itens citados antes devem ser retirados da mesa, lavados e guardados. Só que é possível que você não queira deixar o espaço vazio.

Daí é só colocar um centro de mesa sobre a mesa de jantar. Pode ser uma simples fruteira – por que não? Assim, na passada, sua família poderia olhar e se lembrar de pegar e comer uma fruta – um bônus para saúde!

decoração para a mesa de jantar
Iara Kilaris

Agora, a desvantagem de usar frutas, flores e folhagens como centro de mesa – embora isso possa ficar lindo – é a manutenção.

Estas coisas, quando logo ficarem velhas e deterioradas, deixarão sua casa com um visual péssimo, doente e descuidado. Pense na possibilidade de usar travessas vazias em um formato escultural – o que enfeitará o local sem trazer complicações.

decoração para a mesa de jantar
CSDA arquitetura + decoração / Buji Decoração Reuso

Uma boa dica sempre dada pelos decoradores é saber trabalhar com os contrastes.

Se a mesa de jantar da casa é em material fabricado, muito reta e polida, talvez fique bem colocar sobre ela um centro de mesa em material natural e textura rugosa.

decoração para a mesa de jantar
Juliana Pippi e Juliana Perissinotto

Outra hipótese é colocar um objeto redondo e em colorido vivo sobre um tampo quadrado e em cor neutra, opaca.

Que achou de todas essas propostas de decoração? Teste as opções até encontrar a combinação que mais te agrada e crie a decoração perfeita para sua mesa!

Estas dicas de decoração de mesa de jantar foram cridas pela equipe Viva Decora em parceria com a Artesanato Total.

Recomendamos: Quer participar de um Curso de Costura? Veja como Aqui!