Melhore seus trabalhos de artesanato com feltro aplicando práticas que talvez você não conhecia

Confira algumas boas dicas para trabalhar com o feltro e deixar seus trabalhos ainda mais bonitos e profissionais

artesanato com feltro

Lembre-se que para trabalhar com feltro você precisa primeiro de paciência e cuidado, e essas são apenas duas das muitas outras qualidades que você precisará.

Em primeiro lugar, não pense em renda, mas em como seu trabalho é feito. Trate cada peça como se estivesse cuidando de você, faça uma cirurgia no seu próprio coração!

Sempre que comprar feltro, corte e monte as amostras do jeito que quiser, anotando os números e nomes das cores que comprar.

Isso facilita muito, pois há uma diferença entre a cor que você vê no monitor e a cor real do feltro. Já aconteceu isso comigo e comprei achando que era de outra cor e quando chegou descobri que era a mesma cor que eu tinha em estoque.

Dicas para trabalhar com o material de feltro

A tesoura desempenhará um papel importante em seu trabalho. Existem diversos modelos, mas lembre-se que a tesoura que você usa para cortar o feltro não vai cortar outros materiais.


lembrancinhas de natal de feltro

De cima para baixo: cortei pedaços redondos, pequenos e curvos com uma tesoura curva. A segunda tesoura é para pequenos detalhes (retos), e a terceira e a quarta são para feltro e tecido respectivamente.

Caso queira aprender tudo de crochê desde o inicio, recomendamos para todas nossas leitoras o Curso de Crochê Especial, as aulas são muito boas, bem didáticas e serve tanto para iniciantes como avançadas no crochê.

Depois que a tesoura está quase cega, descobri que a maneira mais prática e eficaz de afiá-la é com uma lixa de unha.

Prefiro costurar com fio de bordar (fio torcido), que tem 6 fios. A quantidade de fio a ser usada fica a seu critério.

Veja também: Como fazer criativa árvore de Natal com penas sintéticas recicladas

Costure pequenas peças para experimentar e comparar, gosto especialmente de costurar com apenas um fio. Pelo menos você não precisa comprar esta linha online, pois ela pode ser encontrada em qualquer retrosaria.

Os pontos mais usados ​​para artesanato em feltro são: caseado e pesponto. Se você tem dúvidas sobre esses dois pontos ou ainda não sabe como eles são feitos.

urso de feltro

Para costurar feltro, você pode usar linha de costura normal (vintage), ponto reverso ou linha torcida. Use sempre um fio simples da mesma cor do feltro para um efeito bem delicado.

Para fazer os olhos do personagem (bonequinho, menino, animal), são usadas miçangas, pontos ocultos são aplicados.

As agulhas para artesanato em feltro são lisas, costuradas. Você pode escolher o tamanho e espessura que melhor lhe convier. Uma agulha de ponta fina é melhor para perfurar feltro.

porquinhos de feltro dicas

Quando for riscar o feltro, procure o lado “errado”. Este lado parece áspero ou não tão liso quanto o lado direito. Trace seu estêncil sobre ele de forma “espelhado” para aparecer do jeito certo à direita.

Para fazer um molde, use um papel mais duro. Uma boa dica é usar caixinhas de leite e suco para fazer forminhas pequenas, são resistentes e duráveis. Você também pode usar acetato ou papelão com bons resultados.

enfeites de natal em feltro

Para armazenar padrões grandes, use pastas sanfonadas ou pastas de arquivos. O plástico transparente funciona bem para organização e utilidade. Para moldes pequenos, um simples álbum de fotos pode suprir essa necessidade.

Após aplicar a cola quente, aperte bem o feltro até a cola secar completamente. Para colar pequenos detalhes de artesanato em feltro, pode-se usar silicone.

Para traçar o feltro, você pode usar qualquer caneta esferográfica. Para pintar em feltro escuro, uma caneta vermelha é melhor porque se destaca. Outras alternativas são as canetas de gel prateadas e douradas.


Recomendamos: Material especial para quem quer aprender mais sobre crochê, clique Aqui!