Sofá velho – aprenda como consertar tecido com desgastes e rasgos

Após anos de uso, o tecido do seu sofá velho mostrará sinais de desgaste. O tecido pode até ter algumas rachadura e você pode concertar isso

sofá velho como consertar

Pode ser intimidante pensar em gastar muito dinheiro em um sofá novo. No entanto, você pode salvá-lo por alguns anos aprendendo algumas dicas de reparo de tecidos.

Como concertar Sofá velho

Reparar o tecido do sofá requer o uso das ferramentas certas. Muitas vezes o tecido rasga nas costuras.

Essa correção é fácil de fazer com as ferramentas certas. Usando uma agulha de tapeçaria curva em vez de uma agulha de costura reta, você terminará em minutos.

Use linha mais grossa em vez de linha de costura de algodão normal para manter as costuras no lugar por mais tempo.

Os fios de algodão não aguentam a pressão que um sofá aguenta. Alicates são uma ferramenta útil. O alicate dá a você alavancagem ao empurrar a agulha através de camadas grossas de tecido.


Lembre-se do velho ditado quando se trata de reparos de sofá: “um ponto a tempo economiza nove pontos”. Repare quaisquer rachaduras ou rasgos nas costuras do seu sofá assim que você os notar.

Caso queira aprender tudo de crochê desde o inicio, recomendamos para todas nossas leitoras o Curso de Crochê Especial, as aulas são muito boas, bem didáticas e serve tanto para iniciantes como avançadas no crochê.

Caso contrário, você terá que fazer mais de um reparo e talvez não consiga fazer todos os reparos necessários porque eles são muito grandes.

Confira também: Quarto de unicórnio ideias de decoração para inspirar e dicas

Passar remendos pode salvar um sofá com costuras que não vão costurar. Às vezes deixamos a chave no tecido, criando um pequeno furo.

Compre o patch que mais se assemelha ao seu sofá. Aplique o remendo de acabamento do tecido conforme as instruções. Esta pode não ser a melhor solução, mas se o rasgo estiver no tapete, vire-o para esconder a correção.

Use linhas que combinem com o sofá para que a correção não seja tão óbvia. Use um ponto de bordado longo para costurar o rasgo.

Mesmo que haja uma lacuna no rasgo, as linhas preencherão o espaço. Dependendo de suas habilidades de costura, esse reparo pode ser visível; no entanto, é um reparo muito menor do que um remendo passado.

Ao costurar para reparar o rasgo, certifique-se de passar quatro a cinco vezes em cada lado do rasgo. Aperte os pontos o mais firmemente possível sem criar novos rasgos no tecido.

Que tecido escolher para o sofá?

A parte mais divertida de reformar um sofá é escolher o tecido. Não há regras, mas há alguns pontos que você precisa considerar antes de ir às compras.

Primeiro, preste atenção à espessura e resistência do tecido. Algodão e lã são considerados os mais duráveis, principalmente quando misturados com fibras sintéticas como poliéster e nylon.

Os tecidos de microfibra para sofá também são uma boa opção porque, além de duráveis, são fáceis de limpar e menos propensos a sujeira.

A vantagem do couro natural é que ele é macio ao toque e mantém a temperatura, nem muito quente nem muito fria.

O couro ecológico (couro) é um revestimento sintético mais barato e mais propenso à deterioração devido ao contato com o ácido úrico presente no suor humano.

Depois de escolher o tipo de capa de sofá, considere a decoração da sala ou o ambiente em que ela deve estar.

Tons neutros e discretos são requisitos que não entram em conflito com outras decorações. Não há nada de errado com cinza e bege combinando com tudo.

Se o sofá for mais usado, principalmente quando há crianças em casa, o melhor é apostar em cores escuras. Preto e marrom estão sempre em alta.

Por outro lado, se o sofá é o destaque da decoração, opte por uma cor lisa bem marcante ou um tecido estampado com destaque.

Também vale a pena misturar estampas, forrando os bancos com um padrão e outro, mas cuidado com a moda. Se você se cansar do tecido, pode planejar outra reforma imediatamente.


Recomendamos: Material especial para quem quer aprender mais sobre crochê, clique Aqui!